Fazer backup significa criar cópias de dados de um dispositivo em outro local, garantindo que informações importantes não sejam perdidas. Como, por exemplo, salvar fotos e vídeos do celular na nuvem ou guardar versões de documentos do computador em um pen drive.
Para saber tudo sobre o assunto, preparamos um guia completo sobre como fazer backup em mídias físicas ou online. Descubra a melhor opção para cada situação e confira dicas para não cometer erros.
Como fazer backup sem precisar de internet
Apesar da nuvem estar em alta, não significa que as mídias físicas estejam ultrapassadas. É possível fazer cópias de fotos, vídeos, programas, documentos ou qualquer outro tipo arquivo offline. Para isso, podem ser usados dispositivos como um HD externo, pen drive ou até mesmo um computador com espaço livre disponível.
HD externo
O HD externo é um dispositivo de armazenamento de dados portátil, com capacidade que pode variar entre 128 GB e 10 TB. Os modelos mais modernos usam conectores USB-A 3.0 ou USB-C, que garantem taxas de transferência rápidas.
É possível conectá-lo ao PC apenas quando quiser guardar uma cópia ou mantê-lo ligado sempre, para fazer backup automático. Nesse caso, é preciso ativar o recurso nas configurações do Windows. Busque por backup na barra de pesquisa do sistema e clique em Configurações de backup. Inclua o HD em Adicionar uma unidade e, depois, siga o passo a passo indicado pelo Windows.
Para realizar o backup apenas quando necessário, ligue o aparelho ao PC, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta e vá em Copiar. Depois, na pasta Computador ou Este Computador, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do HD externo. Vá em Colar e aguarde o processo de transferência ser finalizado.
Prós:
- Não precisa de internet;
- Há modelos baratos;
- Transferência costuma ser rápida;
- Dependendo da capacidade, garante o backup de muitos dados;
- Do tamanho de um smartphone, pode ser levado para onde quiser.
Contras:
- Pode ser perdido ou danificado (por malware ou pico de energia, por exemplo)
- No caso de backup não automático, há risco da cópia ficar desatualizada.
Pen drive
O pen drive é indicado para quem deseja salvar cópias de poucos dados, uma vez que sua capacidade costuma variar entre 128 GB e 256 GB. A forma de usar é bastante simples: basta conectá-lo a uma entrada USB do computador.
Ao ser reconhecido pelo PC, estará disponível na pasta Computador ou Este Computador. Depois, é só copiar aqueles arquivos que desejar salvar e colar no pen drive.
Apesar de ser mais comumente usado em PCs, alguns modelos têm dois tipos de saída, uma USB tradicional e uma USB tipo C. Esses exemplares também são compatíveis com smartphones, permitindo salvar cópias de fotos, vídeos e arquivos facilmente.
Prós:
- Pequeno (cabe no bolso de uma camisa);
- Preço baixo;
- Processo de transferência rápido;
- Não requer internet.
Contras:
- Capacidade limitada;
- Por ser altamente portátil, é muito fácil de perder ou danificar.
Computador
Se tiver um computador com espaço disponível o suficiente, ele poderá ser usado como uma espécie de servidor local. Assim, conseguirá guardar cópias arquivos do celular em outro lugar sem precisar usar Wi-Fi ou gastar seu pacote de dados.
Em geral, é possível usar o cabo que vem com os aparelhos, com um conector USB e outro microUSB, USB tipo C ou lightining para ligar um dispositivo ao outro. Os dados do smartphone poderão ser encontrados na pasta Computador ou Este Computador. Basta copiar e colar as informações desejadas do dispositivo para o PC.
Para passar as informações de um PC para outro, terá que usar um pen drive ou um HD externo. Apesar de ser um processo um pouco mais trabalhoso, pode liberar espaço nos dispositivos de armazenamento móveis ou assegurar uma cópia extra, o que nunca é demais.
Prós:
- Não precisa de internet;
- Pode ser usado para backup de dados do celular.
Contras:
- Se o PC com a cópia tiver algum problema, o backup é perdido.
- Baixa portabilidade;
- Um PC com bastante capacidade tende a ser caro.
Como fazer backup online
O backup de dados online é considerado uma das formas mais seguras de guardar as cópias de seus arquivos. Por não ser uma mídia física, o risco de perder os dados é quase nulo. Além disso, basta ter uma conexão com a internet para acessá-los de qualquer aparelho.
Há serviços voltados especificamente para o backup de dados, normalmente pagos, e outros mais genéricos, de armazenamento na nuvem. A realidade é que, para usuários domésticos, o segundo tipo deve atender bem. Além de gigabytes gratuitos, vários oferecem opção de sincronização automática com o computador e celular..
Em geral, basta criar uma conta no serviço e fazer o upload de tudo aquilo que quiser guardar.
Prós
- Risco muito baixo de perda de dados;
- Permite backup automático;
- Alguns serviços oferecem espaço de armazenamento grátis.
Contras:
- Espaço de armazenamento grátis costuma ser restrito;
- Depende de internet para funcionar;
- Seus dados ficam armazenados em servidores de empresas, que podem parar de oferecer o serviço em algum momento;
- Ativar o backup automático pode causar lentidão no dispositivo.
Listamos a seguir os melhores serviços do tipo disponíveis.
iDrive
O iDrive é um serviço de backup de dados online. Com sincronização automática com o PC e celular, pode fazer cópias de segurança de grandes volumes de arquivos.
Para garantir que todos os arquivos importantes terão uma cópia feita e atualizada automaticamente, é preciso instalar o programa para computador e o app para smartphone. Mas, se quiser, pode fazer o upload dos arquivos manualmente através do site.
- Armazenamento grátis: 5 GB
- Capacidade máxima: Até 10 TB em plano pago
- Disponível para: Web, Android, iPhone, Windows e macOS
Google Drive
O serviço de armazenamento na nuvem do Google oferece 15 GB grátis para armazenamento e um pacote de aplicativos integrado. Os programas de edição de documentos, planilha e apresentação podem ser usados de forma colaborativa no Google Drive.
Através de um programa disponível para computador e um app para smartphone, se torna ainda mais prático subir os itens para a nuvem e acessar aqueles que já estão lá. O usuário pode ainda selecionar as pastas nas quais deseja que seja feito backup automaticamente.
Se preferir, também há a opção de salvar as cópias de segurança manualmente, pelo site do serviço.
- Armazenamento grátis: 15 GB
- Capacidade máxima: até 2 TB em plano pago
- Disponível para: Web, Android, iPhone, Windows e macOS
OneDrive
O OneDrive é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, por isso oferece integração nativa com computadores com Windows 10. Os usuários também têm acesso ao Office na Web, no qual podem usar versões online dos programas Word, Excel e PowerPoint.
Com os apps para Windows e smartphone, o acesso ou upload de arquivos na nuvem se tornam mais dinâmicos. O programa para computador permite fazer o backup automático de conteúdos selecionados para a plataforma online. Se optar por esse recurso, deverá ficar atento ao consumo do espaço disponível.
- Armazenamento grátis: 5GB.
- Capacidade máxima: até 1TB em plano pago
- Disponível para: Web, Android, iPhone, Windows e macOS
Por que devo fazer backup?
Fazer backup é uma forma de assegurar que não irá perder arquivos importantes. Sejam fotos da melhor viagem da sua vida, contratos, trabalhos da faculdade ou conversas com seus amigos em apps de bate-papo.
Apesar de acreditar que estão seguros em seu computador ou celular, a verdade é que incidentes acontecem. E, com eles, as suas informações podem simplesmente desaparecer. Ao ter uma cópia guardada online ou em outro aparelho, terá a segurança de que, se algo ocorrer, seus arquivos continuarão bem.
Ainda não foi convencido? Segundo a empresa de segurança Norton, 113 celulares são perdidos ou roubados a cada minuto no mundo. E, todo mês, 10% dos computadores do planeta são corrompidos por vírus.
Boas práticas de backup
Especialista garantem que fazer um backup pode não ser o suficiente para proteger seus dados. Guarde a cópia de segurança em mais de um local ou serviço, de preferência, regularmente.
Assim, garantirá que terá sempre uma versão atualizada dos documentos ou que não está deixando nenhum novo arquivo de fora. Se possível, ative o modo de backup automático ao menos para os itens que considerar mais importantes.
Do que posso fazer backup?
Quando se fala em fazer backup, é comum pensarem documentos, fotos, vídeos, músicas etc. Mas é possível fazer cópias de segurança de dados menos óbvios, como os que listaremos a seguir.
Navegadores de internet
Dados como favoritos ou preferências de navegação podem ter uma cópia de segurança feita. Em geral, os próprios navegadores oferecem essa opção integrada, bastando estar conectado à sua conta para acessar os dados de qualquer dispositivo com internet.
Usuários do Gmail podem exportar e baixar as mensagens e anexos. Basta acessar a página do Google Takeout e deixar marcada a opção Gmail e seguir as instruções do site. Se quiser baixar dados de outros serviços do Google, como o Chrome, Drive e Fotos, é só não desmarcar a caixa de seleção correspondente.
Quanto mais opções mantiver marcada, mais lento deverá ser o processo, devido ao volume de informação.
Redes sociais
Já pensou em sair de uma rede social, mas tem pena de perder todas as fotos, vídeos e conteúdos postados? Saiba que várias delas oferecem a opção de baixar todos os dados, como o Facebook, Twitter e Instagram.
A seguir, listamos os caminhos para fazer o backup em cada um deles:
- Facebook: Acesse a página Baixar suas informações, selecione as opções desejadas e faça a solicitação em Criar arquivo.
- Instagram: Acesse a página de Privacidade da Conta e clique em Solicitar download. Em seguida, escolha o formato desejado e confirme em Avançar. Insira a sua senha e confirme em Solicitar download.
- Twitter: Acesse a página de Configurações da Conta e clique em Faça o download de um arquivo com seus dados. Em seguida, insira a sua senha e, depois, clique em Solicitar arquivo.