Wayback Machine: Google vai exibir links para páginas antigas nas buscas

 O Google começou a exibir, nos resultados das buscas, links para versões antigas de páginas arquivadas pelo Wayback Machine, cujo banco de dados possui mais de 860 bilhões de sites preservados. A novidade é resultado da parceria com o Internet Archive, anunciada na quarta-feira (11).



Com a integração, agora é possível visualizar versões anteriores das páginas sem sair do buscador da gigante de Mountain View. O recurso pode ser útil para conferir como era o visual de um determinado site há alguns anos, para conhecer páginas que não existem mais ou que ficaram indisponíveis temporariamente devido a alguma falha.

“Esta cápsula do tempo digital transforma nossa navegação 'somente agora' em uma jornada pela história da internet. E agora, está a apenas um clique dos resultados de pesquisa do Google, abrindo um portal para uma web mais completa e rica — uma que lembra o que os outros esqueceram”, comemorou o diretor do Internet Archive, Chris Freeland.

De certa forma, a integração do Wayback Machine ao Google traz de volta a opção de visualização do cache de páginas nos resultados das pesquisas. O recurso, que possibilitava consultar versões antigas de páginas removidas ou sites bloqueados em determinadas regiões, foi aposentado pela big tech em fevereiro deste ano.

Como acessar o Wayback Machine no Google?

Para usar o novo recurso, você deve fazer uma pesquisa no Google como de costume. Quando os resultados surgirem na tela, clique no ícone dos três pontos que aparece ao lado de cada um deles para abrir o painel “Sobre este resultado”.

Dentro do painel, clique em “Mais sobre esta página” para conferir o link daquele site no Wayback Machine, que permitirá ver diferentes versões dele, fazendo uma verdadeira viagem no tempo. O recurso está sendo lançado gradativamente e pode demorar um pouco mais para chegar a todos os usuários.

Segundo o Internet Archive, o link para páginas que optaram por não serem arquivadas na plataforma não estará disponível. O mesmo vale para aquelas que violarem as políticas de conteúdo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem