Se você encontrar a mensagem de erro ' O sistema não é autoritativo para a conta especificada e, portanto, não pode concluir a operação ' no seu PC com Windows 11/10, leia esta postagem. Mostraremos quais etapas tomar para solucionar o problema em várias situações em que o erro pode ocorrer.
Também conhecido como Erro de Sistema 8646 , o erro é frequentemente encontrado por usuários do Windows ao tentar fazer login em seus PCs usando uma conta Microsoft ou local, ou por administradores de sistema ao tentar redefinir a senha da conta para seus usuários de domínio. A mensagem de erro completa diz:
O sistema não é autoritativo para a conta especificada e, portanto, não pode concluir a operação. Tente a operação novamente usando o provedor associado a esta conta. Se este for um provedor online, use o site online do provedor.
Se o erro acima estiver causando problemas, continue lendo para saber como se livrar dele.
O sistema não tem autoridade para a conta especificada e, portanto, não pode concluir a operação
Para corrigir a mensagem de erro ' O sistema não tem autoridade para a conta especificada e, portanto, não pode concluir a operação ' em um computador Windows 11/10, use estas soluções:
- Redefina a senha da sua conta Microsoft online ou crie uma nova conta de usuário
- Efetue login usando uma conta local em vez da conta da Microsoft
- Desmarque 'Usuários não podem alterar a senha' em Usuários e grupos locais
- Alterar a senha no Painel de Controle
- Habilitar a conta de administrador interna para alterar a senha
Vamos ver isso em detalhes.
1] Redefina a senha da conta da Microsoft online ou crie uma nova conta de usuário
O erro geralmente ocorre ao lidar com contas da Microsoft (aquelas vinculadas a endereços de e-mail) em vez de contas locais.
Se você estiver tentando alterar a senha de uma conta da Microsoft usando a ferramenta Gerenciamento do Computador enquanto estiver conectado ao Windows com sua conta local, não conseguirá fazer isso. Isso ocorre porque uma conta da Microsoft não pode ser modificada ou manipulada usando uma conta local.
Para corrigir isso, você precisa visitar o site da Microsoft para redefinir a senha da conta.
No entanto, se você for um administrador tentando redefinir a senha da conta para um usuário de domínio que não se lembra mais de nenhuma informação para verificar sua identidade de conta, você precisa criar uma nova conta local para esse usuário. Isso ocorre porque uma conta de administrador no Windows não tem autoridade para substituir a senha de uma conta da Microsoft.
Depois de criar a nova conta, você pode usar privilégios administrativos para mover dados do usuário da pasta de perfil antiga para a nova pasta de perfil.
2] Faça login usando uma conta local em vez da conta da Microsoft
Se você ainda não conseguir alterar a senha, mude para uma conta local .
3] Desmarque 'Usuários não podem alterar a senha' em Usuários e grupos locais
Se você estiver usando uma conta local (não vinculada a um e-mail), você ainda poderá encontrar esse erro. Nesse caso, siga estas etapas para corrigir o problema:
- Clique com o botão direito em Este PC e selecione Gerenciar .
- Na janela Gerenciamento do Computador, navegue até Usuários e Grupos Locais > Usuários .
- Localize o nome de usuário, clique com o botão direito e selecione Propriedades .
- Desmarque a opção O usuário não pode alterar a senha .
- Clique em Aplicar e depois em OK .
Agora você deve conseguir alterar a senha.
4] Altere a senha no Painel de Controle
Se você estiver conectado com uma conta local que tenha direitos administrativos e ainda não conseguir alterar a senha da conta de usuário (para outra conta local no seu sistema), siga estas etapas:
- Procure por "Painel de Controle" na barra de Pesquisa do Windows e abra o aplicativo.
- Clique em Contas de usuário .
- Selecione Gerenciar outra conta .
- Selecione a conta cuja senha você deseja redefinir.
- Clique em Alterar a senha .
- Insira os detalhes da senha necessária e clique em Alterar senha .
5] Habilite a conta de administrador interna para alterar a senha
Se você encontrar o erro após atualizar seu sistema operacional Windows, inicialize seu PC no Modo de Segurança com Rede e verifique se consegue fazer login usando sua conta da Microsoft.
Na tela de login, segure a tecla Shift e reinicie seu PC. O sistema entrará no Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE). No WinRe, navegue até Solução de problemas > Opções avançadas > Configurações de inicialização > Reiniciar > Pressione 5 ou F5 para entrar no Modo de segurança com rede.
Se você conseguir fazer login, crie uma nova conta de administrador e use-a para alterar a senha da outra conta.
Se você não conseguir fazer login com sua conta Microsoft no Modo de Segurança, sugerimos habilitar a conta de administrador integrada para alterar a senha. A conta é desativada por padrão no Windows como uma medida de segurança para ajudar a proteger o sistema contra acesso não autorizado e potenciais vulnerabilidades de segurança.
No WinRe, navegue até Troubleshoot > Advanced options > Command Prompt . Execute o seguinte comando na janela do prompt de comando:
net user Administrator /active:yes
Agora reinicie seu PC, faça login na conta de administrador interna e tente redefinir a senha da outra conta.
Depois de redefinir a senha, execute o seguinte comando em um prompt de comando elevado para desativar a conta de administrador interna:
usuário da rede Administrador /ativo:não
Espero que as soluções acima ajudem você a se livrar do erro "O sistema não tem autoridade para a conta especificada".
Como corrigir o erro de sistema 8646?
Se você encontrar o erro de sistema 8646 no Windows 11/10 ao tentar redefinir a senha de uma conta da Microsoft usando o net user
comando, tente alterar a senha usando o aplicativo Configurações do Windows, no Painel de Controle ou visitando a conta da Microsoft online. Se o erro persistir, inicialize seu PC no Modo de Segurança e execute os comandos SFC e DISM em um Prompt de Comando elevado para reparar dados corrompidos da conta de usuário.
Por que uma conta padrão deve ser usada quando privilégios de administrador não são necessários?
Usar uma conta padrão em vez de uma conta de administrador quando privilégios elevados não são necessários reduz o risco de alterações acidentais ou intencionais e o impacto potencial de malware que pode comprometer a segurança do sistema. Além disso, contas padrão ajudam no melhor gerenciamento e controle, especialmente em ambientes multiusuários, onde é importante garantir que apenas usuários confiáveis possam fazer alterações em todo o sistema.