Um eSIM pode alterar drasticamente a forma como você usa seu smartphone. Ao contrário dos cartões removíveis do módulo de identidade do assinante (SIM), os eSIMs são uma parte permanente do seu telefone e permitem que você use dois números diferentes no mesmo dispositivo. Você pode usar um eSIM para adicionar conectividade celular a tablets, smartwatches e outros dispositivos também.
Não se sinta mal se você nunca ouviu falar de eSIMs. A tecnologia nascente foi no trabalho por mais de uma década, mas só se tornou disponível ao público em geral há alguns anos. É possível que Steve Jobs quisesse que o primeiro iPhone ejetar slots de cartão físicoe persistem rumores de que a Apple poderia estar lançando um Dispositivo somente eSIM no futuro próximo.
Nota rápida da linguagem: A frase “SIM físico” geralmente se refere ao cartão mais antigo que você coloca na lateral do telefone. Embora um eSIM seja muito menor, não é irrelevante. A expressão “SIM removível” faz mais sentido em contraste e enfatiza a qualidade incorporada dos eSIMs.
Posso usar um eSIM no meu telefone?
Esta tecnologia está disponível para você? Infelizmente para quem se apega a uma antiguidade, como o iPhone 8, os eSIMs estão disponíveis apenas em modelos de smartphones mais recentes. O iPhone XR até o iPhone 12 tem um eSIM integrado e os modelos do iPhone 13 têm dois eSIMs. Além do Samsung Galaxy S20 FE, os telefones Samsung mais recentes são compatíveis com eSIM. Os telefones do Google lançados após o Pixel 3 funcionam com um eSIM, a menos que você esteja na Verizon, nesse caso é o Pixel 4 e posterior.
Ao contrário dos cartões SIM removíveis, seu smartphone precisa ser desbloqueado para utilizar um eSIM. A Consumer Reports publicou um ótimo artigo explicando como desbloquear seu smartphone de grandes operadoras como AT&T, T-Mobile e Verizon. Cada operadora tem uma página da Web com instruções passo a passo sobre como iniciar um eSIM assim que o telefone for desbloqueado. Quer você esteja passando AT&T, T móvel, Verizonou outra operadora, o acesso a dados de Wi-Fi ou celular é necessário para o processo de ativação.
Como usar dois números em um eSIM
Veja como ativar dois números de telefone no mesmo smartphone. Primeiro você precisa certificar-se de que seu dispositivo tenha dois eSIMs ou uma combinação de um eSIM e um SIM removível. Então você precisa ter uma linha secundária ativa e pronta para ser usada. Entre em contato com sua operadora e ela fornecerá um código QR ou link para originar a ativação do eSIM. Os proprietários do iPhone podem seguir o processo descrito em este vídeo útil do Suporte da Apple.
Um smartphone com conectividade eSIM pode ser usado por um empresário que deseja um número comercial e um número pessoal vinculados ao mesmo dispositivo. (Embora isso soe como uma receita para desastres de mensagens de texto tarde da noite.) Os viajantes internacionais podem gostar de poder alternar rapidamente entre serviços pagos à medida que cruzam fronteiras. Vídeos que descrevem a nova tecnologia como um “hack de viagem” estão acontecendo viralizar no TikTok.
Você pode achar os eSIMs frustrantes se for um usuário de ponta que alterna entre vários dispositivos. Para sua sorte, ainda estamos a anos de smartphones somente eSIM serem as opções exclusivas disponíveis para compra. Então você pode descaradamente segurar aqueles bastões de metal em sua gaveta de lixo. (Eu sou.)
Para a maioria que raramente pensa duas vezes sobre o cartão SIM depois de instalado, a conversão para um eSIM também é uma decisão inteligente em termos de privacidade. De acordo com Site da Comissão Federal de Comunicações, os eSIMs fornecem “benefícios de segurança significativos”. O uso de um eSIM protege contra alguns dos Ataques de troca de SIM que ameaçam seu smartphone.