O que é Ray Tracing e como funciona essa tecnologia na GPU

O Ray Tracing é uma nova tecnologia de renderização gráfica, que faz uso de traços de raios para criar efeitos de luz mais realistas. Quando a sua GPU possui esse componente instalado, os seus jogos ficam com imagens mais bem definidas em termos de sombras e reflexos, aproximando-se mais com cenas que parecem saídas de filmes.


Embora tenha sido lançada inicialmente pela Nvidia, a tecnologia, que surgiu no cinema, hoje já aparece presente em muitos consoles, além de estar instalada em placas de vídeo diversas. A seguir, contamos tudo o que o Ray Tracing pode proporcionar em sua experiência com jogos.Para que serve o Ray Tracing?

O Ray Tracing serve para melhorar a sua experiência de jogo por meio da geração de imagens mais dinâmicas, com reflexos, refrações e iluminações de gráficos 3D mais realistas.

Tudo isso é feito a partir do lançamento de raios de luz por uma câmera virtual, que representa a visão do usuário, para um alvo tridimensional, que é iluminado por uma fonte de luz simulada.

Trata-se de uma tecnologia avançada, e que substitui evolutivamente técnicas mais simples de renderização de imagem, como a rasterização, que criava imagens bidimensionais feitas pixel por pixel, ou o mapeamento de texturas estáticas que imitam objetos tridimensionais em uma imagem 2D.

Como funciona o Ray Tracing?


A presença do Ray Tracing permite que uma placa de video reproduza efeitos de luz e sombreamento em tempo real nos jogos, criando imagens incrivelmente mais realistas. Isso acontece por conta de mudanças na forma com que a luz incide sobre as imagens veiculadas no games.

Normalmente, os jogos possuem iluminação direta e indireta. A primeira é a que determina a cor e a quantidade de luz que incide sobre uma superfície. No entanto, ela acaba ignorando a luz que chega à superfície vinda de outra fonte, como os reflexos.

Já a luz indireta determina a cor e a quantidade de todas as outras luzes que chegam a uma superfície. Ela é mais difícil de ser calculada pois depende de um número maior de caminhos de luz.

O Ray Tracing, então, investe em uma iluminação global, unindo a iluminação direta e indireta, incluindo à imagem reflexos complexos, como os que surgem de materiais como vidro, água, fumaça, neblina, etc. As sombras então são adicionadas, dando margem à criação de imagens que parecem ser muito mais reais.

Como ativar o Ray Tracing nos jogos?


Para ativar o Ray Tracing nos seus jogos, você vai depender tanto da GPU quanto do jogo em si. Isso porque essa tecnologia exige muito poder de processamento, o que requisita bastante potência da sua máquina.

Quando ativado, o Ray Tracing tende a diminuir a resolução – de 4K para 1080p, por exemplo – ou quantidade de taxas por segundo – de 60 para 30 ou 24.

Ou seja, para utilizar o recurso, é necessário que ele esteja presente no jogo que você escolheu. Em caso positivo, você deve ir nas configurações de vídeo do título e ativá-lo.

Além disso, seu computador ou console precisa ser compatível com a tecnologia. Entre os PCs, é necessário ter uma placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX (2060 ou superior), ou uma AMD Radeon RX (6600 XT ou superior). Nos consoles, os modelos PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S podem rodar Ray Tracing.

É bem provável que, no futuro, o Ray Tracing se torne padrão na indústria de jogos, até que seja substituída por alguma outra ainda mais avançada.

Por que só algumas placas de vídeo têm Ray Tracing?


É preciso lembrar que o Ray Tracing é uma tecnologia nova que requisita de cálculos complexos. Portanto, ele exige chips gráficos com estrutura avançada para processar os raios de luz.

Teoricamente, é possível usar Ray Tracing em GPUs mais antigas, mas apenas em resoluções baixas ou com um tempo de processamento elevado. De modo geral, as placas de vídeo que suportam o Ray Tracing têm núcleos de GPU dedicados a isso.


Qual é a diferença entre Ray Tracing e Ray Casting?


Ray Tracing e Ray Casting são praticamente sinônimos dentro da área da computação. Contudo, podemos apontar leves diferenças entre as tecnologias.

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