Se a configuração do TPM não estiver disponível no BIOS , este artigo o ajudará a resolver o problema. Pode haver momentos em que o TPM pode estar ausente ou não aparecer no BIOS por qualquer motivo. Se isso acontecer com você, siga este artigo para resolver o problema.
O TPM ou Trusted Platform Module é necessário para instalar o Windows 11. Caso contrário, ele exibirá uma mensagem de erro informando que Este computador não pode executar o Windows 11 . A melhor coisa é que você pode habilitar ou desabilitar o TPM 2.0 no BIOS. Todos os processadores compatíveis com o Windows 11 vêm com esse chip de segurança que precisa ser habilitado manualmente se não estiver ativado por padrão. Para ativar isso, você deve acessar o BIOS.
O problema começa quando você não consegue encontrar a configuração do TPM no BIOS. Você precisa passar pelo processo de habilitação no BIOS para encontrar o status do TPM no Gerenciador de dispositivos ou a seção Detalhes do processador de segurança na Segurança do Windows.
TPM ausente ou não aparecendo no BIOS
Para corrigir o problema do TPM ausente ou não exibido no BIOS, siga estas etapas:
- Verifique a compatibilidade do processador
- Atualizar BIOS
- Problemas com chip TPM
Para saber mais sobre essas etapas, continue lendo.
1] Verifique a compatibilidade do processador
É a primeira coisa que você precisa verificar antes de ir para outras soluções. O Windows 11 requer que um processador moderno seja instalado em seu computador. No entanto, é bastante difícil encontrar o suporte ao chip TPM se você tiver um processador antigo. Se você tiver um processador Intel, certifique-se de que seja Atom x6200FE ou versões posteriores. Por outro lado, se você tiver um processador AMD, certifique-se de ter versões 3015e ou posteriores. Seria melhor se você encontrar o seu processador Intel com esta lista ou processador AMD com esta lista em docs.microsoft.com .
Se você encontrar o nome do seu processador na lista acima, siga o restante das soluções. No entanto, se você não encontrar o nome do processador instalado na lista, precisará optar por um novo processador que suporte o Windows 11.
2] Atualizar BIOS
Se você tiver o Trusted Platform Module, deverá obter a configuração correspondente pelo nome de Trusted Computing ou algo parecido no BIOS. No entanto, se você não atualizou o firmware do BIOS por muito tempo, ele pode não estar visível no BIOS. Portanto, é recomendável atualizar o BIOS em seu computador e verificar se você consegue encontrar a configuração do TPM ou não.
3] Problemas com chip TPM
Trusted Platform Module ou TPM é um chip dedicado instalado em sua placa-mãe. Se houver alguns problemas com este chip, você não poderá encontrar a configuração correspondente no BIOS. É por isso que é aconselhável obter ajuda de um profissional para que ele possa verificar o chip manualmente e ajudá-lo ainda mais.
E se o TPM não for detectado?
Você pode verificar o status de ativação do TPM no Gerenciador de dispositivos, Gerenciamento do Trusted Platform Module (TPM) no painel do computador de localização e Segurança do Windows. No entanto, se você não encontrar o TPM nesses locais, será necessário habilitá-lo no BIOS. No entanto, se o seu BIOS não tiver a configuração TPM, siga as soluções mencionadas acima.
Minha BIOS tem TPM?
A configuração do TPM no BIOS depende do processador e da placa-mãe que você instalou no seu computador. Se o nome do seu processador estiver na lista de processadores compatíveis com o Windows 11, você poderá encontrar a configuração do TPM no BIOS. No entanto, se isso não acontecer, você não poderá encontrar o mesmo no BIOS. Nesse caso, você precisa atualizar seu processador/placa-mãe ou instalar o chip TPM de recursos de terceiros.