Para alguns jogos, você pode pesquisar on-line para encontrar outras pessoas ou sites que testaram títulos individuais para ver a duração da bateria para jogos específicos. A maioria desses dados pode ser anedótica, mas pode ajudar a fornecer uma linha de base sobre o que esperar do jogo que você deseja jogar.
Reduza a taxa de quadros
Possivelmente não há melhor configuração única que você possa ajustar para economizar bateria do que colocar um limite na taxa de quadros do seu jogo. O Steam Deck vem com um Exibição de 60 Hz, o que significa que atinge o máximo de 60 quadros por segundo (fps). Esta é uma linha de base comum, especialmente para jogos rápidos, mas nem todo jogo precisa renderizar 60 imagens diferentes a cada segundo para ser agradável. Para alguns, de fato, você pode nem notar a diferença entre 30 e 60 fps.
O Steam Deck tem duas ferramentas para limitar a taxa de quadros, e ambas podem ser encontradas pressionando o botão Menu flutuante (o ícone de três pontos no lado direito) > atuação (aquele com o ícone da bateria) > Visualização Avançada.
O primeiro, Limite de taxa de quadros, permite impor... bem, um limite na taxa de quadros. Muito fácil. Por padrão, ele oferece a escolha entre um máximo de 15, 30 ou 60 fps (os jogos ainda podem ficar abaixo disso, mas não podem ultrapassar). A outra é a taxa de atualização. Isso realmente controla quantas vezes a própria tela é atualizada por segundo. Você pode ajustar isso até 40 Hz. Por sua vez, isso ajustará as opções de configuração de Limite de taxa de quadros disponíveis proporcionalmente.
Na minha experiência, para muitos jogos, 40 fps é mais que suficiente para obter movimentos suaves, enquanto ainda reduz substancialmente o consumo de bateria. Você também pode ajustar essas configurações com perfis por jogo, para que ainda possa desfrutar de taxas de quadros mais altas para jogos onde realmente importa para você.
Diminua o brilho
Muita energia vai apenas para iluminar sua tela - e não apenas no Steam Deck, a propósito. Isso também vale para o seu telefone, tablet ou laptop! Se você puder, diminuir o brilho até 50% pode economizar uma boa quantidade de bateria. Você pode encontrar essa configuração pressionando o botão menu e selecionando Configurações rápidas (o ícone de engrenagem).
Alterar as configurações gráficas do jogo
A maioria dos jogos para PC tem configurações gráficas detalhadas que você não encontra na maioria dos consoles. Como o Steam Deck executa essas mesmas versões de jogos, isso significa que você tem um maior grau de controle sobre o quanto esses jogos com gráficos complexos consomem sua bateria. Reduzir as configurações gráficas para Médio ou Baixo pode adicionar uma vida útil surpreendente à sua bateria.
Ajuste o limite de potência térmica
Esta pode ser uma configuração que você não está acostumado a ver, mas esta opção limita a quantidade de energia que o processador do Steam Deck usa. Este controle deslizante é medido em watts, de três até 15. Quanto mais baixo você definir isso, menos energia o processador poderá usar. Você pode encontrar essa configuração no Visualização Avançada do atuação guia na sobreposição do menu.
Esta é uma maneira muito bruta de economizar energia e, dependendo do jogo, pode ter um impacto enorme. Por exemplo, eu testei isso enquanto jogava o recém-lançado Disperso a 3 watts, e reduz o desempenho a uma apresentação de slides instável que não pode ser reproduzida. Outros jogos, como Portal 2 consumiu tão pouca energia que, mesmo com 3 watts, o jogo ainda ficou abaixo do limite de qualquer maneira.
Brincar com essa configuração é realmente avançado e pode exigir alguma experimentação para encontrar o equilíbrio certo entre desempenho e economia de energia. Para ajudar com isso, há uma sobreposição de desempenho, também encontrada na guia Desempenho. Defina isso para pelo menos o nível três e você poderá ver uma leitura ao vivo de quantos watts a CPU e a GPU estão usando a qualquer momento.
Traga uma bateria portátil
Quando tudo mais falhar, a melhor opção de backup é apenas carregar uma bateria extra com você. O Steam Deck carrega a partir de uma porta USB-C na parte superior do dispositivo. Você pode conferir nosso Melhores baterias portáteis guia para algumas ótimas opções. Seja qual for a sua escolha, o Steam Deck vem com um carregador de 45 W, por isso é seguro assumir que quanto mais perto sua bateria chegar de uma saída de 45 W, mais rápido ela será carregada. A maioria das baterias destinadas a carregar tablets ou até laptops fornecerão pelo menos uma ou duas cargas completas para o Steam Deck.