Você pode ativar ou desativar o console Xbox remotamente usando seu smartphone. Para isso, você deve instalar o aplicativo Xbox em seu smartphone da Google Play Store ou App Store. Ao ligar remotamente o console Xbox, alguns usuários encontraram o erro “ Não foi possível ligar o console ”. Neste artigo, veremos como corrigir esse erro.
A mensagem de erro completa é a seguinte:
Não foi possível ligar seu console. Certifique-se de que este dispositivo esteja na mesma rede que seu console e que seu console esteja definido como ativado instantaneamente.
Por que meu Xbox não liga mesmo estando conectado?
A Consola Xbox recebe energia da tomada de parede principal através da fonte de alimentação. Se o console não ligar mesmo estando conectado, o problema pode estar associado à fonte de alimentação. O indicador LED na fonte de alimentação informará se está danificado ou não. Se a fonte de alimentação estiver danificada, substitua-a. Se estiver ok, mas o console ainda não estiver ligando, entre em contato com o centro de suporte.
Se o console Xbox não estiver ligando, a fonte de alimentação pode ter sido danificada. Você pode verificar isso reiniciando a unidade de fonte de alimentação. Para tal, desligue a fonte de alimentação da tomada de parede e da consola, aguarde 10 segundos e volte a ligar a fonte de alimentação à tomada de parede. Não conecte a unidade ao console. Agora, monitore o LED na fonte de alimentação. Se permanecer desligado ou piscando, ele precisa ser substituído. Se o LED estiver aceso, conecte o console Xbox à fonte de alimentação e ligue-o.
Consertar Não foi possível ativar o erro do console Xbox
Está claro na mensagem de erro acima que seu smartphone e o console Xbox devem estar conectados à mesma rede e a opção Instant on está ativada no Xbox. Portanto, antes de prosseguir, verifique isso. Se ambos os dispositivos estiverem conectados à mesma rede e a opção Instant on estiver ativada, mas você encontrar o erro “ Não foi possível ativar o console ”, use as correções fornecidas abaixo.
- Ciclo de energia do seu console Xbox
- Ciclo de energia do seu roteador
- Limpe o armazenamento persistente no console Xbox
- Limpar endereço MAC alternativo
- Remover e adicionar seu perfil
- Verifique seu tipo de NAT
- Desabilite todos os adaptadores ethernet virtuais
- Conecte seu smartphone e console Xbox a outra rede
- Redefina seu console para as configurações padrão de fábrica
Vamos ver todas essas correções em detalhes.
1] Ciclo de energia do seu console Xbox
Ligar e desligar o console Xbox limpa o cache ruim ou corrompido. Portanto, se o problema estiver ocorrendo devido ao cache corrompido, esse método funcionará. Siga as seguintes instruções:
- Pressione e segure o botão Xbox no console para desligá-lo.
- Remova o cabo de alimentação do seu console.
- Aguarde alguns minutos.
- Conecte o cabo de alimentação e ligue o console.
Verifique se o problema persiste.
2] Desligue e ligue seu roteador
Você pode ligar ou desligar seu console usando seu smartphone se ambos os dispositivos estiverem conectados à mesma rede. Você também receberá esse erro se sua conexão de rede não estiver funcionando bem. Portanto, sugerimos que você desligue e ligue seu roteador e veja se isso ajuda. O método para ligar e desligar o roteador é o mesmo descrito acima.
3] Limpe o armazenamento persistente no console Xbox
Também sugerimos que você limpe o armazenamento ou os dados persistentes. Os dados persistentes são usados para DVDs, Blu-rays, etc. As etapas para o mesmo são explicadas abaixo:
- Pressione o botão Xbox no seu controle e selecione Configurações .
- Acesse “ Dispositivos e conexões > Blu-ray ”.
- Selecione Armazenamento persistente .
- Agora, clique em Limpar armazenamento persistente .
4] Limpar endereço MAC alternativo
Se limpar o armazenamento persistente não ajudar, limpe o endereço MAC alternativo no console Xbox. As etapas a seguir irão guiá-lo sobre isso:
- Abra o Guia do Xbox e selecione Configurações .
- Vá para Rede e abra Configurações avançadas .
- Agora, selecione a opção Endereço MAC alternativo .
- Clique em Limpar .
Depois de limpar o endereço MAC alternativo, reinicie o console.
5] Remova e adicione seu perfil
Esse truque funcionou para alguns usuários. Portanto, também sugerimos que você tente isso e veja se ajuda. Remova seu perfil do console Xbox e adicione-o novamente.
- Pressione o botão Xbox para abrir o Guia.
- Acesse “ Perfil e sistema > Configurações > Conta > Remover contas ”.
- Selecione seu perfil e selecione Remover .
- Reinicie seu console e adicione seu perfil novamente.
6] Verifique seu tipo de NAT
NAT significa Network Address Translation. Ele determina se você pode usar jogos multijogador ou bate-papo em grupo no Xbox ou não. Se o tipo de NAT estiver definido como estrito ou indisponível, você terá problemas de conexão. Esta pode ser uma das razões para o problema que você está enfrentando atualmente. Verifique seu tipo de NAT e altere-o (se necessário). As etapas a seguir irão ajudá-lo com isso:
- Abra o Guia do Xbox.
- Vá para “ Perfil e sistema > Configurações > Geral > Configurações de rede ”.
- Você verá seu tipo de NAT em Current network status .
Se o seu tipo de NAT não estiver aberto, você deverá alterá-lo. Para alterar o tipo de NAT, limpe o armazenamento persistente e o endereço MAC alternativo. Reinicie seu console e verifique se o NAT foi alterado ou não. Se não, você tem que mudar a porta. Para isso, siga as seguintes instruções:
- Abra o Guia do Xbox.
- Vá para “ Perfil e sistema > Configurações > Geral > Configurações de rede ”.
- Agora, vá para “ Configurações avançadas > Seleção de porta alternativa ”.
- Se a porta estiver definida como Automática , altere-a para Manual .
- Clique no menu suspenso Selecionar porta e selecione outra porta.
- Agora, verifique se o seu NAT está alterado para Aberto ou não. Caso contrário, selecione outra porta e verifique novamente.
7] Desative todos os adaptadores ethernet virtuais
O problema também ocorre devido a adaptadores ethernet virtuais. Se adaptadores Ethernet virtuais estiverem instalados em seu sistema, desative todos eles. Este método corrigiu o problema para alguns usuários. Portanto, também deve funcionar para você. Você pode visualizar todos os adaptadores ethernet no Painel de controle. Siga os passos escritos abaixo:
- Abra o Painel de controle .
- Alterne o modo Exibir por para Categoria .
- Agora, vá para “ Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento ”.
- Clique em Alterar configurações do adaptador no lado esquerdo.
- Clique com o botão direito do mouse nos adaptadores ethernet virtuais, um por um, e selecione Desativar .
8] Conecte seu smartphone e console Xbox a outra rede
Isso permitirá que você saiba se o problema está associado à sua rede ou não. Conecte seu smartphone e o Console Xbox a outra rede (se disponível) e veja se o problema persiste. Você também pode conectar seu smartphone e o console Xbox aos dados de celular se outro smartphone estiver disponível.
9] Redefina seu console para as configurações padrão de fábrica
Se nenhuma das soluções acima corrigiu o problema, redefina o console Xbox para as configurações padrão de fábrica. As etapas a seguir irão ajudá-lo com isso:
- Pressione o botão Xbox para abrir o Guia.
- Acesse “ Perfil e sistema > Configurações > Sistema > Informações do console ”.
- Selecione Redefinir console .
- Agora, selecione a opção Redefinir e manter meus jogos e aplicativos .
As etapas acima redefinirão seu console sem excluir seus dados. Depois de redefinir o console, o problema deve ser corrigido.