Uma GPU ou unidade de processamento gráfico é um dos hardwares mais importantes para sistemas de computador quando se trata de gráficos. Sua principal função é processar e renderizar gráficos. A qualidade dos gráficos em videogames, filmes, etc., depende da placa gráfica. Para exibir e renderizar gráficos pesados, seu computador requer uma placa gráfica resistente. Se você é um gamer, é melhor saber a importância das placas gráficas. Portanto, é importante manter sua placa gráfica saudável. Este artigo mostra como verificar a integridade da GPU em um computador com Windows .
Como verificar a integridade da GPU em um computador com Windows
Existem diferentes métodos pelos quais você pode verificar a integridade da GPU em um computador com Windows . Abaixo, explicamos todos esses métodos em detalhes.
- Usando a ferramenta de diagnóstico DirectX
- Usando o Gerenciador de Dispositivos
- Por meio de software gratuito de benchmarking de GPU
- Monitorando a temperatura da GPU
Vamos começar.
1] Verifique a integridade da GPU usando a ferramenta de diagnóstico DirectX
A ferramenta de diagnóstico do DirectX é usada para testar a funcionalidade do DirectX e solucionar problemas de hardware relacionados a som e vídeo. Você também pode usá-lo para verificar a integridade da placa gráfica. As etapas a seguir irão ajudá-lo com isso:
- Pressione as teclas Win + R para iniciar a caixa de comando Executar .
- Digite dxdiag e clique em OK.
- A ferramenta de diagnóstico do DirectX aparecerá na tela. Selecione a guia Exibir .
- Você verá todas as informações sobre sua GPU nesta guia.
Na seção Notas , você verá a mensagem “ Nenhum problema encontrado ” se a ferramenta não detectar nenhum problema com sua GPU.
2] Verifique a integridade da sua GPU usando o Gerenciador de dispositivos
Outro método para saber se a saúde da sua GPU está boa ou não é usando o Gerenciador de Dispositivos. O Gerenciador de dispositivos lista todos os drivers instalados em seu computador. Hardware diferente requer drivers diferentes para funcionar corretamente. Siga as seguintes instruções:
- Pressione as teclas Win + X e selecione o Gerenciador de dispositivos .
- Expanda o nó Adaptadores de vídeo .
- Clique com o botão direito do mouse no driver da placa gráfica e selecione Propriedades .
- Consulte o status do dispositivo na guia Geral .
Se o status do dispositivo mostrar a mensagem “ Este dispositivo está funcionando corretamente ”, sua placa gráfica está em boas condições. Se você vir um aviso ou uma mensagem de erro, pode haver um problema de software e hardware com sua placa gráfica. Mas lembre-se, a mensagem de erro ou aviso no Gerenciador de dispositivos não conclui que sua GPU está danificada ou com defeito.
Também é possível que seu driver tenha sido corrompido. Portanto, antes de tirar uma conclusão, sugerimos que você reinstale o driver da placa gráfica baixando a versão mais recente do site do fabricante e verifique novamente. Um driver pode ser instalado facilmente clicando duas vezes nele se for baixado no formato exe. Se o driver estiver no formato de arquivo INF , você deverá usar o Gerenciador de dispositivos para instalá-lo.
Se sua placa gráfica for morrer, você também verá alguns sinais que indicam que a integridade de sua GPU não está boa e você precisa tomar medidas imediatas.
3] Verifique a integridade de sua GPU usando o software gratuito de benchmarking de GPU
Na computação, um benchmark é um teste realizado para analisar o desempenho do hardware do computador, como CPU e GPU. Muitos programas gratuitos de benchmarking estão disponíveis on-line que você pode baixar e instalar para realizar testes de benchmarking na CPU e GPU do seu computador. Esses programas de benchmarking executam uma série de testes no hardware de destino para medir seu desempenho. Você também pode usar esses softwares de benchmarking gratuitos para verificar a integridade da sua GPU. Furmark e InfinityBench são alguns softwares de benchmarking gratuitos para Windows 11/10.
4] Monitore a temperatura da GPU
Uma GPU saudável sempre atende aos requisitos dos usuários, oferecendo desempenho ideal. A má saúde de uma GPU causa uma diminuição em seu desempenho. A má saúde pode ser devido a problemas de software e hardware. Por exemplo, componentes de GPU com defeito, como um dissipador de calor, ventiladores etc., cabos defeituosos que conectam sua GPU ao computador, driver de GPU corrompido ou outros problemas de software etc.
Dissipadores de calor e ventiladores estão entre os componentes de hardware mais importantes de uma GPU. Quando você realiza tarefas gráficas pesadas em seu sistema, a carga de trabalho em uma GPU aumenta. Essa carga de trabalho aumentada também aumenta a geração de calor. Aí entra o uso de dissipadores de calor e ventiladores. Ambos os componentes fazem seu trabalho para proteger sua GPU de danos devido ao calor excessivo.
Se algum desses componentes parar de funcionar, você sofrerá travamentos frequentes durante a execução de trabalho gráfico pesado em seu sistema. Um BSOD é uma tentativa do Windows de proteger seus componentes de hardware contra danos. Quando seu computador atinge uma condição em que o Windows não pode mais operar com segurança, seu sistema falha com uma tela azul. Sugerimos que você monitore a temperatura da sua GPU para saber se ela está saudável ou não. Você pode usar um software gratuito para monitorar a temperatura da sua GPU .
É normal que a temperatura da GPU suba durante a execução de trabalhos gráficos pesados ou durante jogos gráficos pesados. A temperatura de GPUs saudáveis aumenta até um certo limite e se torna estável depois disso. Além disso, se o dissipador de calor ou os ventiladores não estiverem funcionando corretamente, a GPU ajusta o clock para reduzir o calor. Se a saúde da sua GPU não estiver boa, a temperatura continuará aumentando, o que finalmente resultará em uma falha no sistema.
Algumas dicas para manter sua GPU saudável
A GPU é uma importante peça de hardware para o seu computador, especialmente para quem joga jogos com gráficos pesados e usa softwares gráficos pesados como o Adobe Photoshop. Por isso, é necessário mantê-lo saudável por muito tempo. Existem algumas dicas que você deve seguir se precisar de uma vida útil mais longa para sua placa gráfica.
- Limpe sua placa gráfica em intervalos regulares de tempo. A limpeza é necessária para remover a poeira acumulada em sua GPU. A poeira atua como isolante térmico e bloqueia o dissipador de calor. Devido a isso, a temperatura não é regulada adequadamente. Se você não sabe como limpar uma GPU, procure ajuda profissional.
- Configurações de GPU incorretas também diminuem a integridade da GPU. Se você bloqueou o limite do ventilador ou fez overclock em sua placa de vídeo, isso afetará a integridade de sua GPU. Fazer overclock de uma GPU pode resultar em melhor desempenho, mas você não deve fazer overclock de sua GPU com frequência.
O que causa uma GPU defeituosa?
Existem várias causas de falha da placa gráfica. A principal causa é a poeira. Se poeira excessiva for acumulada em sua placa gráfica, ela interfere em seus componentes e também atua como uma barreira para o dissipador de calor. Isso resulta em geração de calor excessivo que causa uma falha na GPU.
Outra causa são componentes defeituosos. Se um componente de hardware de uma GPU for danificado, isso afetará seu desempenho e reduzirá sua vida útil. O overclock frequente ou manter a GPU no estado de overclock por muito tempo também afeta sua vida útil. Além disso, picos de energia frequentes também podem danificar sua placa gráfica.
A GPU pode ser reparada?
Uma GPU pode ser reparada ou não, depende do dano causado a ela. Na maioria dos casos, uma placa gráfica pode ser reparada. Se algum de seus componentes estiver danificado, o técnico substitui esse componente. Você deve ler o que a garantia da sua GPU cobre para saber quais tipos de danos são cobertos pela garantia.