Nós transmitimos coletivamente mais filmes e programas de TV, jogue mais jogos online e faça mais videochamadas do que nunca, e toda essa atividade sobrecarrega seriamente nossas redes Wi-Fi. Sabemos o mais recente Padrão Wi-Fi 6 oferece uma série de benefícios, incluindo acesso mais rápido e confiável, mas como o Wi-Fi 6E se encaixa?
Wi-Fi 6E é o nome para dispositivos que operam na banda de 6 gigahertz (GHz), uma nova faixa de espectro não licenciado. Até agora, nosso Wi-Fi operava em duas bandas: 2,4 GHz e 5 GHz. O padrão Wi-Fi 6 possui vários recursos para melhorar a eficiência e a taxa de transferência de dados da sua rede sem fio e reduzir a latência dessas duas bandas. O Wi-Fi 6E traz essas melhorias para a banda de 6 GHz. Vamos quebrar isso ainda mais.
Atualizado em outubro de 2022: adicionamos nossa experiência com Wi-Fi 6E e novidades de roteadores Wi-Fi 6E mais acessíveis, sistemas mesh e dispositivos.
Wi-Fi 6E explicado
O Wi-Fi 6E estende os benefícios de capacidade, eficiência, cobertura e desempenho do Wi-Fi 6 na banda de 6 GHz. “Com até sete canais adicionais super amplos de 160 MHz disponíveis, os dispositivos Wi-Fi 6E oferecem maior desempenho de rede e suportam mais usuários de Wi-Fi ao mesmo tempo, mesmo em ambientes muito densos e congestionados”, diz Kevin Robinson, vice-presidente sênior de marketing para o Aliança Wi-Fi.
Cada banda é um pedaço de frequência. A banda de 2,4 GHz compreende 11 canais, cada um com 20 megahertz (MHz) de largura. A banda de 5 GHz tem 45 canais, mas eles podem ser fundidos para criar canais de 40 MHz ou 80 MHz, permitindo que transmitam mais dados de uma só vez. A banda de 6 GHz suporta 60 canais que podem ter até 160 MHz de largura.
Isso é um pedaço enorme de capacidade extra. Pense nisso como ir de uma estrada de pista única (2,4 GHz) para uma rodovia de três pistas (5 GHz) para uma superestrada de seis pistas (6 GHz). A analogia também funciona para a cobertura. Frequências mais altas têm um tempo mais difícil de penetrar em paredes e pisos sólidos, de modo que as estradas de 2,4 GHz de pista única alcançam mais do que as rodovias de 5 GHz, que alcançam mais do que as superestradas de 6 GHz.
Padrões de Rebranding
Os padrões de Wi-Fi têm sido tradicionalmente bastante confusos. Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) estabelece padrões de Wi-Fi, e esses padrões são certificados pela Wi-Fi Alliance, que atualmente possui 866 empresas membros, incluindo Apple, Facebook, Google, Intel, Microsoft, Qualcomm, Samsung, Sony e muitas outras.
A Wi-Fi Alliance percebeu (corretamente) que um padrão chamado IEEE 802.11ax poderia ser mais fácil de entender se fosse renomeado como Wi-Fi 6. Esse movimento retroativamente torna o padrão IEEE 802.11ac Wi-Fi 5, IEEE 802.11 Fi4, e assim por diante. Cada um desses padrões é um termo abrangente para uma série de novos recursos e melhorias.
Para dar um exemplo, o Wi-Fi 4 introduziu a tecnologia MIMO (multiple-input, multiple-output) para permitir múltiplas transmissões simultâneas de e para um dispositivo. A segunda onda de produtos Wi-Fi 5 introduziu o MU-MIMO, (MU significa multiusuário), permitindo que vários dispositivos se conectassem simultaneamente para enviar e receber dados. O Wi-Fi 6 melhora o MU-MIMO e introduz o OFDMA (acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal), permitindo que uma única transmissão forneça dados para vários dispositivos ao mesmo tempo.