Empresa controladora do Facebook e do Instagram, a Meta está criando um aplicativo de conteúdo baseado em texto que oferecerá suporte ao ActivityPub – o protocolo de rede social descentralizado que alimenta o Mastodon e outros aplicativos ligados a conceitos de Web3 que competem com o Twitter.
A Meta não deu mais detalhes, mas essa pode ser a primeira rede social descentralizada lançada por uma gigante de tecnologia. A plataforma poderia funcionar de forma similar ao Mastodon , com diversos servidores nos quais os usuários criam suas próprias regras. O aplicativo, conhecido pelo codinome P92, deverá recorrer às credenciais do Instagram e ser descentralizado.
Isso significa que qualquer um poderá pegar seu código-fonte e instalá-lo em um servidor próprio, da mesma forma que é possível fazer com o Mastodon, Bluesky e outras redes descentralizadas. O plano atual para o produto mínimo viável (MVP, na sigla em inglês) é permitir que as pessoas transmitam postagens para usuários em outros servidores. No entanto, ainda não está claro se os usuários poderão seguir e visualizar o conteúdo de usuários hospedadas em outros servidores.
A versão inicial do aplicativo incluirá recursos como links em postagens com visualizações, biografia do usuário, nome de usuário, crachás de verificação, imagens e vídeos que podem ser compartilhados. Ele também terá funcionalidades como seguidores e curtidas, mas não se sabe se os recursos de publicação de comentários e envio de mensagens serão incluídos na primeira versão do produto.