Neste tutorial, mostraremos como desmontar um volume no Windows 11/10 e montá-lo novamente . Quando uma unidade lógica ou volume é montado, podemos acessar seus arquivos e pastas e outros dados no sistema operacional Windows. Por padrão, o Windows monta automaticamente uma nova unidade ou volume atribuindo uma letra de unidade. Um GUID de volume exclusivo (um número hexadecimal de 36 caracteres ) também é atribuído para identificar facilmente o volume, mesmo que a letra da unidade não esteja atribuída. Aqueles que não querem que o Windows monte novas unidades automaticamente podem desmontar um volume com algumas etapas simples.
O que acontece se você desmontar um volume?
Depois de desmontar um volume (um volume de disco rígido, volume de unidade USB, etc.), o Windows remove o ponto de montagem do volume para esse volume. A unidade se torna inacessível, pois o sistema de arquivos do volume não está disponível para leitura e gravação. A letra da unidade também não é atribuída, o que pode ser usado por outro volume. No entanto, seus dados permanecem seguros. Você pode montar manualmente um volume quando necessário e terá acesso a todos os dados novamente.
Como desmontar um volume no Windows 11 e montá-lo novamente?
Há duas opções nativas para desmontar ou desmontar um volume no Windows 11 e montá-lo novamente quando necessário. São elas:
- Desmontar um volume no Windows 11 usando o utilitário Gerenciamento de Disco
- Desmonte um volume no Windows 11 usando o Terminal do Windows.
Vamos verificar as duas opções.
1] Desmonte um volume no Windows 11 usando o utilitário Gerenciamento de Disco
Disk Management é um utilitário de sistema para criar partições, montar e desmontar uma unidade, converter um disco MBR para GPT e muito mais. As etapas para desmontar um volume usando a ferramenta Disk Management são as seguintes:
- Abra a ferramenta Gerenciamento de Disco e você verá uma lista de volumes em sua interface
- Clique com o botão direito em um disco ou volume
- Clique na opção Alterar letra da unidade e caminhos . Uma pequena caixa aparecerá
- Clique no botão Remover
- Uma caixa de confirmação do Gerenciamento de Disco será aberta
- Pressione o botão Sim para confirmar que deseja desmontar o volume.
Agora você não verá esse volume na seção Este PC , no painel de navegação do Explorador de Arquivos, etc.
Monte um volume desmontado usando o utilitário Gerenciamento de Disco
Aqui estão os passos:
- Conecte o volume desmontado
- Inicie o utilitário Gerenciamento de Disco
- Clique com o botão direito do mouse no volume desmontado
- Selecione a opção Alterar letra de unidade e caminhos
- Pressione o botão Adicionar na caixa que aparece
- Uma caixa Adicionar letra de unidade ou caminho será aberta
- Selecione a opção Atribuir a seguinte letra de unidade e use o menu suspenso para selecionar uma letra. Se a última letra atribuída estiver disponível, você pode selecioná-la. Caso contrário, escolha uma letra de unidade diferente. Aqui, você também tem a opção de montar a unidade como uma Pasta . Mas, para montar o volume com uma letra de unidade, você tem que usar a primeira opção
- Pressione o botão OK.
2] Desmonte um volume no Windows 11 usando o Terminal do Windows
Siga as etapas abaixo para desmontar um volume no Windows 11 usando o Terminal do Windows :
- Conecte o volume ou a unidade
- Abra o Terminal do Windows como administrador . Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e selecione a opção Terminal (Admin)
- Inicie um perfil de Prompt de Comando em uma nova guia
- Agora, executaremos um comando que incluirá:
- comando mountvol: que cria, lista ou exclui o ponto de montagem do volume
- A letra da unidade ou volume que precisamos desmontar e
- Parâmetro /P que remove o ponto de montagem do volume do diretório especificado, coloca o disco básico offline e o torna desmontável. Então, digamos que você queira desmontar uma unidade H. O comando é:
mountvol H: /P
Lembre-se de substituir H: pela letra da unidade real. A unidade será desmontada com sucesso.
Monte um volume no Windows 11 usando o Terminal do Windows
Como mencionamos no começo, um GUID de volume (ou nome de volume exclusivo ) é atribuído a cada volume montado. Mesmo se um volume for desmontado, o GUID de volume ajuda a montar a unidade de volta. Então, usaremos o GUID de volume e o comando mountvol no Terminal do Windows para montar a unidade junto com uma letra de unidade. Aqui estão os passos:
- Conecte o volume não montado
- Inicie um Terminal do Windows elevado
- Abra um perfil de Prompt de Comando
- Execute o comando mountvol . Isso listará os GUIDs de volume por disco junto com a letra do volume
- Procure um volume com o texto *** NO MOUNT POINTS *** ou *** NOT MOUNTABLE UNTIL A VOLUME MOUNT POINT IS CREATED *** . Este é o seu volume desmontado. Copie o GUID para este volume. Agora aqui está um problema. Vários volumes (como Recovery Partition, EFI System Partition, etc.) podem ter o mesmo texto. Nesse caso, é difícil identificar o volume exato que você precisa montar novamente. Para evitar essa situação, você precisa agir proativamente e copiar o GUID da unidade antes do processo de desmontagem usando o comando mountvol
- Agora, para montar novamente a unidade, execute o comando com mountvol , uma letra de unidade (digamos H ) e o GUID do volume. O comando seria:
Mountvol H: \\?\Volume{8b9d896f-0c6d-11ef-b3d3-40b03400db19}\
Isso é tudo!
Gostaria de forçar uma desmontagem neste volume?
Ao usar o comando CHKDSK com o parâmetro /f ou /r para um volume e o volume estiver em uso, você poderá receber esta mensagem:
O Chkdsk não pode ser executado porque o volume está em uso por outro processo . O Chkdsk pode ser executado se este volume for desmontado primeiro. TODOS OS HANDLES ABERTOS PARA ESTE VOLUME SERÃO INVÁLIDOS. Você gostaria de forçar uma desmontagem neste volume? (S/N)
Pressionar Y ajudará você a prosseguir. Primeiro, ele desmontará o volume (tornando-o inacessível), examinará a estrutura básica do sistema de arquivos, etc., e concluirá a varredura do sistema de arquivos.
Quando o processo estiver concluído, o volume estará pronto para ser usado novamente.
Você também pode receber uma mensagem semelhante ao tentar formatar uma unidade USB usando o comando Formatar no Prompt de Comando.