De acordo com alguns usuários, o áudio em seu computador com Windows 11/10 parou de funcionar após uma atualização recente do Windows. Para resolver esse problema, eles executaram o solucionador de problemas de reprodução de áudio, mas, em vez de corrigir o problema, o solucionador de problemas exibiu o erro de que o dispositivo de áudio está desabilitado em seu computador Windows 11/10 . Se esse problema acontecer com você também, este artigo pode ajudá-lo a corrigi-lo.
Por que meu som está desativado?
Pode haver muitas razões porque esse som está desabilitado no seu computador Windows. Talvez você desativou seu dispositivo de saída de áudio acidentalmente ou o configurou incorretamente. A causa mais provável desse problema também são os drivers de áudio desatualizados ou corrompidos. Portanto, você deve tentar configurar seu dispositivo de áudio corretamente e manter seus drivers de áudio atualizados.
O dispositivo de áudio está desabilitado no Windows 11/10
Se o dispositivo de áudio estiver desabilitado em seu computador Windows 11/10, tente as seguintes soluções:
- Ativar dispositivo de áudio nas configurações de som
- Configure seu dispositivo de áudio
- Reinstale o driver da placa de som.
Vamos ver essas soluções em detalhes.
1] Ative o dispositivo de áudio nas configurações de som
A mensagem de erro é autoexplicativa. Portanto, para se livrar desse erro, você precisa habilitar seu dispositivo de áudio usando as configurações de som. Aqui estão os passos:
- Abra as configurações de som no seu computador Windows
- Clique na guia Reprodução
- Veja se o seu dispositivo de áudio está listado lá. Caso contrário, clique com o botão direito do mouse no espaço vazio e selecione a opção Mostrar dispositivos desabilitados . Isso mostrará seu dispositivo de áudio
- Clique com o botão direito do mouse no dispositivo de áudio
- Selecione a opção Habilitar
- Depois de habilitar o dispositivo de áudio, você também pode defini-lo como padrão. Para isso, clique com o botão direito do mouse no dispositivo novamente e selecione a opção Definir como dispositivo padrão
- Clique no botão Aplicar
- Clique no botão OK .
Agora, verifique se o problema foi corrigido.
2] Configure seu dispositivo de áudio
Se a solução acima não resolver o problema, você deve configurar seu dispositivo de áudio. Siga as instruções abaixo para isso:
- Abra as configurações de som do seu computador Windows 11/10 usando o prompt de comando, o aplicativo Configurações ou qualquer outra forma preferida
- Acesse a guia Reprodução
- Clique com o botão direito do mouse no alto-falante da lista
- Selecione a opção Configurar alto-falantes . Ele abrirá a caixa Configuração do alto-falante
- Nessa caixa, clique no botão Testar para verificar a funcionalidade de ambos os alto-falantes conectados
- Clique no botão Avançar
- Pressione o botão Concluir para concluir a configuração.
Isso pode corrigir o problema.
3] Reinstale o driver da placa de som
O problema pode estar ocorrendo devido a drivers de placa de som desatualizados ou corrompidos. Portanto, sugerimos que você desinstale e reinstale o driver da placa de som. Os passos são os seguintes:
- Clique na caixa Pesquisar do seu computador Windows 11/10
- Digite gerenciador de dispositivos na caixa Pesquisar
- Pressione a tecla Enter para abrir a janela do Gerenciador de Dispositivos
- Expanda a seção Controladores de som, vídeo e jogos
- Clique com o botão direito do mouse no driver da placa de som
- Selecione a opção Desinstalar dispositivo . Isso abrirá uma caixa Desinstalar Dispositivo
- Pressione o botão Desinstalar nessa caixa
- Após desinstalar o driver, reinicie o computador.
Após a reinicialização, o Windows detectará automaticamente as alterações de hardware e instalará a versão mais recente do driver da placa de som.
Se o problema persistir, baixe a versão mais recente do driver da placa de som no site do fabricante e instale-a. Ou então, você também pode baixar e instalar o driver usando o aplicativo Configurações do seu computador Windows 11/10.
Como habilito o dispositivo de saída de áudio?
Você pode habilitar o dispositivo de saída de áudio através dos seguintes métodos:
- Aplicativo de configurações do Windows
- Gerenciador de Dispositivos
- Painel de controle
- Editor do Registro.
Espero que isto ajude.