Como remover marcas de seleção verdes nos ícones da área de trabalho no Windows 11/10

 Alguns de vocês já viram marcas de seleção verdes nos arquivos, pastas e alguns ícones da área de trabalho. Essas marcas de seleção aparecem no canto inferior esquerdo de arquivos, pastas e ícones de atalho colocados na área de trabalho. Não se confunda com as pequenas setas verdes que aparecem no canto inferior esquerdo dos atalhos da área de trabalho. Essas marcas de seleção são diferentes. Neste artigo, veremos o que são essas marcas de seleção verdes nos ícones da área de trabalho e como removê-las .



O que são marcas de seleção verdes nos ícones da área de trabalho?

A sobreposição do ícone de marca de seleção verde indica que é um arquivo ou pasta sincronizada. É visto se você tem OneDrive ou Dropbox instalado e sua sincronização na nuvem está habilitada para esse arquivo ou pasta. As marcas de seleção em arquivos, pastas e ícones indicam que o backup desses arquivos, pastas e ícones foi feito com êxito no armazenamento em nuvem e os dados estão disponíveis localmente em seu sistema.

Quando você configura o OneDrive em seu computador com Windows 11/10, ele mostra as três opções a seguir para gerenciar o backup de pastas:

  • Área de Trabalho
  • Documentos
  • Fotos

Por padrão, todas essas três pastas permanecem selecionadas e o OneDrive faz backup de todos os arquivos e pastas que você coloca dentro dessas pastas. Você pode interromper o backup a qualquer momento para essas três pastas nas configurações do OneDrive. Fazer backup de seus arquivos e pastas no armazenamento em nuvem do OneDrive protege seus arquivos de serem perdidos permanentemente caso seu sistema tenha problemas. Portanto, essas marcas de seleção verdes são porque o OneDrive está instalado no seu computador e não devido a uma infecção por vírus ou malware.

Como remover marcas de seleção verdes nos ícones da área de trabalho no Windows 11/10

Se você não deseja que seus arquivos, pastas e ícones colocados em sua área de trabalho mostrem essas sobreposições de ícone de marca de seleção verde , você pode removê-los.

  1. Desvincular o OneDrive
  2. Parar o backup no OneDrive
  3. Desative-o usando AutoRuns ou ShellExView
  4. Ajuste o registro

Vamos ver todas essas correções em detalhes.

1] Desvincular o OneDrive

As marcas de seleção verdes aparecem porque o OneDrive continua sendo executado em segundo plano e sincronizando seus dados com a nuvem. O OneDrive tem a opção de pausar a sincronização, mas o limite de tempo máximo para isso é de 24 horas. Portanto, se você selecionar 24 horas, após 24 horas, deverá pausar a sincronização novamente.

Portanto, em vez de usar o recurso Pausar sincronização, você pode desvincular o OneDrive do seu computador. Esta ação interromperá a sincronização de seus arquivos com a nuvem e removerá todos os arquivos somente online, mas os arquivos disponíveis localmente não serão removidos. Você poderá acessar os arquivos disponíveis localmente depois de desvincular o OneDrive do seu computador.

As etapas para desvincular o OneDrive do seu computador são:

  1. Clique no ícone da nuvem no lado direito da barra de tarefas.
  2. Clique no ícone em forma de engrenagem no canto superior direito e selecione Configurações .
  3. Uma nova janela aparecerá. Selecione a guia Conta .
  4. Clique em Desvincular este PC .

2] Interrompa o backup no OneDrive

Se você não deseja desvincular o OneDrive do seu computador, pode interromper o backup nas configurações do OneDrive. Explicamos anteriormente que o OneDrive continua sincronizando os dados colocados nas três pastas a seguir:

  • Área de Trabalho
  • Documentos
  • Fotos

Você pode interromper o backup de qualquer uma dessas pastas. Para fazer isso, abra as configurações do OneDrive seguindo as instruções explicadas na correção anterior e selecione a guia Sincronizar e fazer backup . Agora, clique no botão Gerenciar backup . Esta ação abrirá a janela Gerenciar backup de pasta . Aqui você verá as três pastas mencionadas acima. Clique no link Parar backup em Área de trabalho para interromper o backup. Depois de executar esta ação, os arquivos e pastas com marcas de seleção verdes desaparecerão de sua área de trabalho.

Agora, você pode copiar esses arquivos, pastas e ícones em sua área de trabalho e eles não exibirão mais as marcas de seleção verdes. Para fazer isso, abra a pasta Desktop. Para abrir a pasta Desktop, digite o seguinte comando na caixa Executar comando e clique em OK.

%perfil de usuário%

O comando acima abrirá sua pasta de perfil de usuário que contém a área de trabalho e outras pastas. Abra a pasta Área de trabalho e copie todos os itens dentro dela para a área de trabalho.

3] Desative-o usando AutoRuns ou ShellExView

Você também pode usar o software AutoRuns ou ShellExView para remover marcas de seleção verdes dos ícones, arquivos e pastas da área de trabalho. AutoRuns é uma ferramenta útil desenvolvida pela Microsoft que ajuda os usuários a saber quais programas estão configurados para serem executados durante a inicialização ou login do sistema e quando você executa diferentes aplicativos internos do Windows. ShellExView é um software de terceiros que ajuda os usuários a habilitar e desabilitar as extensões shell instaladas em seus computadores Windows. Ambos AutoRuns e ShellExView são softwares portáteis, o que significa que você não precisa instalá-los em seu sistema.

Antes de prosseguir, sugerimos que você faça backup do seu Registro e crie um Ponto de Restauração do Sistema .

Remova as marcas de seleção verdes dos ícones da área de trabalho usando o AutoRuns

Você pode baixar o AutoRuns no site oficial da Microsoft. Após baixá-lo, extraia o arquivo zip e abra a pasta extraída. Você encontrará o arquivo exe do AutoRuns lá. Execute-o como administrador para habilitar ou desabilitar as extensões do shell.

Depois de iniciar o AutoRuns, role para baixo e localize o OneDrive. Você encontrará várias entradas do OneDrive, nomeadas do número 1 ao número 7. Se você não encontrar as entradas do OneDrive, vá para a guia Tudo . As marcas de seleção verdes nos ícones, arquivos e pastas da área de trabalho devem-se a qualquer uma dessas entradas do OneDrive. Agora, siga os passos escritos abaixo:

  1. Desabilite qualquer uma das entradas do OneDrive, digamos OneDrive1 . Para fazer isso, desmarque a caixa de seleção.
  2. Abra o Gerenciador de tarefas e localize o Windows Explorer .
  3. Clique com o botão direito do mouse no Windows Explorer e selecione Reiniciar .

Vá para a área de trabalho e veja se as marcas de seleção verdes desapareceram ou não. Caso contrário, desative a próxima entrada do OneDrive, OneDrive2, reinicie o Windows Explorer e veja se isso ajuda. Repita o processo até que as marcas de seleção verdes desapareçam. No meu caso, desabilitar a entrada OneDrive7 corrigiu o problema.

Observe que desabilitar a entrada do OneDrive usando AutoRuns também exclui essa chave específica do Registro e habilitar a mesma entrada restaura a chave excluída. Mas você não poderá restaurar essa chave depois de sair do AutoRuns sem habilitar essa entrada. Nesse caso, a única maneira de restaurar a chave excluída é usando a Restauração do sistema ou o backup do Registro. É por isso que sugerimos que você crie um ponto de restauração do sistema e um backup do registro.

Remova as marcas de seleção verdes dos ícones da área de trabalho usando o ShellExView

Você também pode usar o ShellExView para remover as marcas de seleção verdes dos ícones, arquivos e pastas da área de trabalho. Primeiro, baixe ShellExView de seu site oficial, nirsoft.net . Agora, extraia o arquivo zip baixado e abra a pasta extraída. Clique duas vezes no arquivo do aplicativo para iniciar o ShellExView e selecione os seguintes itens:

  • Classe ErrorOverlayHandler
  • Classe SharedOverlayHandler
  • Classe UpToDateCloudOverlayHandler
  • Classe UpToDatePinnedOverlayHandler
  • Classe UpToDateUnpinnedOverlayHandler

Pressione e segure o botão Ctrl para selecionar vários itens. Depois de selecionar os itens acima, clique no ponto vermelho no canto superior esquerdo para desativar os itens selecionados. Como alternativa, você também pode usar o menu de contexto do botão direito. Depois de desabilitar os itens acima, reinicie o Windows Explorer usando o Gerenciador de Tarefas.

4] Ajuste o Registro

Você também pode remover permanentemente as marcas de seleção verdes dos ícones, arquivos e pastas da área de trabalho excluindo a chave necessária do Editor do Registro. Na correção acima, vimos que a chave OneDrive7 é responsável por marcas de seleção verdes no meu caso. Portanto, excluí essa chave do Editor do Registro e o problema desapareceu. No seu caso, a chave pode ser a mesma ou diferente. Você pode usar esse truque. Mas antes de excluir qualquer chave do OneDrive, recomendamos que você crie um backup dessa chave para poder restaurá-la novamente.

Abra o Editor do Registro e vá para o seguinte caminho:

Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\ShellIconOverlayIdentifiers

Para ir para o caminho acima, copie e cole-o na barra de endereços do Editor do Registro. Depois disso, pressione Enter . Agora, expanda a chave ShellIconOverlayIdentifiers . Você verá as subchaves do OneDrive e outras subchaves nessa chave. Para excluir uma chave específica do OneDrive, clique com o botão direito nela e selecione Excluir . Mas antes de excluí-lo, clique com o botão direito do mouse e selecione Exportar para salvá-lo em seu computador para que você possa restaurá-lo mais tarde.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem