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Câmera mostrando preto e branco no Windows 11

 Como corrigir problemas de câmera exibindo preto e branco no Windows 11

Alguns usuários de Windows 11 relataram que suas câmeras, tanto internas quanto externas, estão sendo exibidas em preto e branco. Esse problema pode ocorrer devido a diversas causas, como configurações erradas, drivers desatualizados ou conflitos de software. A seguir, detalho as soluções para resolver esse problema.

1. Abra as Configurações do Windows

Para começar, verifique as configurações do sistema. Acesse Configurações do Windows 11 e vá até Bluetooth e dispositivos > Câmeras. Se uma mensagem de que outro aplicativo está usando a câmera aparecer, isso pode estar interferindo nas configurações. Solução: Reinicie o computador em modo de inicialização limpa para identificar o aplicativo que está causando o problema.

2. Verifique as configurações da sua câmera

As configurações da câmera podem estar com nível de saturação incorreto, o que pode resultar na exibição em preto e branco. Solução: Vá para Configurações > Bluetooth e dispositivos > Câmeras e selecione sua câmera. Expanda a aba Configurações básicas e ajuste a saturação. Também é possível redefinir as configurações da câmera para os valores padrão.

3. Execute o solucionador de problemas da câmera

O solucionador de problemas do Windows 11 pode corrigir automaticamente problemas com a câmera. Solução: Acesse o aplicativo Obter Ajuda e execute o solucionador de problemas da câmera para verificar e corrigir possíveis falhas.

4. Desabilite e habilite novamente a câmera

Se o problema persistir, tente desativar e reativar a câmera pelo Gerenciador de Dispositivos. Solução: No Gerenciador de Dispositivos, expanda a seção Câmeras, clique com o botão direito na sua câmera e selecione Desativar dispositivo. Em seguida, reative a câmera para verificar se o problema foi resolvido.

5. Reverta o driver da câmera

Se a câmera começou a exibir a imagem em preto e branco após uma atualização de driver, reverter para uma versão anterior pode resolver o problema. Solução: No Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direito do mouse sobre o driver da câmera, vá em Propriedades e clique na opção Reverter driver.

6. Atualize ou reinstale o driver da câmera

Se a reversão do driver não funcionar ou não for possível, atualize ou reinstale o driver da câmera. Solução: Acesse o site oficial do fabricante da câmera ou do computador e baixe o driver mais recente. Instale-o manualmente para garantir que a câmera funcione corretamente.

7. Verifique as configurações do seu aplicativo

Se você estiver usando aplicativos como Zoom ou Skype, as configurações desses programas podem afetar a exibição da câmera. Solução:

  • No Zoom: Acesse Configurações > Fundo e efeitos > Filtros de vídeo e selecione Nenhum.
  • No Skype: Vá em Configurações > Áudio e Vídeo e na seção Configurações da webcam, clique em Padrão.

8. Redefina o aplicativo Câmera

Às vezes, o próprio aplicativo Câmera do Windows pode estar corrompido. Solução: Vá em Configurações > Aplicativos > Aplicativos instalados, localize o Aplicativo Câmera, clique nos três pontos ao lado e selecione Opções avançadas. Em seguida, clique em Redefinir para restaurar o aplicativo à configuração original.

9. Reverta ou reinstale o driver da placa gráfica

O driver da placa gráfica (GPU) também pode ser a causa do problema. Solução:

  • No Gerenciador de Dispositivos, expanda Adaptadores de vídeo, clique com o botão direito do mouse no driver da GPU e selecione Reverter driver.
  • Se o botão estiver desativado, inicialize o computador em Modo de Segurança e tente novamente.

Se a reversão do driver não funcionar, baixe o driver mais recente do site oficial do fabricante da placa gráfica e faça uma instalação limpa usando a ferramenta DDU (Display Driver Uninstaller).

10. Desinstale e reinstale o aplicativo Câmera

Se nada mais funcionar, tente desinstalar e reinstalar o aplicativo Câmera. Solução: Acesse Configurações > Aplicativos > Aplicativos instalados, localize o Aplicativo Câmera, clique nos três pontos e selecione Desinstalar. Após reiniciar o computador, baixe e instale o aplicativo novamente pela Microsoft Store.

Causas Possíveis e Soluções Rápidas

  • Filtro de cor em escala de cinza: Caso o filtro de cor esteja ativo, o Windows exibirá a imagem da câmera em preto e branco. Solução: Acesse Configurações > Acessibilidade > Filtros de cor e desative o filtro de cor.

  • Modo escuro: Se o Modo Escuro estiver ativado no Windows, ele pode interferir nas cores exibidas. Solução: Vá em Configurações > Personalização > Cores e altere para Modo Claro.

Se sua câmera estiver exibindo imagens em preto e branco no Windows 11, as causas podem ser tanto configurações incorretas quanto drivers desatualizados ou problemas no próprio aplicativo. Ao seguir as soluções mencionadas, você poderá corrigir esse problema e restaurar a funcionalidade normal da sua câmera. Caso o problema persista, pode ser necessário buscar suporte técnico adicional.

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