Como instalar o WordPress no Google Cloud Platform

 O Google fornece muitas ferramentas e serviços para melhorar e ajudar pessoas em todo o mundo. O Google Cloud Platform é um dos produtos feitos para pessoas que adoram explorar algo além de apenas procurar resultados na Pesquisa Google. Há muitas maneiras de usar o Google Cloud Platform – e uma delas é instalar o WordPress no Google Cloud Platform. – A plataforma funcionará como servidor e você poderá instalar um aplicativo como o WordPress.

O Google Cloud Platform é um serviço de computação em nuvem que o Google usa para seus produtos. Custa US $ 300 para os primeiros 365 dias de teste. Nesse período, você pode construir seu site e executá-lo no servidor do Google. Após esse período, você precisa pagar uma taxa com base no software e nos recursos incluídos para executar seu site.

Agora, se você é um iniciante, que não tem muita informação ou conhecimento sobre o WordPress CMS , pode optar por este servidor em nuvem para hospedar seu site e começar a aprender ao longo do caminho. Este serviço é gratuito, mas você precisa de um cartão de crédito adequado para criar uma conta.

Instale o WordPress no Google Cloud Platform

Antes de começar, você deve saber que ter um domínio não é obrigatório. Você receberá um endereço IP que funcionaria como um site WordPress. No entanto, você sempre pode mapear um domínio para seu servidor e usar o domínio em vez do endereço IP.

Para começar, acesse cloud.google.com e crie uma conta para você. Você precisa inserir seu nome, endereço e os detalhes do cartão de crédito. De acordo com o site, o Google pedirá o pagamento após um ano em vez de debitar seu cartão imediatamente.

Em seguida, abra o Console . Você pode acessar console.cloud.google.com/start ou clicar no botão Console na página atual.

Agora, você precisa de um projeto. Então clique no botão Selecionar um projeto .

Você receberá um pop-up, onde você deve clicar no sinal de mais (+) . Depois disso, você precisa inserir um nome de projeto – e um ID de projeto será criado automaticamente. Depois disso, pode levar alguns momentos para configurar algumas coisas.

Depois de ver uma caixa de informações detalhadas na tela, clique na opção Cloud Launcher no lado esquerdo.

Na próxima tela, você encontrará alguns aplicativos que podem ser instalados na máquina virtual que você acabou de criar. Como o WordPress é um CMS de blog, você pode clicar na opção Blog e CMS ou pesquisar por WordPress usando a caixa de pesquisa. Agora, tente encontrar o WordPress (Google Click to Deploy) .

Após clicar nesta opção, você verá um botão LAUNCH ON COMPUTE ENGINE .

Clique nele e, alguns momentos depois, você deve encontrar algumas opções como estas-

Aqui, você pode ver o nome da implantação, localização ou zona do servidor, tipo de máquina, RAM, e-mail de administrador, tipo de disco (SSD ou padrão), tamanho do disco etc.

Além dessas opções, você também deve marcar a caixa de seleção Permitir tráfego HTTP e Permitir tráfego HTTPS .

Depois de clicar no botão Deploy , você precisa aguardar alguns minutos para que a instalação seja concluída. Após terminar, você verá o IP do seu site e todos os outros detalhes da seguinte forma:

Se você clicar no endereço IP, ele abrirá seu site WordPress recém-instalado.

Adicionar domínio ao Google Cloud Platform

Como mencionado anteriormente, ter um domínio é opcional. Se você tem um domínio e deseja adicioná-lo ao Google Cloud Platform junto com a instalação do WordPress, siga as etapas a seguir.

No Dashboard, clique em VPC Network e selecione os endereços IP externos .

Na coluna Tipo , você verá Ephemeral . Clique no menu suspenso e selecione Estático . Em seguida, você precisa reservar um nome para ele.

Tendo feito essa parte, você precisa habilitar a API do Google Cloud DNS . Para fazer isso, clique em APIs e serviços e selecione Biblioteca . Na próxima página, pesquise por Google Cloud DNS e clique no botão Ativar .

Agora, volte ao Dashboard e vá para Compute Engine > VM Instances . Nesta tela, você verá o IP externo . Copie-o para o seu Bloco de Notas, pois você precisará dele na próxima etapa. Para sua informação, este é o mesmo IP do endereço do seu site.

Em seguida, vá para Serviços de rede > Cloud DNS . Nesta página, clique no botão CRIAR ZONA . Aqui, você deve inserir esses detalhes:

  1. Nome da zona: o que você quiser.
  2. Nome DNS: seu nome de domínio sem WWW.
  3. Descrição: uma pequena descrição para identificar rapidamente a zona. Isso é opcional, no entanto.

Por fim, você precisa criar dois registros A para poder abrir seu domínio com e sem www. Para fazer isso, clique no botão ADD RECORD SET e insira os seguintes detalhes-

  • Nome DNS: deixe em branco
  • Tipo de registro de recurso: A
  • TTL: 5
  • Unidade TTL: minutos
  • Endereço IPv4: insira seu endereço IP externo que você copiou anteriormente.

Depois disso, clique novamente no botão ADD RECORD SET . Mas desta vez, digite www na caixa Nome DNS e use os mesmos detalhes que você usou para criar o registro A anterior.

Depois de adicionar todos os registros, deve ficar assim-

Agora, você precisa adicionar registros NS à sua conta de registrador de domínio. Para fazer isso, abra a conta do registrador de domínio e insira os registros NS de acordo. Não copie da imagem acima, pois seria diferente para você. Esses registros dependem do servidor escolhido.

Depois de adicionar os registros NS, pode levar algum tempo para propagar. Você pode conferir este site para descobrir se sua propagação de DNS foi feita ou não

Anotações importantes:

  • Poucas pessoas afirmaram que esta página do Cloud DNS não está funcionando no Firefox ou Safari. No entanto, se você tiver esse problema, tente usar o modo de navegação anônima do Google Chrome.
  • Se você escolher a versão Google Click to Deploy do WordPress, talvez não consiga usar uma conta FTP. Portanto, seria difícil baixar qualquer arquivo do diretório de instalação do WordPress. Você deve escolher “WordPress Certified by Bitnami” que vem com várias outras ferramentas de gerenciamento.

Espero que você possa seguir estas etapas e instalar o WordPress no Google Cloud Platform sem nenhum erro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem