O PowerShell é uma linguagem de script de código aberto e é usado como um Shell para controlar o computador com comandos de uma interface de linha de comando (CLI). Esta ferramenta é útil para automatizar suas tarefas e gerenciar uma variedade de configurações do Windows a partir da linha de comando. No entanto, quando alguns usuários tentaram abrir o aplicativo, eles encontraram “ O Windows não consegue encontrar o powershell.exe” . Neste artigo, aprenderemos sobre a solução de problemas e a causa real desse problema.
O Windows não pode localizar 'C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe'.
Verifique se você digitou o nome corretamente e tente novamente.
Consertar o Windows não consegue encontrar o Powershell.exe
Quando você deseja iniciar o PowerShell, às vezes pode receber uma mensagem de erro do Windows não pode encontrar powershell.exe , nesse caso, certifique-se de digitar “PowerShell” corretamente. Se você ainda não conseguir abrir este aplicativo, é possível que a linguagem de script do PowerShell não esteja instalada em seu computador. Siga as etapas prescritas abaixo para resolver esse problema.
- Verifique se o Windows PowerShell está ativado
- Use o comando Executar ou o explorador de arquivos para iniciar o Powershell
- Faça o atalho do PowerShell na área de trabalho
- Execute o Verificador de arquivos do sistema (SFC)
- Atualize o Windows PowerShell
- Redefinir seu PC
1] Verifique se o Windows PowerShell está ativado
Se você não conseguir executar o PowerShell usando a funcionalidade de pesquisa, precisará verificar se esse aplicativo está ativado em seu computador ou não. Se você deseja verificar o mesmo e ativá-lo, siga as etapas prescritas.
- Pressione a tecla Windows e digite Painel de controle lá e pressione Enter.
- Clique no menu suspenso no canto superior direito da tela para selecionar Ícones grandes.
- Clique em Programas e Recursos .
- Clique na opção Ativar ou desativar recursos do Windows no painel esquerdo.
- Na tela Recursos do Windows , verifique se a caixa de seleção do Windows PowerShell (pode ter o sufixo 2.0, dependendo da versão) está marcada ou não.
- Se estiver desmarcado, marque essa caixa e pressione o botão OK .
Agora, veja se o problema do Windows não consegue encontrar o Powershell.exe foi resolvido ou não.
2] Use o comando Executar ou o File Explorer para iniciar o PowerShell
Às vezes, pode haver alguns problemas ao abrir o PowerShell usando o menu Pesquisar; nesses cenários, você pode executar um comando ou usar o Explorador de Arquivos. Clique em Win + R para abrir Executar e digite PowerShell, agora pressione Ctrl + Shit + Enter para executar o PowerShell como administrador e, por último, clique em Enter para abri-lo. Se você quiser abri-lo através do Explorador de Arquivos, clique em Win+E, digite PowerShell e clique em Enter. Esperançosamente, isso fará o trabalho, se não passar para a próxima etapa.
3] Crie um atalho do PowerShell na área de trabalho
Você não pode abrir este aplicativo se o Windows não souber o local correto do arquivo para o arquivo executável do PowerShell. Nesse caso, você pode verificar a localização exata do arquivo executável do PowerShell e criar um atalho na área de trabalho para sua conveniência. Para encontrar o local e criar o atalho, siga as etapas mencionadas abaixo:
- Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da área de trabalho e selecione a opção Novo.
- Selecione a opção Atalho.
- Agora clique no botão Procurar , role a lista e expanda Este PC .
- Clique em C Drive > pasta Windows > expanda SysWOW64 .
- Expanda a pasta WindowsPowerShell e selecione o arquivo powershell.exe .
- Por fim, clique no botão OK > Avançar > Concluir para fazer o atalho.
4] Execute o Verificador de arquivos do sistema (SFC)
Foi observado que arquivos de sistema danificados ou corrompidos podem criar um problema e impedir que o PowerShell seja iniciado. No entanto, existem ferramentas internas como SFC (System File Checker) e DISM (ou Deployment Image Servicing and Management) no sistema operacional Windows que podem resolver esse problema. Vamos resolver esse problema usando as etapas prescritas
- Pressione Windows + S e digite Prompt de Comando .
- Clique com o botão direito do mouse em Prompt de comando quando ele aparecer e selecione Executar como administrador .
- Clique no botão Sim quando solicitado pelo UAC.
- Digite SFC /scannow no prompt de comando e pressione Enter .
- Agora, o verificador de arquivos do sistema começará a verificar os arquivos do sistema e, se algo for encontrado, a ferramenta o resolverá.
Além do SFC, você também pode optar pelo DISM (Deployment Image Servicing and Management). Isso detectará automaticamente os problemas com o sistema e os corrigirá.
5] Atualize o Windows PowerShell
Se nenhuma das soluções acima funcionar para você, é possível que o problema esteja no próprio aplicativo PowerShell. Pode haver um bug no PowerShell que esteja causando seu problema. Nesse caso, você precisa atualizar o PowerShell em seu sistema Windows 11.
- Pressione a tecla Windows + X para abrir o menu Usuário avançado.
- Selecione Terminal (Admin) na lista e clique no botão Sim
- Digite o seguinte comando no prompt de comando e pressione Enter .
Winget install --id Microsoft.Powershell --source Winget
Levará alguns segundos para baixar e instalar a versão mais recente do PowerShell. Espero que, depois de atualizar o PowerShell, o referido erro seja resolvido.
6] Reinicie seu PC
Caso nada funcione, sua última opção é reiniciar o seu PC. Vá em frente e redefina seu PC e mantenha todos os seus arquivos selecionando Manter meus arquivos . Esperançosamente, seu problema será resolvido.