O Android e o iOS têm várias camadas de segurança, mas podem deixar escapar alguns aplicativos maliciosos, também chamados de aplicativos falsos. Esses serviços se disfarçam de ferramentas legítimas, mas é possível identificar suspeitas antes de baixá-los.
A principal dica para evitar um aplicativo falso é fazer downloads somente na loja oficial do sistema operacional do celular: a Play Store, no Android, e a App Store, no iPhone (iOS). As lojas não-oficiais têm níveis de segurança menores.
A loja de aplicativos da Apple costuma oferecer mais proteção, mas não está imune aos aplicativos maliciosos. A Meta, dona do Facebook, afirmou ter identificado em 2022 cerca de 400 aplicativos ilegítimos para Android e iOS que tinham o objetivo de roubar senhas dos usuários.
As páginas dos aplicativos nas lojas de Google e Apple apresentam algumas informações que podem indicar se a ferramenta é legítima ou não.
Como identificar um aplicativo falso?
1) Verifique o desenvolvedor do aplicativo
Na Play Store e na App Store, a informação sobre o desenvolvedor aparece logo abaixo do nome do aplicativo. Em geral, esse espaço informa qual é a empresa responsável pelo serviço, como o banco que administra um app para acessar a conta corrente.
Se o nome desenvolvedor não tiver relação com a marca do aplicativo, é possível desconfiar que se trata de um aplicativo falso. Vale lembrar que, em alguns casos, o nome da empresa de informática que desenvolveu o aplicativo é exibido no lugar da empresa.
2) Verifique o contato do desenvolvedor
A seção "Contato do desenvolvedor" na página do aplicativo na Play Store mostra o e-mail e o site da empresa que criou o aplicativo. Na App Store, há o link chamado "Site dos desenvolvedores". É importante que esses dados sejam condizentes com o desenvolvedor.
No caso de aplicativos de governo, por exemplo, a maioria deles está registrada em e-mails com final ".gov.br" e ".jus.br".
3) Veja a data de lançamento do aplicativo
A seção "Sobre este app" na Play Store mostra detalhes sobre a data de publicação do aplicativo. Em geral, um aplicativo presente há muito tempo na loja é mais confiáveis do que um lançado há pouco tempo.
Ao mesmo tempo, desconfie de aplicativos antigos que usam o nome de ferramentas que surgiram recentemente, como um serviço criado pelo governo. Neste caso, o app pode ter mudado de nome na loja na tentativa de atrair vítimas.
4) Confira as avaliações do aplicativo
As avaliações que usuários deixam sobre aplicativos podem ser úteis para identificar a legitimidade dessas ferramentas. Além da quantidade de estrelas, é importante ler alguns comentários e avaliar se vale a pena fazer o download.
Lembre-se que alguns apps maliciosos contam com avaliações falsas feitas para atrair confiança e fazer outras pessoas baixarem o serviço. Por isso, tente identificar também se esses comentários realmente foram escritos por humanos.