É preciso ter cuidado ao trabalhar com partições NTFS, especialmente ao redimensioná-las. Se o mesmo for feito incorretamente, a partição de recuperação NTFS crítica pode aparecer como não formatada, o que também impedirá que você acesse o Windows. Este artigo nos ensinará como consertar a partição NTFS que está aparecendo como não formatada após o erro de tela azul.
Partição NTFS aparecendo como Não formatada após Tela Azul
Esta seção examinará duas correções para a partição NTFS que estão sendo mostradas como não formatadas após a tela azul. Aqui está tudo o que é abordado:
- Reinstale o Windows e use o Gerenciador de Disco
- Use o software de recuperação
1] Reinstale o Windows e faça backup e restaure
Se você tiver um backup da sua instalação do Windows, você pode restaurá-lo usando o Disk Manager em uma instalação nova do Windows. Veja como:
- Prossiga criando um USB inicializável do Windows usando uma ferramenta como Rufus ou o assistente de instalação do Windows. Este processo deve ser concluído em outro PC, pois o seu pode ficar temporariamente inacessível.
- Se você tiver um backup do Windows, certifique-se de que ele esteja à mão.
- Agora, prossiga inicializando no USB usando o BIOS . Pressione a tecla F2, F12, F10, Esc ou Del para entrar no BIOS.
- Uma vez no BIOS, siga as instruções na tela para instalar o Windows.
- Quando sua versão do Windows estiver instalada, vá até o menu Iniciar e procure por Painel de Controle .
- Altere a exibição para ícones pequenos e abra Backup e Restauração (Windows 7) .
- Agora, clique em Selecionar outro backup para restaurar os arquivos e certifique-se de que a unidade de backup esteja conectada ao seu PC.
- Selecione o backup da unidade e prossiga.
2] Use software de recuperação
Unidade não formatada não aparece
Se você desformatou uma unidade e ela não aparece em lugar nenhum, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para corrigir isso:
- Inicializar o disco
- Importar disco estrangeiro (para usuários avançados)
Vamos dar uma olhada.
1] Inicialize o disco
Inicializar um disco no Windows ajuda a apagar os dados no disco e o prepara para uso no Windows, permitindo que ele apareça no Gerenciamento de disco. Usando uma unidade de recuperação do Windows, você pode inicializar um disco nas Opções avançadas. Você pode abrir o prompt de comando por meio dele e usar o utilitário Diskpart para inicializar a unidade.
2] Importar disco estrangeiro (para usuários avançados)
Este procedimento complexo utiliza o utilitário diskpart na interface de linha de comando. Se você consegue trabalhar na linha de comando e entende a sintaxe e como usá-la, pode seguir a Documentação oficial da Microsoft sobre como fazer isso. Você pode usar a sintaxe import do comando disk para fazer isso.
Como ver uma unidade não formatada
Se você estiver trabalhando nas partições e fazendo alterações nas unidades, talvez precise visualizar todas as unidades não formatadas no seu PC. Aqui estão duas maneiras de fazer isso:
- Usando o software de gerenciamento de disco
- Em Recuperação Avançada
Vamos aprender!
1] Usando software de gerenciamento de disco
O Disk Management Software, como o Disk Management integrado no Windows, permite que você visualize a unidade não formatada e a use como preferir. Geralmente, é melhor abrir o Disk Management Software para visualizar a unidade não formatada no Windows.
Pesquise Gerenciamento de Disco no menu Iniciar e abra a opção Criar e Formatar partições do disco rígido para abrir o Gerenciamento de Disco.
2] Em Recuperação Avançada
Se você não tiver acesso ao Windows, verá a unidade não formatada usando o utilitário de linha de comando Diskpart. Para fazer isso, você deve primeiro criar uma unidade de recuperação do Windows , inicializá-la e, em seguida, abrir o Prompt de comando usando as opções avançadas. Você pode usar os comandos do Diskpart para listar e particionar as unidades a partir daí.
Esperamos que este artigo tenha sido útil.
Devo inicializar o disco MBR ou GPT?
Inicializar seu disco como MBR ou GPT depende de suas necessidades e do tamanho da unidade. O Master Boot Record (MBR) suporta até 4 partições e é adequado para unidades menores e sistemas mais antigos. O GPT (tabela de partição GUID) suporta muitas partições e unidades maiores, o que o torna ótimo para sistemas modernos.
Como encontro unidades ocultas no Windows?
Para visualizar unidades ocultas no Windows, você pode usar o utilitário Gerenciamento de Disco e atribuir uma letra de unidade às unidades para visualizá-las. Se você puder usar a interface de linha de comando, poderá usar o utilitário de linha de comando Diskpart.