Rede Privada Virtual ou VPNs melhora rapidamente a segurança digital do usuário criptografando o tráfego que se move na rede. Geralmente, você se inscreve em uma VPN e instala o programa em seus dispositivos, faz login com suas credenciais e permite que a VPN navegue na Internet.
Existem outras maneiras de proteger toda a rede em vez de um único dispositivo. É através da configuração de uma VPN no roteador. Neste guia, mostramos-lhe como configurar uma VPN em um roteador.
Como uma VPN funciona com um roteador?
A VPN em um roteador protege e criptografa toda a rede. Você não precisa instalar um programa VPN em todos os dispositivos ao configurar uma VPN em um roteador.
Existem diferentes tipos de roteadores VPN. Eles são:
- Roteadores que permitem instalar clientes VPN.
- Roteadores que podem ser atualizados com firmware para instalar um cliente VPN.
- Roteadores que vêm com serviço VPN integrado.
Se o roteador vier com um cliente ou serviço VPN, você só precisa habilitá-lo na página de configurações. Se a VPN permite instalar VPN ou atualizar firmware para instalar uma VPN, este guia pode ajudá-lo.
Existem alguns contras com os quais você precisa estar bem se quiser configurar uma VPN em um roteador. Eles são que se torna difícil gerenciar suas configurações de VPN em vez de tocar ou clicar em programas VPN. Os protocolos de criptografia disponíveis em seu roteador podem não ser tão robustos quanto os programas VPN. Além disso, a criptografia do tráfego acontece no roteador, o que deixa o tráfego ou os dados entre o dispositivo e o roteador inseguros.
Como instalar e configurar VPN em um roteador
Antes de começar a configurar uma VPN em um roteador, você precisa determinar se o roteador que você possui é compatível com uma VPN ou não. Você pode encontrá-lo vendo os recursos na caixa do roteador ou no manual do usuário que o acompanha. Até você pode pesquisar no Google o modelo do roteador e descobrir se ele suporta uma VPN ou não. Se o seu roteador não suporta VPN, você precisa alterá-lo para um roteador que tenha os recursos para instalar uma VPN. Se o seu roteador suportar a instalação de uma VPN, as etapas a seguir ajudarão a configurá-lo e usá-lo.
Para configurar uma VPN em um roteador, você precisa de um roteador compatível com VPN e uma assinatura VPN para inserir as credenciais durante a configuração. Se você tiver os dois, siga as etapas abaixo.
- Faça login no roteador usando as credenciais padrão
- Configure o roteador com um cliente VPN
- Baixe e adicione o arquivo de configuração do cliente OpenVPN
- Ative o serviço VPN
Vamos aos detalhes do processo.
1]Faça login no roteador usando as credenciais padrão
Cada roteador vem com uma página de login do roteador, nome de usuário e senha para fazer login na página de configuração do roteador. A maioria dos roteadores tem administrador como nome de usuário e senha como a senha. Você também pode encontrá-los impressos na etiqueta do seu roteador junto com o endereço da página de login. Você precisa usá-los para fazer login na página de configuração do seu roteador para configurar uma VPN em um navegador da Web em um dispositivo (de preferência seu PC) conectado à rede em que o roteador está configurado.
2]Configure o roteador com um cliente VPN
Depois de entrar na página de configuração do roteador, clique em Avançado ou Configuração avançada ou algo com nome semelhante para acessar recursos avançados no roteador. Você encontrará Serviço VPN ou Configurar VPN opções lá. Selecionar Ativar VPN lá. Em seguida, clique em Adicionar perfil para adicionar um perfil VPN e selecione OpenVPN. Em seguida, preencha os campos com suas credenciais de serviços VPN, como ExpressVPN, NordVPN, etc.
Digite o nome de sua conexão no campo Descrição e digite seu nome de usuário e senha nos respectivos campos. Defina a reconexão automática como sim. Segure o processo e continue para a próxima etapa.
3]Baixe e adicione o arquivo de configuração do cliente OpenVPN
Agora, você precisa baixar o arquivo de configuração do cliente OpenVPN ou o arquivo OVPN de OVPN no seu PC enquanto adiciona o perfil ao roteador. Depois de baixar os arquivos OVPN, volte para adicionar um perfil ao roteador. Clique em Envio ao lado de Importar. ovpn e navegue no arquivo de configuração do cliente OpenVPN recém-baixado e clique em OK para concluir a adição de um perfil.
4]Ative o serviço VPN
Você configurou com sucesso uma VPN em seu roteador. Para usá-lo, você só precisa ativá-lo. Clique no Ativar botão ao lado do perfil que você acabou de adicionar. Ele ativará o serviço VPN no seu roteador.
Abra o site do seu provedor de serviços VPN e você saberá se a VPN está ativa no seu roteador ou não. Se a barra superior do site do provedor de VPN estiver protegida com alguma VPN, a VPN está ativada no seu roteador. Se estiver desprotegido com seu IP original, você não seguiu as etapas para habilitar e ativar o serviço VPN em seu roteador. Verifique-os e corrija-os.
É assim que você pode configurar uma VPN em um roteador. Embora o processo pareça complicado, é um método fácil.
Devo configurar uma VPN no meu roteador?
Sim, se o seu roteador suportar VPN, você precisa configurá-lo para proteger sua atividade na Internet e criptografar seu tráfego em toda a rede. Então, você não precisa instalar uma VPN em todos os dispositivos para alterar seu endereço IP, localização etc.
Um roteador pode ter uma VPN integrada?
Sim, existem roteadores que vêm com serviço VPN integrado que você só precisa ativar para começar a usá-lo. Você precisa verificar corretamente antes de comprar uma VPN integrada, pois eles possuem diferentes tipos de roteadores VPN.
Quais são os contras de configurar uma VPN em um roteador?
Existem alguns contras com os quais você precisa estar bem se quiser configurar uma VPN em um roteador. Eles são que se torna difícil gerenciar suas configurações de VPN em vez de tocar ou clicar em programas VPN. Os protocolos de criptografia disponíveis em seu roteador podem não ser tão robustos quanto os programas VPN. Além disso, a criptografia do tráfego acontece no roteador, o que deixa o tráfego ou os dados entre o dispositivo e o roteador inseguros.