A privacidade online é um dos principais problemas que enfrentamos hoje em dia. Desde o que vemos na internet até nossas preferências de compra, tudo é influenciado online por anúncios ou conteúdo. Nossas informações pessoais também estão disponíveis gratuitamente na internet por meio de plataformas de mídia social e outros produtos online que usamos. É realmente possível manter a privacidade online? Felizmente, sim. Podemos proteger nossa privacidade e ficar seguros na internet. Neste guia, mostramos maneiras de proteger sua privacidade nas mídias sociais e na Internet .
Que informações compartilhamos nas redes sociais e na internet?
Compartilhamos muitas informações nas redes sociais e na internet sem saber. Inclui nossas informações pessoais como:
- Nome completo
- Fotos de você e sua família
- sua data de nascimento
- Detalhes educacionais
- Detalhes do empregador e do emprego
- Nomes de seus animais de estimação
- Localização de sua casa e escritório e os lugares que você frequenta
- Seu número de contato e endereço de e-mail
- Seus interesses e gostos, como filmes, esportes, etc.
- Suas afiliações religiosas e políticas
Informações como essa são suficientes para enganá-lo se você não for cuidadoso na internet. Além disso, as empresas fazem cartazes atraentes com brindes para você responder suas pesquisas que fornecem muito mais informações do que você pode imaginar.
Por que a privacidade nas mídias sociais é importante?
As mídias sociais e a internet oferecem uma oportunidade para que todos expressem sentimentos, atualizem os acontecimentos de suas vidas, etc. Até compartilhamos nossas fotos nas mídias sociais. Quando compartilhamos algo relacionado à nossa vida, não sabemos quantas pessoas estão visualizando nossos uploads. Você não tem controle sobre os dados que compartilha.
Para retomar o controle das informações e dados que você compartilha online, você precisa de privacidade. Cada plataforma tem diretrizes de privacidade e recursos para proteger sua privacidade. Você pode usá-los e retomar o controle de seus dados. Embora 100% de privacidade não seja possível, algo é melhor do que nada.
Se você é funcionário de uma empresa e compartilha uma opinião sobre algum partido político ou alguém que vai contra as políticas de sua empresa, seu emprego e sua carreira estarão em risco. Existem muitos exemplos de pessoas que perderam o emprego por causa do conteúdo que compartilham nas redes sociais e na internet. Assumir o controle de sua privacidade é o aspecto mais importante do uso da Internet.
Se você não for cuidadoso nas mídias sociais e na Internet, poderá ser vítima de:
- Golpes de phishing : você pode receber mensagens ou e-mails com ótimas ofertas de produtos que deseja comprar ou links clickbait, que podem comprometer sua segurança online, bem como os dados em seus dispositivos. Você pode até perder dinheiro de suas contas.
- Ataques de malware : se você clicar em links que recebe em seu e-mail ou dispositivos, ele pode baixar malware ou ransomware em seus dispositivos e bloquear seus arquivos. Os golpistas colocarão um arquivo de texto para pagar algum valor a algumas contas de maneira não rastreável para desbloquear seus arquivos.
- Mineração de dados : com o tipo de informação que você compartilha online, você pode ser bombardeado com informações e conteúdos influentes que podem mudar ou fortalecer sua opinião sobre algo.
Como proteger sua privacidade nas mídias sociais e na Internet
Se você deseja proteger seus dados online e ficar longe de golpes que acontecem diariamente na internet, você pode usar as seguintes maneiras de proteger sua privacidade.
Vamos aos detalhes de cada um.
1] Leia atentamente os termos do site
Cada site ou plataforma de mídia social que você usa na Internet possui termos e condições, bem como diretrizes de privacidade. Você precisa lê-los e entendê-los cuidadosamente para não colocar suas informações online. Os termos e condições ou as diretrizes de privacidade contêm quais dados o site coleta de você e como ele usa os dados coletados. Recomenda-se reservar algum tempo para ler esses termos antes de se espalhar nas mídias sociais para proteger sua privacidade online.
2] Pense duas vezes antes de compartilhar informações confidenciais
Sempre que quiser compartilhar alguma informação pessoal, pense duas vezes antes. Pense se é necessário compartilhar essas informações e que mudança ocorreria se você não compartilhasse essas informações confidenciais. Existem muitos golpes que ocorrem online com base nas informações confidenciais que você compartilha. Você precisa estar ciente de todas as coisas antes de compartilhar informações confidenciais nas mídias sociais e na Internet.
3] Limite o compartilhamento de mídia online
Compartilhamos muitas fotos e vídeos online. Se você é alguém que compartilha regularmente fotos e outras mídias que contêm muitas informações, você precisa parar se quiser proteger sua privacidade. A mídia contém muitos detalhes do que os escritos. Ao compartilhar mídia, você não apenas põe em risco sua privacidade, mas também a de seus familiares.
4] Ajuste os controles de privacidade nas plataformas de mídia social
Todas as principais plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, etc., têm recursos para tornar sua conta privada e outras configurações de privacidade. Você precisa usá-los para se manter seguro e proteger sua privacidade nas redes sociais. Torne seu perfil privado, para começar.
5] Pare de marcar outras pessoas nas redes sociais
Pare de marcar outras pessoas com as coisas que você compartilha nas redes sociais. Marque outras pessoas apenas se for absolutamente necessário. Se alguém for uma pessoa privada e você marcar essa pessoa em suas postagens, a privacidade dela será comprometida. Você precisa estar ciente disso antes de marcar alguém.
6] Não aceite pedidos de amizade de estranhos
Vemos muitas solicitações de amizade ou seguimos solicitações se nossa conta for privada. Você precisa aceitar pedidos de pessoas que você conhece. Evite aceitar amigos ou seguir pedidos de estranhos, pois é uma das principais preocupações de manter a privacidade.
7] Crie senhas fortes
As senhas são portas de entrada para seus perfis ou contas online. Você precisa parar de usar senhas gerais como 1234, senha, etc. em suas contas. Crie uma senha forte que contenha letras, números e caracteres especiais . Não use a mesma senha para todas as contas e altere as senhas regularmente para se manter seguro online.
8] Use autenticações de 2 fatores
Cada conta online ou de mídia social possui recursos para habilitar a autenticação de dois fatores . Mesmo que alguém saiba sua senha, será difícil fazer login em sua conta se você habilitar a autenticação de dois fatores. Use um aplicativo confiável de autenticação de dois fatores, como Microsoft Authenticator, Authy, etc.
9] Não dê permissão para aplicativos que você instala
Cada aplicativo que você instala em seu celular pede certas permissões como localização, detalhes de contato, galeria, etc. Você precisa estar ciente de quais permissões você dá aos aplicativos. Se um aplicativo solicitar permissões não relacionadas à sua funcionalidade, você precisará desinstalá-lo de seus dispositivos para proteger sua privacidade.
10] Desligue sua localização
Crie o hábito de desligar sua localização quando não for necessário. Ligue-o apenas quando quiser encontrar uma rota para um local ou para outros fins. Você precisa ter cuidado com suas permissões de localização.
11] Não clique em links que você não confia
Recebemos vários e-mails todos os dias. Isso inclui e-mails de spam. A maioria deles vai diretamente para a pasta de spam, mas alguns não. Se você abri-los e clicar nos links fornecidos nesses e-mails, pode ser feito o download de malware ou um ataque de phishing. Não abra e-mails ou links que não sejam relacionados a você.
12] Evite usar conexões públicas de internet
Conexões de internet públicas e pontos de acesso são centros de mineração de dados ou outros ataques. Use conexões públicas de internet apenas se for absolutamente necessário. Além disso, não faça pagamentos ou faça login em suas contas em uma conexão pública, pois isso pode levar a phishing e outros golpes.
13] Use antivírus e VPN em seus dispositivos
Juntos, antivírus e VPN oferecem boa proteção na Internet. O antivírus bloqueia links de spam ou links maliciosos e a VPN protege seu tráfego e o criptografa através dos túneis. Existem muitos programas antivírus gratuitos e programas VPN disponíveis para proteger seus dispositivos.
14] Atualize o software que você usa regularmente
Bugs no software que você instala também colocam em risco os dados e sua privacidade. Você precisa atualizá-los regularmente para evitar tais acontecimentos. Defina os programas para atualizar automaticamente quando uma nova atualização estiver disponível.
15] Não instale software em que não confia
Nunca instale software em que não confia. Existem muitas ferramentas online que podem ajudá-lo a realizar muitas tarefas sem instalar software. Além disso, não baixe e instale programas piratas, pois eles podem conter malware que pode comprometer seus dispositivos e seus dados neles.
Estas são as diferentes maneiras que você pode usar para proteger sua privacidade nas mídias sociais e na Internet.
Qual é a maneira mais eficaz de proteger a privacidade?
A maneira mais eficaz de proteger sua privacidade nas mídias sociais e na Internet é usar o bom senso. Você precisa estar ciente de tudo o que compartilha, links em que clica, etc. Com bom senso, você pode evitar muitas fraudes e golpes online. O bom senso junto com uma mentalidade atenta é uma combinação mortal para se proteger na internet.