Nos últimos ano, mais consoles de última geração estão nas mãos dos jogadores que tinha lutado para obtê-los. Fiquei eufórico quando coloquei minhas mãos em um PS5 de varejo sem preço, e desde então estou morando em uma casa com dois PlayStation. Mas fiquei triste que meu PS4 teve que ficar de braços cruzados depois de abrir espaço para sua substituição.
Meu fiel PS4 me serviu bem por muitos anos e eu já havia atualizado sua unidade interna para um SSD durante a estação seca do PS5. Eu poderia seguir as ações das massas e vendê-lo? Sim, mas como eu poderia trazer tamanha desonra? Ainda tinha grande valor para mim, não apenas para os outros, e eu sabia que havia muitas maneiras de continuar a trazer glória à minha casa como console emérito. Se isso soa familiar, veja como você também pode aproveitar ao máximo o seu.
Realoque-o
Se você tiver outras televisões ou monitores em casa, realocar seu PS4 será o precursor dos benefícios que abordarei abaixo. Mudei o meu para o meu escritório, onde meu equipamento de jogos também está configurado. Conheço mais do que algumas pessoas que têm consoles em seus quartos, tornando mais fácil desfrutar de alguns jogos antes de adormecer. (Embora, para ser justo, telas e sono são uma combinação ruim.) O quarto das crianças, cujos minúsculos habitantes podem não precisar de todo o poder de um console de última geração, é outra opção. Talvez se torne um console portátil para viagens em família – ou apenas suas próprias viagens. Onde quer que você o leve, você ainda obterá muito dele.
Aproveite os benefícios do PS Plus
Se você tem uma assinatura do PlayStation Plus, esses benefícios se estendem à sua conta PS, não apenas a um único console. Isso significa que seu PS4, mesmo que não seja seu console principal, pode baixar e transmitir conteúdo enquanto se conecta à mesma nuvem que você usa no seu PS5 principal. Quer jogar um pouco Homem-Aranha: Miles Morales na sua sala? Excelente! Você pode continuar em outro lugar no seu PS4, com o jogo salvo intacto.
Torná-lo um PS5 Jr.
Após o lançamento do PlayStation 5, a Sony adicionou um recurso ao PS4 para transmitir diretamente dele, oferecendo um segundo console para acessar o conteúdo do seu novo e brilhante PS5. Usando as opções Remote Play nas configurações do sistema, você pode emparelhar os dois consoles. Não vou mentir, não é *perfeito—*os controles não são exatos—embora eu não tenha tido muito problema. Como você usará um controlador Sony DualShock 4 (ou equivalente), ele não terá todos os recursos com os quais o controlador PS5 DualSense vem equipado. Mas até agora, além de tocar flauta na edição PS5 de Fantasma de Tsushimaeu tenho estado bem.
Faça uma caixa de streaming de mídia
Os aplicativos e jogos do PS4 ainda poderão ser baixados por um longo tempo, o que significa que seus aplicativos de mídia e streaming, como Netflix, Hulu, HBO Max, Amazon Prime Video, Disney +, Apple TV +, Paramount + e o resto podem transformar seu PS4 em um forte centro de entretenimento para streaming e conteúdo local.
Meu aplicativo de mídia favorito no PS4 é Plex, que permite que você se conecte a um servidor de mídia Plex local (se você tiver um) para acessar todo o conteúdo em sua rede local. Como sou esse nível de geek, copiei a maior parte da minha coleção de DVD/Blu-ray para uma biblioteca digital que fica em um servidor de mídia em meu escritório. Usando o Plex, tudo isso, além de outros vídeos locais que tenho (OK, são todos os tutoriais de jiujitsu) estão disponíveis para jogar no meu PS4.
E não é só vídeo. O PS4 também está bem equipado para lidar com música e podcasts, incluindo aquelas trilhas sonoras que vieram com suas compras de jogos de edição especial que você realmente não pode transferir ou jogar facilmente em outro lugar (o que é loucura, porque onde você realmente quer é em seu carro ou em um CD ou literalmente em qualquer outro lugar).
Mas eu discordo.
A mídia física também não está fora de questão. Se você tiver suas músicas, filmes ou até fotos em unidades USB externas, basta conectar e reproduzir. Um aviso: o PS4 não suporta NTFS, o sistema de arquivos padrão que os PCs com Windows usam, de modo que a mídia física terá que ser formatada em FAT32 ou exFAT antes de copiar suas músicas e filmes para ele. E se você é um fã de disco que gosta de ouvir todas as faixas de áudio adicionais e conteúdo de disco bônus, ainda é um dos melhores players de Blu-ray que você pode obter.