O que é persona?

 O que é persona? Se você trabalha com marketing digital, provavelmente já ouviu falar desse termo. Mas você sabe o que significa e como criar uma para o seu negócio? Neste post, vou explicar o que é persona, qual a sua importância e como criar uma usando dados reais e exemplos práticos.



Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

A persona é diferente do público-alvo, que é mais abrangente e genérico. Por exemplo:

Público-alvo: Mulheres de 30 a 40 anos, solteiras, graduadas em arquitetura e engenharia civil, com renda média mensal de R$ 4.000 e que procuram se aperfeiçoar profissionalmente em cursos no exterior.

Persona: Cláudia tem 35 anos, é solteira e graduada em engenharia civil há 6 anos. Ela quer fazer uma segunda pós-graduação para se atualizar e aprimorar seus conhecimentos. Cláudia pensa em fazer esse curso em Portugal pela facilidade do idioma, mas ainda não encontrou uma agência de turismo educacional que possa ajudá-la com isso.

Percebe como a persona é mais específica e humanizada? Ela ajuda a empresa a conhecer o seu público com mais profundidade e a se comunicar com ele de forma mais efetiva. A persona também orienta as estratégias de marketing digital, como o tipo de conteúdo que deve ser produzido, o tom e o estilo da linguagem, os canais de divulgação, os formatos mais adequados etc.

Para criar uma persona, você precisa fazer uma pesquisa com os seus clientes atuais ou potenciais. Você pode usar ferramentas como formulários online, entrevistas por telefone ou e-mail, redes sociais etc. O importante é fazer perguntas que revelem os dados demográficos, comportamentais e psicográficos da sua audiência.

Algumas perguntas que você pode fazer são:

  • - Qual é o seu nome, idade, gênero e localização?
  • - Qual é o seu nível de escolaridade e área de atuação profissional?
  • - Qual é a sua renda média mensal e faixa de gastos?
  • - Quais são os seus objetivos pessoais e profissionais?
  • - Quais são os seus desafios e dificuldades?
  • - Quais são as suas fontes de informação e entretenimento?
  • - Quais são os seus hábitos de consumo online e offline?
  • - Como você prefere se comunicar com as empresas?
  • - O que você espera de um produto ou serviço como o nosso?

Depois de coletar as respostas, você pode analisá-las e identificar os padrões e as semelhanças entre elas. Assim, você pode agrupar os respondentes em segmentos que representem as suas personas. Você pode ter mais de uma persona, dependendo da variedade do seu público e da sua oferta.

Para facilitar a visualização das suas personas, você pode usar nomes fictícios, fotos ilustrativas e descrições detalhadas. Você também pode usar ferramentas online que ajudam a criar personas de forma rápida e fácil.

Agora que você já sabe o que é persona e como criar uma para o seu negócio, você pode aproveitar os benefícios dessa técnica para melhorar o seu marketing digital. Com uma persona bem definida, você pode:

  • - Aumentar a sua taxa de conversão;
  • - Fidelizar os seus clientes;
  • - Criar um relacionamento mais próximo com o seu público;
  • - Gerar valor para a sua marca;
  • - Diferenciar-se da concorrência.

Espero que este post tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. E se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o tema, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!

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