Como sei qual guia do Chrome está usando mais memória?

 Deseja saber qual guia do Chrome está usando mais memória no seu computador com Windows? O Chrome é bastante conhecido por ocupar muitos recursos do sistema. Na verdade, se você tiver várias guias abertas no Chrome e der uma olhada no Gerenciador de Tarefas, ele pode mostrar 100% de RAM, CPU ou uso de disco pelo Chrome.



Para lidar com esse problema, o Google está constantemente lançando novos recursos. Ele introduziu recentemente 2 desses recursos experimentais, conhecidos como modo de economia de energia e modo de economia de memória , para otimizar o navegador para usar menos bateria e RAM em laptops, tablets e outros dispositivos operados por bateria.

No entanto, apesar desses recursos, às vezes é importante fechar as guias manualmente para liberar recursos do sistema. Mas a questão permanece - como você saberia qual guia está usando mais memória, para poder fechar essas guias e recuperar os recursos do sistema? Bem, este post vai orientá-lo sobre como identificar essas guias.

Como sei qual guia do Chrome está usando mais memória?

Quando você instala muitas extensões no Chrome ou configura configurações incorretas do navegador, o uso de recursos geralmente aumenta . Identificar as guias corretas que estão realmente drenando a memória pode ajudá-lo a eliminá-las e melhorar o desempenho do sistema. O Gerenciador de Tarefas do Windows é uma ferramenta valiosa para saber a porcentagem de recursos do sistema ocupados por diferentes processos do Chrome. No entanto, ele mostra apenas várias entradas do processo Chrome.exe e não informa qual processo pertence a qual guia no Google Chrome.

Nesta postagem, mostraremos como identificar guias com alto uso de memória usando os 2 métodos a seguir:

  1. Usando o gerenciador de tarefas integrado do Chrome
  2. Usando os dados de diagnóstico do sistema do Chrome

Vamos ver isso em detalhes.

1] Use o Gerenciador de Tarefas do Chrome para identificar guias com alto uso de recursos

O Google Chrome vem com seu próprio Gerenciador de Tarefas . Ele permite que você saiba quais páginas da web ou extensões estão drenando seus recursos e permite que você feche os processos associados a elas. Para abrir o Gerenciador de tarefas no Google Chrome, você pode clicar em Menu > Mais ferramentas > Gerenciador de tarefas ou simplesmente pressionar Shift+Esc no teclado.

A janela do Gerenciador de Tarefas que se abre mostrará as seguintes informações por padrão:

  • Tarefa : esta coluna lista todos os processos em execução no navegador Chrome, incluindo processos associados a conteúdo acelerado por GPU, guias abertas (ou páginas da Web), extensões e outros processos no nível do sistema, como rede e serviço de áudio.
  • Ocupação da memória : esta coluna informa quanta RAM é usada por cada um dos processos.
  • CPU : esta coluna mostra qual parte dos recursos da CPU (em porcentagem) está sendo consumida por processos individuais.
  • Rede : Esta coluna mostra quantos dados são usados/transferidos por cada processo. Por exemplo, para guias com streaming de áudio ou vídeo, mostrará a taxa de download de dados.
  • ID do processo : esta coluna lista o ID exclusivo fornecido a cada processo pelo seu sistema.

Além dessas informações padrão, você pode visualizar informações adicionais, como perfil, tempo de CPU, cache de imagem, cache CSS, prioridade do processo etc. , clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar da janela do Gerenciador de tarefas.

Agora, indo direto ao ponto, para saber qual guia do Chrome está usando mais memória, você pode classificar a lista de processos pela coluna Ocupação da memória . Isso colocará a guia com o maior consumo de memória no topo. Selecione a linha que lista a guia (deixe as linhas superiores com os processos do sistema) e clique no botão Finalizar processo no canto inferior direito para fechar a guia e liberar memória do sistema.

2] Use os dados de diagnóstico do sistema Chrome para identificar guias com alto uso de recursos

O próximo método envolve investigar os recursos ocultos do Chrome. O Google Chrome oferece algumas configurações e sinalizadores ocultos que podem ser acessados ​​para examinar seus recursos experimentais e opções de configuração avançadas. Além disso, também dá acesso a dados de diagnóstico do sistema que contêm informações úteis sobre o sistema no qual está sendo usado.

Abra uma nova guia do Chrome e copie e cole chrome://system/ na barra de endereços. Em seguida, clique no botão Expandir ao lado da opção mem_usage_with_title no lado esquerdo.

Isso listará todas as guias abertas no Chrome com seus títulos de página da web e uso de memória. Os dados já estão classificados do maior para o menor, para que você possa ver qual guia está usando mais memória . Os dados também mostram o uso de memória por extensões do Chrome e outros processos relacionados ao sistema.

Depois de encontrar as guias problemáticas, você pode fechá-las manualmente para liberar recursos do sistema. Além disso, você pode usar essas dicas para reduzir o uso de recursos do Chrome.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem