O Windows Subsystem for Android (WSA) ajuda a executar aplicativos Android disponíveis na Amazon Appstore (com mais de 50 mil aplicativos) em um dispositivo Windows 11. Anteriormente limitada aos EUA , a plataforma agora oferece suporte a mais países e regiões, incluindo Reino Unido , Canadá , Itália , Japão , Alemanha , França , etc. Embora as configurações padrão do WSA possam funcionar para alguns usuários, podem não ser adequadas para muitos usuários. especialmente quando se trata de usar recursos do sistema (como memória). Mas, felizmente, existe uma maneira de alterar a forma como o Windows Subsystem para Android consome recursos em um PC com Windows 11 , e esta postagem ajudará você com isso.
Há duas maneiras de o subsistema do Windows para Android usar os recursos do sistema para aplicativos móveis no sistema operacional Windows 11. Esses são:
- Conforme necessário: esta é a configuração padrão. Com essa configuração habilitada, o WSA é aberto quando necessário. Portanto, ele usa recursos do sistema apenas quando aplicativos móveis estão em uso em seu sistema. Os aplicativos podem demorar um pouco mais para iniciar
- Contínuo: Com esta configuração, você pode manter o Windows Subsystem para Android aberto em segundo plano para estar sempre pronto para abrir os aplicativos móveis. Como o WSA está sempre em execução , os recursos do sistema estão sempre em uso (mesmo que nenhum aplicativo móvel esteja aberto). Essa configuração ajuda a iniciar aplicativos rapidamente.
Se você achar que a configuração padrão para recursos do subsistema não é ideal ou o WSA usa recursos do sistema desnecessariamente, você pode alternar para uma configuração diferente.
Antes de prosseguir, instale o Windows Subsystem para Android , caso ainda não o tenha feito. É necessário um mínimo de 8 GB de RAM e 16 GB de RAM são recomendados para executar o Subsistema do Windows para Android. Além disso, a configuração da plataforma da máquina virtual deve estar habilitada em seu sistema Windows 11. Se o seu sistema não atender aos requisitos mínimos de RAM e outros requisitos do dispositivo, ele não será executado.
Alterar como o subsistema do Windows para Android consome recursos
As etapas para alterar como o Windows Subsystem for Android consome recursos no Windows 11 são as seguintes:
- Pressione o botão Iniciar para abrir o menu Iniciar
- Clique em Todos os aplicativos
- Percorra a lista de aplicativos disponíveis
- Clique no subsistema do Windows para configurações do Android
- A janela Configurações será aberta com a seção Sistema
- Clique no ícone suspenso disponível para recursos do subsistema
- Selecione a opção Contínuo se desejar manter o Subsistema sempre em execução. Se o seu sistema tiver memória suficiente e isso não afetar o desempenho de outros aplicativos, você poderá selecionar esta configuração. Ou então, mantenha a opção Conforme necessário selecionada.
É isso! Você pode alterar a qualquer momento a configuração de recursos do subsistema usando as mesmas etapas.
Outras configurações importantes do Windows Subsystem for Android
Além de alterar a configuração dos recursos do subsistema, há algumas outras configurações importantes para o WSA que você pode personalizar de acordo com suas necessidades. Esses são:
- Ativar/desativar o redimensionamento suave para aplicativos instalados , alternar a compatibilidade do teclado , usar as teclas do teclado como botões do Gamepad , tocar com as teclas de seta, mirar com as teclas de seta e usar outras opções de configuração disponíveis para aplicativos instalados. Acesse a seção Compatibilidade do aplicativo Windows Subsystem for Android Settings para usar essas opções. Você também pode redefinir todas as opções configuradas de uma só vez com o botão Redefinir tudo
- Arquivos: Esta é uma opção muito útil presente na seção Sistema que ajuda a acessar arquivos salvos (digamos, imagens, documentos, arquivos de vídeo, etc.) de seus aplicativos móveis. Você também pode salvar uma cópia de um arquivo em seu PC com Windows 11 usando o menu Abrir com o botão direito do mouse e selecionando a opção Usando o padrão do Windows
- Gráficos e desempenho: essa configuração ajuda a selecionar GPU para aplicativos Android. Por padrão, a opção Dinâmica é definida para usar a GPU que o Windows está usando no momento
- Ative a rede avançada para conectar aplicativos Android a outros dispositivos na mesma rede
- Ative o modo Desenvolvedor, etc.
Se você achar que o WSA não está funcionando conforme o esperado depois de alterar algumas configurações, sempre poderá redefinir o Windows Subsystem for Android para o padrão.
Como corrijo o subsistema do Windows no Android?
Se os aplicativos não forem instalados ou continuarem travando, reinicie o subsistema usando o aplicativo Windows Subsystem for Android Settings e tente novamente. Você precisa pressionar o botão Desligar disponível na seção Sistema desse aplicativo para fazer isso. Por outro lado, se você não conseguir iniciar o Subsistema do Windows para Android em seu sistema Windows 11, primeiro acesse os Recursos do Windows usando a caixa Pesquisar. Depois disso, ative ou ative o Hyper-V , a Virtual Machine Platform e a Windows Hypervisor Platform e reinicie o sistema.