Google Chrome remove 'antivírus nativo' de sua versão do Windows

 O Google anunciou o fim do "antivírus nativo” Cleanup Tool do Google Chrome para Windows. Parte do próprio navegador, a ferramenta detectava e excluia softwares indesejados e suspeitos (UwS) que poderiam afetar a experiência do usuário.



Segundo a big tech, o recurso deixou de ser necessário após a queda nas descobertas de UwS e nas reclamações dos usuários. Um exemplo disso é que a função foi usada por apenas 0,06% das pessoas no último mês.

Google remove o Cleanup Tool do seu software

Como exemplo do primeiro ponto, a Google revelou que no último mês, apenas 0,06% das execuções do Cleanup Tool encontraram software malicioso. Há também uma redução das queixas deste software pelos utilizadores, que se situaram nos 3% no último ano.

Não tendo sido criado como uma ferramenta de segurança ativa do Windows, o Cleanup Tool tem agora alternativas muito mais viáveis. A Microsoft apostou forte nesta área e atualmente o seu sistema operativo está mais seguro e, principalmente, mais protegido com o Windows Defender e outras propostas.

O fim do Cleanup Tool já está a tomar forma, com a chegada do Chrome 111. A Google decidiu remover esta ferramenta com a sua nova versão do browser, para assim abrir caminho a soluções mais robustas e ativas, com o Safe Browsing. Ainda assim, e com 80 milhões de limpezas feitas, o Cleanup Tool mostrou bem o seu valor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem