O que é VoIP e como funciona?

 Você pode ter ouvido falar de VoIP e seu uso. Você deve ter se perguntado o que é e como é diferente das chamadas telefônicas normais. Por que as empresas usam VoIP para fazer suas chamadas telefônicas? Neste guia, explicamos a você O que é VoIP e como funciona ?



O que é VoIP e como funciona?

Voice over Internet Protocol (VoIP) , é uma maneira de fazer chamadas telefônicas usando a Internet em vez de uma rede telefônica. Quando você faz uma chamada telefônica usando VoIP, sua voz é convertida em pacotes de dados digitais e enviados pela Internet para a pessoa para quem você está ligando ou conectado. A pessoa do outro lado recebe a chamada em seu dispositivo e seu sistema VoIP converte os dados digitais de volta em sua voz para que possam ouvi-lo.

O VoIP pode ser usado em uma variedade de dispositivos, incluindo smartphones, laptops e desktops, desde que tenham conexão com a Internet. Alguns serviços VoIP populares incluem Zoom, Skype e Google Voice. Chamadas VoIP podem ser feitas e recebidas em qualquer lugar do mundo, desde que haja conexão com a internet. O VoIP costuma ser mais econômico e oferece mais recursos do que os sistemas telefônicos tradicionais, que cobram dos usuários, limitando as chamadas.

Características e vantagens do VoIP

VoIP nada mais é do que ligações que fazemos pela internet sem depender da rede telefônica tradicional. As características do VoIP são suas vantagens. Eles são:

 
  • Custo-benefício: o VoIP é econômico, pois depende da Internet do que de linhas telefônicas dedicadas. Você pode fazer chamadas para qualquer pessoa no mundo usando a tecnologia VoIP. Tudo o que você precisa é de uma boa conexão com a Internet, o que seria muito caro com ligações telefônicas.
  • Flexibilidade: A flexibilidade que o VoIP tem em relação aos telefones tradicionais o torna uma boa escolha. Você pode receber ou fazer chamadas em qualquer dispositivo, como computadores, celulares e tablets com conexão à Internet. Dá a vantagem de ficar conectado mesmo quando você não está em casa ou no escritório.
  • Versatilidade: sempre que você perder uma chamada usando a tecnologia VoIP, você pode receber mensagens instantâneas como os sistemas telefônicos normais, acessar correios de voz, encaminhar chamadas ou fazer chamadas em conferência, além das vantagens exclusivas que ela oferece.
  • Escalabilidade: Se você está tendo dias agitados e ocupados com o seu negócio, você pode escalar facilmente o VoIP com apenas um pensamento e alguns cliques, ao contrário dos telefones tradicionais para os quais você precisa entrar em contato com a rede telefônica.
  • Integração: você pode integrar chamadas VoIP com vários sistemas de negócios, como software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Isso permite que os usuários acessem dados importantes de clientes e negócios enquanto estão no telefone.
  • Recuperação de desastres: os sistemas VoIP podem ser configurados para redirecionar automaticamente as chamadas para outro local no caso de um desastre natural ou outras emergências que interrompam o serviço telefônico. Isso ajuda a garantir que as empresas possam permanecer conectadas e continuar operando mesmo diante de desafios imprevistos.

Desvantagens do VoIP

Embora o VoIP tenha muitas vantagens, ele também apresenta algumas desvantagens. Eles são:

  • Dependência de conectividade com a Internet: o VoIP requer uma conexão estável e confiável com a Internet para funcionar corretamente. Se a internet cair, você não poderá fazer ou receber chamadas, nem mesmo mensagens de texto. Todo o sistema entra em colapso em caso de problemas com a conexão com a Internet. A tecnologia VoIP não precisa apenas da internet, mas também de uma fonte de alimentação constante para que o VoIP funcione.
  • Qualidade: A qualidade de uma chamada VoIP pode ser afetada pela velocidade e confiabilidade de sua conexão com a Internet. As chamadas podem estar sujeitas a atrasos e queda de conexão, e as vozes podem ser distorcidas ou atrasadas se a conexão com a Internet for estável ou suficiente para fazer as chamadas. Para manter a boa qualidade das chamadas, você deve manter uma boa conectividade com a Internet, o que seria difícil se você estivesse em um local remoto, longe dos hubs de conectividade.
  • Segurança: as chamadas VoIP são transmitidas pela Internet, o que significa que são potencialmente vulneráveis ​​a hackers e outras ameaças cibernéticas. Para garantir a segurança das chamadas VoIP, é importante usar criptografia e protocolos seguros. Mesmo que você confie em grandes tecnologias, não há garantia de que os dados não vazem.
  • Compatibilidade: Alguns sistemas telefônicos mais antigos podem não ser compatíveis com VoIP. Isso pode ser um problema para empresas que desejam mudar para VoIP, mas possuem equipamentos mais antigos que não estão prontos para substituir. Você precisa atualizar regularmente seus dispositivos ao longo do tempo.
  • Chamadas de emergência: em alguns casos, as chamadas VoIP podem não conseguir se conectar a serviços de emergência como o 911 nos EUA ou podem não ser roteadas para o local correto. É importante que as empresas que usam VoIP tenham um plano para lidar com chamadas de emergência para salvar vidas ou proteger pessoas em caso de emergências imprevistas.
  • Conformidade regulamentar: dependendo do país ou região, pode haver requisitos regulamentares para empresas que usam VoIP que devem ser seguidos. Por exemplo, alguns países exigem que as empresas registrem seus números de telefone VoIP ou paguem taxas para usar o serviço.

Estas são as várias vantagens e desvantagens da tecnologia VoIP.

Você precisa de equipamento extra para usar o VoIP?

Na verdade, não. Para usar a internet, todos nós temos roteadores que emitem sinais WiFi. Você pode usar seu smartphone com ou sem fone de ouvido para fazer chamadas VoIP usando Zoom, Skype, WhatsApp ou outros aplicativos que permitem fazer chamadas usando a conectividade com a Internet. Você também pode usar seu laptop ou computador que se conecta à internet e pode usar seus fones de ouvido como um dispositivo de áudio. Não há requisitos especificados para o equipamento fazer chamadas em VoIP.

O WhatsApp é uma chamada VoIP?

Sim. Como o WhatsApp usa a internet para fazer ou receber chamadas, bem como mensagens de texto, podemos dizer que uma chamada no WhatsApp é uma chamada VoIP. Você já deve ter notado a distorção nas ligações ou a má qualidade das ligações no WhatsApp quando não tem conectividade adequada com a internet. Isso tudo se resume a dizer que o WhatsApp é uma chamada VoIP.

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