Como configurar a Ajuda Remota para Windows 11/10

 A Ajuda Remota é um recurso do Microsoft Intune que pode ser usado para fornecer assistência remota a usuários em dispositivos Windows 11/10 em um ambiente corporativo. Nesta postagem, vamos orientá-lo nas etapas de como configurar (habilitar e configurar) a Ajuda Remota .



Como configurar a Ajuda Remota para Windows 11/10

O aplicativo Remote Help se parece muito ou tem uma função semelhante ao aplicativo Quick Assist existente no Windows, mas com algumas vantagens significativas que incluem:

  • Ele se integra ao Microsoft Endpoint Manager para fornecer assistência remota a dispositivos gerenciados.
  • Ele se integra ao Azure Active Directory para fornecer informações de autenticação e conformidade. Tanto o engenheiro de suporte de TI quanto o usuário final precisam se autenticar por meio do Azure AD.
  • Ele fornece uma melhor experiência de administrador.
  • Existem opções de comunicação com o usuário e a capacidade de trabalhar com permissões elevadas. Os direitos (que podem ser controle total da área de trabalho ou apenas visualização) que o engenheiro de suporte de TI terá dependem do controle de acesso baseado em função (RBAC) e do que o usuário final permite.

Abordaremos esse tema nos seguintes subtítulos:

  1. Requisitos
  2. Habilitar a Ajuda Remota no centro de administração do Microsoft Endpoint Manager
  3. Implantar (baixar e instalar) o aplicativo Remote Help
  4. A experiência da Ajuda Remota (usando o aplicativo para fornecer ajuda)

Agora, vamos entrar nos detalhes das etapas envolvidas.

1] Requisitos

A Ajuda Remota agora está disponível como um custo adicional para as opções de licenciamento que incluem Microsoft Endpoint Manager ou Intune. Abaixo estão os requisitos:

  • Licença do Microsoft Intune (ou uma licença da qual o Intune faz parte, como EMS E3/E5).
  • Licença de Ajuda Remota (complemento premium) para usuários finais e engenheiros de suporte de TI.
  • Os endpoints precisam executar o Windows 11 ou o Windows 10.
  • O aplicativo Remote Help precisa ser instalado em ambos os lados.
  • A porta 443 (https) precisa estar aberta no endereço especificado nesta  documentação da Microsoft .

2] Habilite a Ajuda Remota no centro de administração do Microsoft Endpoint Manager

Antes de usar o Remote Help, o recurso deve ser habilitado para o inquilino. Depois de habilitado para o locatário, ele pode ser usado para fornecer assistência remota. Para habilitar a Ajuda Remota para o locatário, siga estas etapas:

  • Faça login em endpoint.microsoft.com .
  • No centro de administração do Microsoft Endpoint Manager, navegue até Administração do locatário > Ajuda remota > Configurações .
  • Clique em Configurar .
  • Na página que se abre, defina a opção Ativar ajuda remota como Ativado .
  • Em seguida, defina a opção Permitir ajuda remota para dispositivos não registrados como Permitido ou Não permitido de acordo com sua necessidade.
  • Clique em  Salvar .

3] Implante (baixe e instale) o aplicativo Remote Help

O aplicativo Remote Help precisa ser instalado em ambos os lados (suporte de TI e usuário final). O aplicativo pode ser baixado do site da Microsoft em aka.ms/downloadremotehelp . Para implantar o aplicativo com o Microsoft Intune, você precisa criar um pacote Win32 conforme descrito nesta documentação da Microsoft . Isso permitirá que o administrador de TI crie um método de instalação flexível para disponibilizar o aplicativo Remote Help para os usuários.

Depois de concluído, você pode seguir as etapas abaixo para adicionar o aplicativo Win32. As etapas se concentram no programa e nas configurações de detecção específicas do aplicativo Remote Help.

  • Entre no portal devicemanagement.microsoft.com .
  • Navegue até Aplicativos  >  Windows  >  Aplicativos do Windows .
  • no  Windows | Na página de aplicativos do Windows  , clique em  Adicionar  >  Aplicativo do Windows (Win32) .
  • Clique em Selecionar .
  • Na  página Informações do aplicativo , selecione o arquivo .intunewin  recém-criado   e clique em  Avançar .
  • Na página expandida  de informações do aplicativo  , especifique pelo menos um  Nome ,  Descrição  e  Editor .
  • Clique em Avançar
  • Na  página Programa , especifique o comando de instalação com o comando abaixo. O parâmetro acceptTerms diferencia maiúsculas de minúsculas.
remotehelpinstaller.exe /install /quiet acceptTerms=1
  • Clique em Avançar .
  • Em  Requisitos , especifique pelo menos uma  arquitetura de sistema operacional  e  um sistema operacional mínimo .
  • Clique em Avançar .
  • Na  página Regras de detecção  , selecione  Configurar regras de detecção manualmente e especifique as seguintes regras:
    • Tipo de regra : selecione  Arquivo como o tipo de regra.
    • Caminho : Especifique  C:\Arquivos de programas\Ajuda remota como o caminho para detectar a instalação correta.
    • Arquivo ou pasta : Especifique  RemoteHelp.exe como o arquivo para detectar a instalação correta.
    • Método de detecção : Selecione  String (versão) como o método para detectar a instalação correta.
    • Operador : Selecione  maior ou igual ao operador para detectar a instalação correta.
    • Versão : Especifique a versão do  aplicativo de ajuda remota que está sendo instalado para detectar a instalação correta.
    • Associado a um aplicativo de 32 bits em clientes de 64 bits : selecione  Não .
  • Clique em Avançar .
  • Na  página Dependências  , clique em  Avançar .
  • Na  página Substituição  , clique em  Avançar .
  • Na  página Marcas de escopo  , clique em  Avançar .
  • Na  página Atribuições  , configure a atribuição para implantar o  aplicativo de ajuda remota .
  • Clique em Avançar .
  • Na  página Revisar + criar , verifique a configuração fornecida.
  • Clique em Criar .

Após a conclusão da instalação, ao iniciar o aplicativo pela primeira vez em um dispositivo gerenciado pelo Intune, você precisa fazer o seguinte:

  • Inicie o aplicativo Remote Help.
  • Clique em Entrar .
  • Depois de entrar, clique em Aceitar .

4] A experiência da Ajuda Remota (usando o aplicativo para fornecer ajuda)

Depois que a Ajuda Remota estiver habilitada no locatário e o aplicativo Ajuda Remota estiver instalado nos dispositivos dos usuários, você estará pronto para usar o aplicativo para obter assistência remota ou para fornecer assistência remota. O usuário sempre deve primeiro iniciar o aplicativo Remote Help e entrar para obter ajuda ou fornecer ajuda. O usuário que receberá ajuda deve receber um código do usuário que fornecerá ajuda, que terá que escolher entre visualizar ou assumir o controle da sessão e o usuário que obter ajuda deve permitir a sessão. A seguir estão as opções de interação disponíveis para o usuário que está prestando ajuda:

  • Selecione o monitor
  • anotar
  • Para definir o tamanho real
  • Para alternar o canal de instrução
  • Para iniciar o Gerenciador de Tarefas
  • Para pausar, retomar e parar a sessão

Para fornecer ajuda usando a Ajuda Remota, siga estas etapas:

  • Abra o aplicativo Remote Help no lado do engenheiro de suporte de TI ou no centro de administração do Microsoft Endpoint Manager nas opções do dispositivo na guia Visão geral.
  • Clique em  Obter um código de segurança .
  • No lado do usuário final, abra também o aplicativo Remote Help.
  • Digite o código de segurança fornecido pelo engenheiro de suporte de TI.
  • Clique em Enviar .
  • No lado do engenheiro de suporte de TI, você pode escolher a opção Assumir controle total  ou Exibir tela .
  • No lado do usuário final, escolha Recusar ou Permitir  para estabelecer a sessão de Ajuda Remota.

É isso!

Como corrigir o erro de Ajuda Remota Este aplicativo não está disponível para sua organização?

Após a Ajuda Remota ter sido habilitada e configurada, e os dispositivos auxiliares e auxiliados serem registrados no Intune como dispositivos corporativos, você pode receber a mensagem informando que Este aplicativo não está disponível para sua organização ao fazer logon na ferramenta de suporte. Com base nos casos relatados, isso não é um problema em si – apenas que a configuração pode levar cerca de 24 horas para ser ativada.

Qual é a diferença entre Quick Assist e Remote Help?

O Quick Assist pode ser usado para oferecer suporte a uma ampla gama de usuários, mas organizações maiores desejam mais controles de permissões para controle remoto e mais garantia de que o usuário certo está falando com a equipe de suporte de TI legítima e vice-versa. Por outro lado, os PCs precisam ser registrados no Intune , pois a Ajuda Remota não pode ser usada para oferecer suporte a pessoas que não estão no locatário da organização. A Ajuda Remota também oferece suporte a endpoints de nuvem e cogerenciados, bem como Windows 365 Cloud PCs e Azure Virtual Desktop.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

SHOPPING