O Windows 11 é o sistema operacional mais recente da Microsoft. Lançado oficialmente no início de outubro de 2021, este novo sistema operacional apresenta uma reformulação significativa em comparação com o Windows 10. Leia o artigo sobre as melhores ofertas do Windows 10 para obter mais informações sobre a versão anterior. A linguagem Fluent Design foi adotada no próprio sistema Windows 11 e em seus aplicativos, com janelas arredondadas e ladrilhos translúcidos.
O botão de menu foi movido para o centro inferior e algumas atualizações também consideraram o snap-in e os widgets. Um grande novo recurso é a compatibilidade com o Android, portanto, você poderá usar seus aplicativos móveis favoritos em sua área de trabalho, com a Microsoft levando a sério ao introduzir o requisito de TPM. Além disso, você pode atualizar para o Windows 11 gratuitamente se o seu PC executar uma instância genuína do Windows 10, desde que sua máquina atenda aos requisitos de sistema relevantes.
Antes de começarmos
Se você está começando do zero ou não é elegível para a atualização gratuita, depois de baixar e instalar o Windows 11 , você precisará de uma licença genuína para usar seu novo sistema operacional. Embora possa ser caro na Microsoft Store oficial, você tem uma alternativa mais barata, mas 100% legítima.
Como instalar o Windows 11 imediatamente
A Microsoft alertou seus usuários sobre o fato de que as máquinas não compatíveis não receberão atualizações. Para evitar riscos e danos à segurança, antes de baixar e instalar o Windows 11, verifique se o seu PC atende aos requisitos do sistema e faça um backup para evitar qualquer perda de dados.
Estes são os requisitos oficiais para instalar o Windows 11:
- Processador : Intel de 8ª geração ou superior, AMD Zen 2 ou superior
- RAM : 4 GB para armazenamento; 64 GB para o sistema
- Firmware : UEFI, compatível com inicialização segura
- TPM : Módulo de plataforma confiável 2.0
- Gráficos : DirectX 12 ou superior, com driver WDDM 2.0
- Conexão com a Internet e uma conta da Microsoft : o Windows 11 Home requer uma conexão ativa com a Internet e uma conta da Microsoft para concluir a configuração inicial do sistema operacional ou para sair do Windows 11 no modo S.
Depois de verificar seus requisitos e concluir o backup, acesse a página de download do Windows 11 . Aqui, clique em 'Baixar agora' e siga as instruções para baixar o Windows gratuitamente .
Como atualizar para o Windows 11 – Procedimento oficial
Se o seu computador estiver pronto para o Windows 11, baixe o aplicativo PC Health Check para garantir que você atenda a todos os requisitos oficiais. Se você receber luz verde, poderá atualizar para o Windows 11 a partir da instalação do Windows 10: siga as instruções do PC Health Check e vá para o Windows Update a partir do seu sistema operacional.
Novamente, é altamente recomendável prosseguir com um backup completo do sistema antes de atualizar para o Windows 11.
Como instalar o Windows 11 a partir do arquivo ISO
Para executar este Windows 11, você precisará de um arquivo ISO oficial . Se você comprar uma licença do Windows 11.
Ao final do download, você pode prosseguir com a instalação. Para fazer isso, você precisa de uma unidade USB com pelo menos 8 GB de espaço livre. Aqui você criará uma unidade de configuração para o Windows 11.
Formate sua unidade USB para Windows 11
Conecte sua unidade a uma porta USB livre em seu PC e vá para 'Gerenciamento de disco'. Se você não encontrar essa opção, use a barra de pesquisa do Windows.
Você verá sua unidade USB na lista de dispositivos. Remova todas as suas partições, se houver, clicando com o botão direito do mouse e selecionando 'Excluir volume'.
Agora que você tem todo o espaço necessário, clique com o botão direito do mouse em um slot vazio e selecione 'Novo Volume Simples…'. Escolha um nome, mas certifique-se de que a partição tenha pelo menos 1 GB de tamanho e que o sistema de arquivos esteja definido como FAT32. Agora crie uma segunda partição selecionando o formato NTFS.
Adicione o arquivo ISO para Windows 11
Vá para o local do arquivo ISO do Windows 11, clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione 'Montar'. Dessa forma, o arquivo ISO deve abrir como uma pasta padrão, permitindo que você explore seus arquivos.
Copie todo o conteúdo – exceto a pasta 'Sources' – na partição FAT32 do seu drive USB. Em seguida, crie uma nova pasta 'Sources' dentro da partição FAT32 e copie apenas o arquivo boot.wim da pasta 'Sources' no arquivo ISO.
Por fim, copie todos os arquivos (incluindo os que você copiou anteriormente) da pasta ISO do Windows 11 para a partição NTFS da unidade USB.
Instale o Windows 11
Depois de concluir as etapas acima, você terá que reiniciar o PC de destino com a unidade USB conectada. Siga o assistente até que você seja solicitado a selecionar seu tipo de configuração preferido.
Selecione 'Configuração personalizada' e escolha a unidade USB como o dispositivo a partir do qual você deseja instalar o Windows.
Prossiga com o assistente e, em algumas etapas, você concluirá a configuração limpa do Windows 11 por meio do arquivo ISO.
Como instalar o Windows 11 via USB ou DVD
Se você já possui uma versão anterior do Microsoft Windows qualificada para a atualização, pode usar o Windows Update ou a unidade USB encontrada na caixa de varejo (se aplicável).
Este procedimento pode ser útil se você precisar instalar o Windows 11 em um novo computador sem sistema operacional anterior ou em caso de problemas durante a atualização.
A maneira mais simples de criar uma unidade de instalação de backup é por meio de USB. Se você quiser seguir este procedimento, precisará de uma unidade flash USB com pelo menos 8 GB de armazenamento disponível. Lembre-se: Tudo no seu HDD/SDD será excluído durante o processo, portanto, você pode querer executar um backup antes de começar.
Como alternativa, você pode gravar um disco de instalação de DVD se tiver um gravador de DVD. Se você quiser executar a configuração do DVD, precisará baixar e instalar um software de gravação. Existem muitas opções gratuitas ou pagas por aí.
Se você for usar o código no computador que está executando, poderá coletá-lo usando um comando específico para ser inserido como administrador no prompt de comando. Siga este procedimento:
Abra o menu INICIAR e digite CMD. Em seguida, selecione 'Executar como administrador'.
Uma janela de prompt de comando será aberta, onde você poderá colar com um clique com o botão direito do mouse na seguinte string:
wmic path softwarelicensingservice obter OA3xOriginalProductKey
Seu sistema operacional retornará sua chave no seguinte formato (25 símbolos alfanuméricos em 5 grupos de 5 caracteres):
AAAAA-BBBBB-CCCCC-DDDDD-EEEEE.
Baixe a ferramenta de criação de mídia da Microsoft para Windows 11
A Microsoft costumava permitir que o download direto de seus arquivos ISO de sistemas operacionais fossem gravados em DVD como mídia de instalação. No entanto, não é mais possível.
Por exemplo, você pode visitar esta página para Microsoft Windows 10 e baixar o aplicativo. Procure a seção 'Criar mídia de instalação do Windows 10' e clique em 'Baixar ferramenta agora'.
O mesmo acontece para o Windows 11: vá para esta página e clique em 'Baixar ferramenta agora' em 'Criar mídia de instalação do Windows 11'.
Prepare sua unidade USB para Windows 11
Novamente, este é o método mais simples de todos os tempos. Depois de iniciar a Ferramenta de criação de mídia , você pode escolher qual versão do seu sistema operacional deseja instalar, selecionando Idioma, Edição e Arquitetura (por exemplo, inglês, Windows 11 e x64 de 64 bits). Finalmente, você terá que selecionar a letra do sistema da sua unidade flash e confirmar clicando em 'OK'. Esteja ciente de que, uma vez iniciado o procedimento, tudo na unidade será definitivamente apagado.
Em seguida, o software baixará o sistema operacional selecionado na unidade USB, que você usará para inicializar seu PC para iniciar a configuração.
Grave o disco de inicialização para instalar o Windows 11
Este processo é bastante mais demorado do que o método USB, portanto, consumirá mais tempo. Depois de baixar o arquivo ISO escolhendo a opção apropriada na Ferramenta de criação de mídia, você pode gravar seu disco de configuração usando o software de gravação de sua escolha, por exemplo, Ashampoo Burning Studio Free . Basta inserir um DVD em branco em sua unidade óptica. Escolha a opção “gravar a imagem no disco” ou “gravar imagem ISO”, certifique-se de que a mídia de DVD esteja selecionada como destino e o arquivo ISO como origem. Em seguida, clique no botão relevante para iniciar o processo de gravação.
Prepare-se para instalar o Windows 11
Se você já instalou um sistema operacional a partir de USB ou CD/DVD no passado, esta etapa será simples. A primeira coisa a fazer é reiniciar o computador com a unidade USB ou o DVD no formato . Assim que o logotipo do fabricante aparecer na tela, pressione F1 ou F2 para abrir o menu de inicialização (alguns laptops podem exigir pressionar F12, verifique o manual relevante) e escolha sua unidade de inicialização. Depois de ver o menu, escolha a opção de inicialização como USB ou DVD e pressione Enter. Se você fez tudo certo, o programa de instalação do Windows 11 será iniciado.
Vamos com a configuração do Windows 11
Agora você pode esperar o processo de configuração normal que você já experimentou com o Windows 10: escolha a unidade de destino, selecione as partições etc.
De acordo com o arquivo que você baixou da Microsoft , você pode ser perguntado se deseja atualizar do Windows 10 (lembre-se, você não pode fazer isso no Windows 8.1 ou Windows 7) ou iniciar uma configuração personalizada. Você também deve ter a opção de transferir seus dados do Windows 10.
O processo de configuração não levará muito tempo, pois a Microsoft se esforçou para reduzir a pegada do sistema operacional Windows 11 removendo alguns aplicativos pré-instalados.
Se você estiver usando um computador novo ou desejar realizar uma instalação limpa, selecione Configuração personalizada. Em primeiro lugar, você terá que escolher como gerenciar as partições . No caso de um novo PC sem nenhum sistema operacional pré-instalado, você terá que selecionar o espaço não alocado. Se você deseja apagar todos os dados da sua máquina, remova primeiro as partições antigas e, novamente, selecione o espaço não alocado.
Se o seu sistema operacional atual executar muitos programas e você estiver realizando a atualização, todos os aplicativos serão mantidos, no entanto, alguns deles podem parar de funcionar corretamente ou não serão executados. Ao final da configuração, recomendamos testar todos os aplicativos mais usados para garantir que funcionem normalmente.
A menos que seu sistema operacional esteja sob uma configuração específica, possivelmente difícil de replicar, recomendamos começar do zero e realizar um processo de instalação limpo: o resultado será ótimo e você minimizará quaisquer problemas futuros.
Etapas finais para instalar o Windows 11
Depois de iniciar o processo de configuração real, o Windows começará a copiar os arquivos e poderá reiniciar algumas vezes. Em seguida, você será guiado pelos diferentes prompts para personalizar suas configurações, configurar uma conta e acessar sua conta da Microsoft.
Assim como o Windows 10 21H2, o Windows 11 requer uma conta da Microsoft para concluir a configuração e tornar o sistema utilizável.
Em seguida, seu computador preparará sua área de trabalho e você estará livre para usar o sistema operacional recém-instalado como desejar. Bom trabalho!