Diferença entre VPN e antivírus explicada

  Você pode ter encontrado Virtual Private Network (VPN), Antivirus, Proxy e outros jargões técnicos e se perguntado o que eles realmente são e como eles são diferentes uns dos outros. Cada um tem uma função específica a fazer e trabalham para dar segurança ao usuário em sua área. Você já se perguntou o que realmente é o diferença entre VPN e antivírus? Neste guia para iniciantes, explicamos o que são ambos e as diferenças entre eles.



O que é uma VPN?

UMA Rede Privada Virtual ou VPN breve é ​​uma camada protetora na forma de um programa que é configurado em uma rede usando vários protocolos da Internet para proteger o usuário contra ameaças cibernéticas. Em palavras simples, uma VPN protege o usuário das ameaças que acontecem na internet e protege os dados, o tráfego e os criptografa, e os passa por um túnel sem dar chance a ninguém de pescá-lo ou examiná-lo. Ele criptografa o tráfego de internet dos usuários e o redireciona através de um servidor VPN.

O endereço IP, a localização e os pacotes de dados que passam da Internet e do usuário são protegidos e ninguém pode acessá-los ou examiná-los. Uma VPN mantém o usuário seguro e privado de rastreadores, hackers, provedores de serviços de Internet, etc.

O que é antivírus?

Como o nome sugere, antivírus é um programa desenvolvido para combater programas conflitantes que carregam malware ou código ruim que põe em risco a segurança do dispositivo. Um antivírus verificará, detectará e impedirá que malware ou vírus infectem seus dispositivos. Ele só protege você de todos os tipos de ameaças como malware, vírus, trojans, keyloggers, hackers de criptografia, adware, etc. Eles são atualizados diariamente sobre os novos ataques e protegem seu PC com os novos desenvolvimentos.

Qual é a diferença entre VPN e antivírus

As principais diferenças entre VPN e antivírus são mencionadas abaixo.

  1. Tipo de segurança
  2. Firewalls
  3. Substitua o endereço IP pessoal por um endereço IP virtual
  4. Monitoramento de violação de dados
  5. Controles dos pais
  6. Proteção ao acessar redes públicas
  7. Proteção ao baixar arquivos
  8. Verificação de integridade do PC ou dispositivo

Um software antivírus protege seu computador, enquanto uma VPN protege sua privacidade.

1]Tipo de segurança

 

Tanto a VPN quanto o antivírus fornecem diferentes tipos de segurança. A VPN protege seus dados da Internet, enquanto um antivírus protege você no navegador da Web enquanto navega pelos dados, além de proteger seu dispositivo contra vírus, malware etc.

2]Firewalls

O antivírus cria um firewall avançado em seu dispositivo para proteger seu PC contra ameaças indesejadas. Enquanto a VPN é usada para contornar firewalls e acessar sites e domínios restritos. Nesse aspecto, o antivírus ainda oferece segurança e a VPN cria uma base para acessar com segurança o conteúdo restrito.

3]Substitua o endereço IP pessoal por um endereço IP virtual

O antivírus não tem nada a ver com a internet, exceto o monitoramento de ameaças em páginas da web. Mas a VPN substitui seu endereço IP pessoal por um endereço IP virtual do local que você escolher e protege você contra rastreadores, hackers, ISPs, etc.

4]Monitoramento de violação de dados

O antivírus está continuamente em ação para proteger seus dispositivos contra ameaças externas e monitora ativamente as violações de dados e fornece dicas para se proteger delas. Uma VPN não tem esse recurso para protegê-lo contra violação de dados, exceto para criptografar seu tráfego e proteger sua atividade na web.

5]Controle dos pais

Você pode definir controles dos pais no seu PC com um antivírus. Não é possível na maioria das VPNs proteger seu filho definindo o controle dos pais.

6]Proteção ao acessar redes públicas

A VPN tem todos os recursos para criar um ambiente seguro para o tráfego da Internet ao acessar redes públicas. Ele oferece proteção completa contra ameaças indesejadas, como hackers por meio de Wi-Fi público. O antivírus é sempre o mesmo e, se detectar qualquer ameaça indesejada, ele a bloqueará e protegerá seu dispositivo.

7]Proteção ao baixar arquivos

Você pode baixar arquivos com segurança da Internet através de várias maneiras, como torrents, etc. com segurança usando uma VPN. Ele criptografa os pacotes de dados que se movem entre as redes. O antivírus verifica esses downloads para detectar ameaças e excluí-los.

8]Verificação de integridade do PC ou dispositivo

O antivírus monitora ativamente a integridade do seu dispositivo verificando, detectando e removendo ameaças. Uma VPN não possui esses recursos. Ele só funciona quando você o habilita para acessar a internet.

Estas são as diferentes maneiras pelas quais uma VPN difere de um antivírus. Ambos são diferentes em seus pontos fortes e ambos juntos podem oferecer a melhor proteção contra quase todas as ameaças em seu dispositivo.

VPN é melhor que antivírus?

VPN e antivírus, ambos têm funções e propósitos diferentes. Eles nunca são melhores que os outros, pois não são comparáveis. A VPN criptografa e protege sua internet, enquanto o antivírus protege seus dispositivos contra várias ameaças.

Não, uma VPN nunca pode funcionar como antivírus. Existem algumas VPNs com recursos antivírus integrados para fornecer mais recursos ao usuário. Mas uma VPN é sempre uma VPN e antivírus é o antivírus. Ambos nunca se tornam os mesmos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem