Ofertas do dia da Amazon!

Como executar Hyper-V, VirtualBox e VMware no mesmo computador

 Microsoft Hyper-V, VirtualBox e VMware Workstation são três das plataformas de hipervisor mais populares para dispositivos Windows. No entanto, elas são incompatíveis entre si, então você pode não conseguir executar todas elas em uma única máquina host. Nesta postagem, vamos desvendar o motivo dessa incompatibilidade e ver como executar  Hyper-V, VirtualBox e VMware no mesmo computador.

Execute Hyper-V, VirtualBox e VMware no mesmo computador

Antes de vermos como você pode executar o Hyper-V, o VirtualBox e o VMware no mesmo computador, precisamos primeiro aprender por que a incompatibilidade existe.

Quando o hipervisor é habilitado durante o processo de inicialização do computador, apenas hipervisores Tipo 1, como o Hyper-V, têm a capacidade de executar máquinas virtuais. Para habilitar a funcionalidade da máquina virtual em hipervisores Tipo 2, como o VirtualBox ou o VMware , o hipervisor de hardware deve ser desativado. O hipervisor Tipo 1 é instalado diretamente no servidor bare metal, permitindo acesso direto aos recursos de hardware. Consequentemente, ele é frequentemente chamado de hipervisor bare metal. Enquanto isso, o hipervisor Tipo 2 é um aplicativo instalado no sistema operacional do host.

Embora não haja uma maneira direta de executar o Hyper-V, o VirtualBox e o VMware no mesmo computador host, existem algumas soluções alternativas que podemos tentar.

  1. Habilite ou desabilite facilmente o Hypervisor
  2. Use o HyperVSwitch para ligar ou desligar rapidamente o Hypervisor
  3. Use duas instâncias separadas para inicializar

Vamos discuti-los em detalhes.

1] Habilite ou desabilite facilmente o Hypervisor

Se você quiser que sua máquina host seja compatível com Hyper-V, você precisa habilitar o Hypervisor. Mas para torná-lo compatível com VirtualBox e/ou VMware, você precisa desabilitá-lo.

Neste guia, veremos como você pode fazer isso rapidamente.

  • Primeiro, abra o Prompt de Comando como administrador .
  • Em seguida, execute  bcdedit  para listar todas as entradas de boot no seu computador. Você precisa executar find your operating system onde o identificador será definido como  {current} ,
  • Verifique também o campo hypervisorlaunchtype  : se estiver definido como  AUTO,  o recurso estará habilitado; se estiver definido como OFF, ele estará desabilitado.
  • Caso o Hypervisor esteja habilitado, você poderá executar o Hyper-V, mas para executar o VirtualBox ou o VMWare, execute o seguinte comando para desabilitar o recurso.
bcdedit /set {atual} hypervisorlaunchtype desativado
  • Para habilitá-lo e tornar seu sistema compatível com o Hyper-V, execute o comando abaixo.
bcdedit /set {atual} hypervisorlaunchtype auto

Você terá que fazer isso repetidamente sempre que quiser alternar entre as duas variantes do hipervisor.

2] Use o HyperVSwitch para ligar ou desligar rapidamente o Hypervisor

O Hyper-V Switch lê e grava o arquivo BCD. Ele mostra o estado atual e permite que você ligue ou desligue o Hyper-V facilmente com um único clique. Você precisará reiniciar o computador após fazer a troca. Isso ocorre porque, para alterar o uso do Hyper-V, o Windows precisa iniciar sem virtualização permanente ou como um convidado virtualizado desde o início. Lembre-se, você só pode acessar e alterar essas informações com privilégios de administrador. Portanto, recomendamos que você acesse github.com para saber mais sobre essa ferramenta e baixá-la.

3] Use duas instâncias separadas para inicializar

Se você não gostar de nenhum dos métodos mencionados acima, vamos discutir uma solução permanente. Para tornar o processo perfeito, podemos criar duas instâncias de inicialização separadas — Win 11 com Hypervisor e Win 11 sem Hypervisor.

Então, primeiro, abra o Prompt de Comando  como administrador  e execute bcdedit  para saber o início do seu hipervisor.

Se o 'Hypervisor' estiver 'ON' , execute bcdedit /copy {current} /d "W11 without Hypervisor". Mas se estiver desabilitado, execute bcdedit /copy {current} /d "W11 with Hypervisor".

Ele gerará uma string que você precisa copiar e colar em algum lugar, pois é uma nova entrada de inicialização e será adicionada à lista.

Agora, execute o seguinte comando para alterar o estado dessa entrada de inicialização para OFF se estiver ON; para ON se estiver Off.

bcdedit /set {copied-identifier-value} hypervisorlauncher off
bcdedit /set {copied-identifier-value} hypervisorlauncher em

Certifique-se de substituir o valor  '{copied-identifier-value}' pelo valor da string que pedimos para você copiar anteriormente.

Agora, quando você reiniciar o computador, será perguntado em qual instância de inicialização você deseja fazer login.

É possível executar o Hyper-V e o VMware na mesma máquina?

Você pode executar o Hyper-V e o VMware na mesma máquina, mas não simultaneamente. Você pode criar duas instâncias separadas do seu sistema operacional, uma terá o hypervisor desativado, enquanto a outra o manterá ativado. Como alternativa, alterne entre os dois modos usando o Prompt de Comando ou o aplicativo HyperVSwitch.

Posso usar o VirtualBox e o VMware juntos?

Sim, o Oracle VirtualBox e o VMware Workstation podem coexistir e rodar simultaneamente em um único host, pois ambos são hypervisors tipo 2. Apenas certifique-se de ter memória suficiente para distribuir entre os dois.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem