Como configurar o Google Assistant no Windows 11/10 PC

Assim como a Microsoft Cortana e a Alexa da Amazon , você também pode usar o Google Assistant para PC. No entanto, não há uma maneira simples de começar a acessar o Google Assistant para PC; você sempre pode usá-lo de maneira um pouco indireta, mas aplicável para PC com Windows 11/10 e Chromebook. Nesta postagem, mostraremos como configurar o Google Assistant no Windows 11/10.


Antes de começar, você precisa primeiro ativar a Atividade de voz e áudio para sua Conta do Google.

Veja como:

  • No seu telefone ou tablet Android, abra o aplicativo Configurações do seu dispositivo Gerencie sua Conta do Google .
  • Na parte superior, toque em  Dados e personalização .
  • Em Controles de atividade , toque em Atividade na Web e de apps .
  • Marque ou desmarque a caixa ao lado de Incluir gravações de áudio para ativar ou desativar a configuração.

Quando a configuração de gravação de áudio estiver desativada, as entradas de voz das interações com a Pesquisa Google, o Assistente e o Maps não serão salvas na sua Conta do Google, mesmo se você estiver conectado. Se você desativar a configuração de gravações de áudio, o áudio salvo anteriormente não é excluído. Você pode excluir suas gravações de áudio a qualquer momento.

Existe Google Assistente para PC?

Sim, o Google Assistant está disponível no Windows PC por meio de um cliente não oficial. O cliente permite que você use muitos dos recursos do assistente virtual do Google. É como o seu Google pessoal que faz tudo por você.

Configurar o Google Assistente no Windows 11/10

Para instalar o Google Assistant para Windows 11/10, você precisa baixar e instalar o Python no seu PC com Windows. Certifique-se de marcar a caixa ao lado de Add Python 3.8 to PATH .

Depois de instalar o Python para Windows, continue da seguinte maneira:

1) Abra o Windows Explorer , crie uma nova pasta em C: Drive e nomeie-a como  GoogleAssistant .

2) Agora, em seu navegador da Web, abra o Google Cloud Platform e selecione Criar projeto . Se ele solicitar que você faça login, use as credenciais da sua conta do Google e faça login.

3) Use WinGoogleAssistant  para nomear seu projeto. Você verá um  ID do projeto sob o nome do seu projeto; anote-o em algum lugar e mantenha-o seguro, pois será necessário mais tarde ao usar o Google Assistant no seu PC com Windows.

4) Selecione Criar  e siga as instruções.

5) Em seguida, abra as APIs do Google Assistant  em seu navegador e selecione  Enable  para ativar a API do Google Assistant para seu projeto. Mais tarde, selecione  Criar credenciais.

6) Em seguida será a tela  Adicionar credenciais ao seu projeto  ; escolha as respostas listadas abaixo.

  • Qual API você está usando?
  • De onde você chamará a API?
  • Quais dados você acessará?

As respostas a serem enviadas para essas perguntas serão API do Google Assistant, Outra IU (por exemplo, Windows, ferramenta CLI) e Dados do usuário, respectivamente, para as três perguntas acima.

Clique em  Quais credenciais eu preciso ? Após enviar suas respostas.

7) Em seguida, clique na tela de consentimento de configuração  e altere o Tipo de aplicativo para Interno.

Digite  WinGoogleAssistant  no nome do aplicativo e clique  em Salvar  na parte inferior da tela.

8) Em seguida, Crie credenciais > Ajude-me a escolher . Siga as instruções como o ponto nº 6. E então prossiga para a próxima etapa.

9) Digite WGAcredentials  na caixa de nome e selecione  Create OAuth client ID.

10) Baixe as credenciais e toque em Concluído .

11) Agora, selecione a seta para baixo  para baixar o arquivo JSON. Salve o arquivo na pasta do Google Assistente que você criou na Etapa 1.

12) Agora pressione a tecla Windows + R e digite cmd na caixa de diálogo Executar e pressione Enter para abrir o Prompt de Comando . No prompt de comando, copie e cole a sintaxe abaixo e pressione Enter.

py -m pip instalar google-assistant-sdk[amostras]

13) Aguarde a instalação e depois copie e cole a sintaxe abaixo e pressione Enter novamente:

py -m pip install --upgrade google-auth-oauthlib[ferramenta]

14) Abra a pasta do Google Assistant em C: Drive e localize o arquivo JSON que você salvou recentemente na Etapa 11. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e abra-o.

15) Em propriedades, selecione o nome do arquivo e copie-o. Agora, volte para o prompt de comando e digite:

google-oauthlib-tool --client-secrets C:\GoogleAssistant\

e cole o nome do arquivo que você acabou de copiar na etapa acima, seguido de uma barra de espaço e digite a sintaxe abaixo e pressione Enter.

--scope https://www.googleapis.com/auth/assistant-sdk-prototype --save --headless

16) Você verá um prompt de comando em execução e, mais tarde, verá uma URL exibida logo antes de um prompt solicitando que você  insira o código de autorização . Selecione o URL inteiro começando com https:// e copie-o.

17) Agora, abra um novo navegador e cole a URL na barra de endereços. Use as mesmas credenciais da conta do Google para fazer login. Você verá uma caixa de diálogo solicitando que você permita o acesso ao Win Google Assistant. Toque em Permitir .

18) Na próxima janela, você verá uma longa sequência de letras e números. Copie esses caracteres usando o ícone de cópia ao lado.

19) Novamente, volte para a janela do Prompt de Comando e cole os caracteres que você acabou de copiar. É o código de autorização que você foi solicitado a inserir na Etapa 16. Assim que você pressionar Enter, você verá uma mensagem 'credenciais salvas'

20) É isso, você tem o Google Assistant no seu PC com Windows 11/10

21) Para testar, na janela do prompt do CMD, digite:

py -m googlesamples.assistant.grpc.audio_helpers

Seu computador com Windows 11/10 gravará áudio de 5 segundos e o reproduzirá. Se você ouvir o áudio, a configuração do Google Assistente está concluída.

22) Agora, localize o ID do projeto que você copiou e anotou na Etapa 3 e insira-o na janela de prompt do CMD. Em seguida, pressione Enter.

23) Em seguida, digite:

googlesamples-assistant-devicetool --project-id

seguido pela barra de espaço, digite o ID do projeto e pressione novamente a barra de espaço e digite o comando abaixo e pressione Enter para concluir a configuração do Google Assistant no Windows 11/10.

register-model --manufacturer “Assistant SDK developer” --product-name “Assistant SDK light” --type LIGHT --model “GA4W”

24) Se você deseja o Google Assistant com funcionalidade push to talk, digite o comando abaixo na janela do prompt do CMD e pressione Enter:

py -m googlesamples.assistant.grpc.pushtotalk --device-model-id “GA4W” --project-id

25) Agora você pode pressionar a tecla Enter enquanto o programa estiver ativo e falar sobre o que deseja que o Google Assistant faça.

O Google Assistente é gratuito?

Sim, o Google Assistant é totalmente gratuito. Não custa dinheiro. Se você vir algum aviso para pagar pelo Google Assistant, saiba que é uma farsa.

NOTA : Os usuários de PC podem baixar e instalar o Google Assistant Unofficial Desktop Client em github.com e seguir as instruções em seu guia Wiki para configurar a API do Google Assistant no Google Cloud.

O Google Assistente é seguro de usar?

Esses clientes e métodos não são oficiais. Eles são uma solução alternativa e, portanto, ninguém diria que são seguros. O que você pode fazer é usar outra conta do Google para que sua conta principal permaneça segura. Embora você não obtenha a mesma personalização no telefone, ainda pode usar o Google Assistant.

Por que não existe um cliente oficial do Google Assistant para PC com Windows?

Isso é algo que apenas o Google pode responder, mas está principalmente relacionado à proximidade que eles têm um com o outro. Além disso, a maioria dos usuários de PC não usa um assistente, e um exemplo clássico foi a Cortana, que não teve muito uso.

É isso neste tutorial sobre como configurar o Google Assistant no Windows 11/10 PC! Deixe-nos saber sua experiência na seção de comentários abaixo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem