O que é DNS criptografado e quando usá-lo

 Você já ouviu falar do termo DNS criptografado , mas sabe do que se trata e como usá-lo quando chegar a hora? Poucas pessoas acham que deveriam saber sobre DNS criptografado, mas se você navega na Web com frequência, deve ter uma ideia.



Para quem não sabe, o DNS, que significa Domain Name System , é uma parte importante da Internet. Ele permite que as pessoas usem nomes especiais para acessar recursos na web. Agora, todos os dados que vêm na forma de consultas de DNS são, na maioria dos casos, gravados pelo seu ISP ou provedor de serviços de Internet , se você quiser parecer profissional.

Lembre-se de que outras pessoas fora do seu ISP podem obter acesso aos dados para manter o controle sobre sua atividade de rede ao longo do dia.

Quando se trata de proteger suas consultas DNS, faz sentido usar um serviço DNS criptografado o tempo todo.

O que é DNS criptografado?

As consultas DNS incluem todos os endereços de sites que você visita junto com as informações associadas, como porta, endereço IP e muito mais. No entanto, essas consultas são desprotegidas por padrão e, como tal, abertas para os invasores tirarem proveito delas.

É aqui que um DNS criptografado entra em ação, pois pode manter as consultas privadas dos olhares indiscretos de seu ISP e de possíveis invasores. Em algumas situações, você pode eliminar a necessidade de uma VPN desbloqueando o acesso a determinados serviços com um DNS criptografado.

 

Agora, devemos apontar que existem dois protocolos de conexão populares vinculados ao DNS criptografado. Eles vêm na forma de DNS sobre HTTPS e DNS sobre TLS . Existem alguns que suportam DNSCrypt , mas este é um protocolo mais antigo, portanto, pode não ser capaz de proteger a conexão DNS da melhor maneira possível.

Ainda assim, você pode descobrir por si mesmo testando cada opção para ver qual funciona melhor para você a longo prazo.

Quando usar DNS criptografado?

Qual é o melhor momento para usar DNS criptografado? Se um DNS criptografado não for usado, os hackers podem manipulá-lo para navegar em um site falso projetado para coletar seus dados pessoais. Portanto, se você deseja continuar navegando na Web em um ambiente seguro e uma maneira básica de contornar os firewalls em uma tentativa de desbloquear o acesso aos sites que você especificar, um DNS criptografado é seu melhor amigo.

Existem serviços que oferecem uma maneira de bloquear rastreadores encontrados ao navegar na web. O problema é que, se você usar uma extensão para seu navegador que bloqueia rastreadores online, não há necessidade de usar esses serviços em primeiro lugar.

Além disso, se você optar por usar um DNS criptografado, poderá achar difícil usar um serviço VPN ao mesmo tempo, e não importa se estiver usando um smartphone ou um computador. Às vezes, é melhor usar DNS não criptografado, mas você deve descobrir quando fazê-lo e se a melhor decisão está sendo tomada naquele momento.

Quais são alguns dos melhores provedores de DNS criptografados?

A web está repleta de vários serviços DNS dinâmicos gratuitos que permitem que as pessoas assumam o controle de sua rede doméstica. Mas nem todos eles suportam DNS criptografado para manter as consultas de DNS privadas o tempo todo, portanto, com isso em mente, vamos mostrar alguns dos melhores provedores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem