Como criar um jogo no Game Maker?

Game Maker é uma ferramenta poderosa e fácil de usar para criar jogos de diversos gêneros e plataformas. Neste post, vamos aprender os passos básicos para criar um jogo simples no Game Maker.



O primeiro passo é baixar e instalar o Game Maker Studio 2, que é a versão mais recente do software. Você pode fazer isso acessando o site oficial: https://www.yoyogames.com/get

Depois de instalar o Game Maker, abra o programa e clique em "New Project". Você vai ver uma tela com várias opções de projetos, como "Drag and Drop", "GameMaker Language" e "Empty". Para este tutorial, vamos escolher "Drag and Drop", que é uma forma de programar usando blocos visuais.

Ao clicar em "Drag and Drop", você vai ver uma janela com o nome do seu projeto e a pasta onde ele será salvo. Você pode alterar esses dados se quiser, ou deixar como estão. Clique em "Create" para iniciar o seu projeto.

Você vai ver uma tela com várias abas, como "Resources", "Rooms", "Sprites" e "Objects". Esses são os elementos que compõem o seu jogo. Vamos começar criando um sprite, que é a imagem que representa um personagem ou objeto no jogo.

Clique na aba "Sprites" e depois no botão "+". Você vai ver uma janela com o nome do seu sprite e a opção de importar uma imagem ou desenhar uma. Para este tutorial, vamos desenhar um sprite simples usando a ferramenta de pintura do Game Maker.

Clique no botão "Edit Image" e você vai ver uma tela com uma grade branca e uma paleta de cores. Você pode usar o mouse para desenhar o que quiser na grade, usando as cores da paleta. Para este tutorial, vamos desenhar um círculo azul com um olho preto no centro.

Depois de desenhar o seu sprite, clique em "OK" para voltar à janela anterior. Você vai ver o seu sprite na lista de sprites do seu projeto. Você pode alterar o nome do seu sprite se quiser, ou deixar como está. Clique em "OK" para confirmar o seu sprite.

Agora vamos criar um objeto, que é a entidade que controla o comportamento do seu sprite no jogo. Clique na aba "Objects" e depois no botão "+". Você vai ver uma janela com o nome do seu objeto e a opção de escolher um sprite para ele.

Clique no botão "No Sprite" e você vai ver a lista de sprites do seu projeto. Escolha o sprite que você acabou de criar e clique em "OK". Você vai ver o seu sprite na janela do seu objeto.

Agora vamos adicionar alguns eventos ao nosso objeto, que são as ações que ele executa quando algo acontece no jogo. Clique no botão "Add Event" e você vai ver uma lista de tipos de eventos, como "Create", "Step", "Draw" e "Keyboard".

Para este tutorial, vamos adicionar dois eventos: um evento "Create", que acontece quando o objeto é criado no jogo, e um evento "Keyboard", que acontece quando uma tecla é pressionada no teclado.

Clique em "Create" e você vai ver uma tela com vários blocos de ação que você pode arrastar para o evento. Esses blocos representam as funções que você pode usar para programar o seu objeto.

Para este tutorial, vamos arrastar um bloco chamado "Set Gravity", que define a gravidade do objeto. Clique no bloco e arraste-o para a área do evento. Você vai ver uma janela com os parâmetros do bloco, como a direção e a força da gravidade.

Para este tutorial, vamos definir a direção da gravidade como 270 graus (para baixo) e a força da gravidade como 0.1. Clique em "OK" para confirmar o bloco.

Agora vamos adicionar um evento "Keyboard", que acontece quando uma tecla é pressionada no teclado. Clique em "Add Event" novamente e escolha "Keyboard". Você vai ver uma lista de teclas que você pode escolher para o evento.

Como finalizar um jogo no Game Maker?

Se você está criando um jogo no Game Maker, provavelmente quer saber como finalizar e compilar o seu projeto para distribuí-lo para outras pessoas. Neste post, vamos mostrar como fazer isso de forma simples e rápida.

O primeiro passo é verificar se o seu jogo está funcionando corretamente, sem erros ou bugs. Você pode testar o seu jogo clicando no menu Run e selecionando a opção Run normally, ou pressionando F5 no teclado. Você também pode usar o Debugger para depurar o seu código e verificar se há algum problema.

Depois de testar o seu jogo, você pode configurar algumas opções para personalizar o seu projeto, como o ícone, o título, a descrição, os créditos, etc. Para isso, clique no menu File e selecione a opção Game Options. Você verá uma janela com várias abas, onde você pode alterar as configurações do seu jogo.

Na aba Main, você pode definir o ícone do seu jogo, que é a imagem que aparece na barra de tarefas e no desktop quando o jogo é executado. Você pode usar um ícone padrão do Game Maker ou importar um ícone personalizado. Você também pode definir o título do seu jogo, que é o nome que aparece na janela do jogo e na barra de título.

Na aba Graphics, você pode definir a resolução do seu jogo, que é o tamanho da janela do jogo em pixels. Você pode escolher uma resolução fixa ou permitir que o usuário altere a resolução no jogo. Você também pode definir se o seu jogo será executado em tela cheia ou em modo janela.

Na aba Loading, você pode definir uma imagem ou uma animação que aparece enquanto o seu jogo está carregando. Você pode usar uma imagem padrão do Game Maker ou importar uma imagem personalizada. Você também pode definir um som ou uma música que toca durante o carregamento.

Na aba Information, você pode definir uma descrição do seu jogo, que é um texto que aparece na janela de informações do jogo quando o usuário clica no menu Help e seleciona a opção About this game. Você também pode definir os créditos do seu jogo, que são os nomes das pessoas ou empresas envolvidas na criação do jogo.

Na aba Other, você pode definir algumas opções avançadas do seu jogo, como a versão, a licença, os direitos autorais, etc. Você também pode definir se o seu jogo será compatível com outras plataformas além do Windows, como Mac OS X, Linux, HTML5, Android, iOS, etc.

Depois de configurar todas as opções do seu jogo, você está pronto para finalizar e compilar o seu projeto. Para isso, clique no menu File e selecione a opção Create Executable. Você verá uma janela onde você pode escolher o local onde o seu jogo será salvo e o formato do arquivo. Você pode escolher entre criar um arquivo executável (.exe), um arquivo instalador (.zip), ou um arquivo comprimido (.zip).

Clique em OK e aguarde alguns segundos enquanto o Game Maker cria o seu jogo. Quando terminar, você verá uma mensagem informando que o seu jogo foi criado com sucesso. Agora você pode executar o seu jogo fora do Game Maker ou distribuí-lo para outras pessoas.

Parabéns! Você acabou de finalizar um jogo no Game Maker!

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