FTP não funciona no navegador Chrome, Firefox ou Edge

  Embora o acesso FTP esteja obsoleto na versão mais recente de alguns navegadores da Web, talvez você queira acessar alguns sites FTP em seu navegador. No entanto, se o FTP não estiver funcionando no navegador Chrome, Firefox ou Edge, esta postagem poderá lançar alguma luz sobre o assunto.

Decidimos escrever este post porque recebemos e-mails perguntando por que o FTP não estava funcionando em seu navegador. Você deve saber que a opção de ativar ou desativar a configuração de FTP foi preterida no navegador Google Chrome há muito tempo. Será uma perda de tempo se você estiver tentando encontrá-lo no navegador. No entanto, se você estiver usando uma versão anterior ou algum outro navegador, tente as seguintes sugestões.

FTP não funciona no navegador Chrome, Firefox ou Edge

Se o FTP não estiver funcionando em seu navegador, siga estas etapas:

  1. Conheça as credenciais
  2. Ativar FTP nos recursos do Windows
  3. Verifique as configurações de FTP no navegador Firefox

Para saber mais sobre essas etapas, continue lendo.

1]Conheça as credenciais

 

Para usar um servidor FTP, você precisa conhecer as credenciais desse servidor. Sem saber o nome de usuário e a senha, talvez você não consiga acessar o servidor FTP no navegador. Não importa se você usa o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge, você não pode entrar no servidor sem conhecer as credenciais.

No entanto, não se aplica quando você está tentando acessar um servidor FTP público. Existem algumas empresas que oferecem seus downloads via servidor FTP ao público. Nesses casos, talvez você não precise saber o nome de usuário e a senha.

2]Ativar FTP nos recursos do Windows

Para usar o FTP no navegador, você precisa habilitar três coisas – Servidor FTP, Ferramentas de Gerenciamento da Web e Serviços da World Wide Web. Todos esses três são recursos opcionais e não são ativados por padrão. Se você usa o Windows 11, o Windows 10 ou qualquer outra versão do Windows, você precisa ativá-los manualmente.

Sem habilitar essas três ferramentas, você não poderá usar o FTP no navegador. Seja seu servidor FTP pessoal ou FTP público, você precisa habilitar esses três recursos. Para sua informação, você não precisa baixar software de terceiros. Em vez disso, você pode usar o painel Recursos do Windows para fazer o trabalho.

Para habilitar o FTP no Windows 11/10, siga estas etapas:

  • Procurar por recursos do windows na caixa de pesquisa da barra de tarefas.
  • Clique no resultado da pesquisa individual.
  • Marque a Serviços de Informação da Internet caixa de seleção.
  • Verifique se todas as três caixas de seleção estão marcadas.
  • Clique no OK botão.
  • Reinicie seu computador.

Depois disso, verifique se você pode acessar o FTP no navegador ou não.

3]Verifique as configurações de FTP no navegador Firefox

Embora o Google Chrome e o Microsoft Edge não ofereçam uma opção para ativar ou desativar o FTP no navegador, você pode ativar ou desativar essa configuração no navegador Firefox. Portanto, se você estiver usando o navegador Mozilla Firefox, siga estas etapas para habilitar o FTP:

  • Abra o navegador Firefox em seu computador.
  • Digitar sobre:configuração na barra de endereços.
  • Clique no Aceite o risco e continue botão.
  • Procurar por ftp.
  • Se o status estiver definido como falsoclique duas vezes no valor para defini-lo verdadeiro.

Em seguida, reinicie o computador e verifique se ele resolve o problema ou não.

Por que o FTP não está funcionando no Chrome?

Do Google Chrome 81, a empresa removeu o suporte FTP para o navegador Google Chrome. Não é possível usar o Google Chrome como cliente FTP. Para isso, você precisa usar um cliente FTP dedicado em seu computador.

Por que o FTP não está funcionando no Firefox?

O protocolo FTP está desabilitado por padrão na versão mais recente do navegador Mozilla Firefox. Se você estiver usando a versão mais recente deste navegador, será necessário habilitá-lo manualmente. Para isso, abra o painel Configuração e procure por ftp. Em seguida, clique duas vezes nele para definir o valor como verdadeiro.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem