O GNU Image Manipulation Program (GIMP) é um software de edição de imagens multiplataforma gratuito e de código aberto. O GIMP possui muitos recursos avançados, como alguns dos principais softwares de edição gráfica, por isso é usado por profissionais e amadores. Com é uma alternativa gratuita para alguns dos principais softwares gráficos pagos disponíveis. O GIMP também pode se conectar ao seu scanner para que você possa digitalizar diretamente para o GIMP. Seria bom aprender como fazer com que o GIMP reconheça seu scanner para que você possa digitalizar uma imagem.
Como digitalizar uma imagem com o Gimp
Um recurso interessante do GIMP é sua capacidade de se conectar a um scanner. Se o scanner tiver um driver compatível com TWIN, ele poderá ser conectado ao GIMP. TWAIN é uma interface de programa aplicativo e protocolos de comunicação que permitem a comunicação entre software e dispositivos de imagem, como scanners, câmeras, etc. Existem algumas etapas que podem ser seguidas para garantir que o GIMP reconheça seu scanner.
1] Obtenha um scanner compatível com TWAIN
Com tantos scanners disponíveis, os fabricantes precisam de uma maneira de garantir que seus dispositivos possam se conectar ao software e se comunicar adequadamente. A API TWAIN vai entre o scanner e o software, permitindo que eles se comuniquem. Sempre que for comprar um scanner, você pode garantir que o scanner seja compatível com TWAIN.
Se você tiver uma impressora mais antiga que comprou antes de aprender isso, poderá obter um software compatível com TWAIN no site do fabricante do scanner. O fabricante do scanner pode ter atualizações em seu site, então você precisa atualizar se o seu scanner atual não for compatível com TWAIN.
2] Configure o scanner no GIMP
Esta é a etapa que ajudará quando você estiver pronto para conectar o scanner ao GIMP porque atualizou o software do scanner ou possui um novo scanner compatível com TWAN.
Para iniciar a conexão, verifique se o scanner está conectado ao computador e se está ligado. No GIMP, vá para File , Create e Scanner/camera .
Você verá a janela Selecionar fonte aparecer. Você verá o scanner ou scanners disponíveis exibidos. Escolha o scanner que deseja e pressione Selecionar .
A página de configuração do scanner aparecerá para você escolher as configurações que deseja para a digitalização. Você pode alterar a resolução de digitalização do documento pressionando a seta suspensa em Resolução. Você pode então selecionar a resolução desejada para o documento digitalizado. Você pode fazer outros ajustes para atender às suas preferências.
3] Escanear
Quando terminar a configuração, você pode pressionar PreScan ou Iniciar. O PreScan digitalizará o documento, mas será apenas uma visualização para que você possa ver qual será o resultado da digitalização e poderá refazê-lo. Se estiver satisfeito com o PreScan, pressione Iniciar para digitalizar com essas configurações. A imagem será digitalizada e o resultado colocado no GIMP. Se você pressionar Iniciar sem fazer o PreScan primeiro, o documento será digitalizado e colocado no GIMP sem fornecer uma visualização.
4] Salve
O próximo passo é salvar a imagem antes de fazer qualquer outra coisa. Isso é importante porque a imagem pode se perder se houver um problema no PC. Para salvar a imagem, vá em Arquivo e em Salvar .
A caixa Salvar como Diálogo aparecerá. nomeie o arquivo e salve-o como um arquivo GIMP (.xcf).
O GIMP não está reconhecendo meu scanner
O GIMP pode não reconhecer o scanner por alguns motivos. Independentemente de o scanner ser novo ou usado, um dos itens a seguir pode estar causando o problema.
- O scanner não possui driver compatível com TWAIN. Isso pode ser resolvido verificando se há uma versão mais recente do driver do scanner no site do fabricante. A atualização do driver pode corrigir esse problema.
- O Windows pode precisar de atualização, se o Windows não tiver drivers atualizados, isso pode fazer com que o GIMP não reconheça o scanner. Corrija esse problema atualizando o Windows.
- Pode haver um problema com o cabo se o scanner usar um cabo ou pode haver um problema com hardware ou software sem fio. Certifique-se de que o cabo USB esteja conectado corretamente e não esteja danificado. Execute a solução de problemas na placa sem fio para garantir que ela esteja funcionando corretamente. Certifique-se de que os drivers estejam atualizados.
O GIMP não reconhece mais o scanner após a atualização
Se você se deparar com o problema de seu scanner não aparecer mais no GIMP após a atualização do GIMP, você pode tentar algumas coisas.
- Verifique o site do fabricante do scanner para ver se há uma atualização para o software do scanner. Além disso, verifique se há problemas conhecidos declarados em seu site ou em sua comunidade e o que está sendo feito para resolvê-los.
- Se não houver atualizações para o software do scanner, tente desinstalar e reinstalar o software do scanner.
- Verifique se o Windows está atualizado.
Para que serve o GIMP?
GIMP significa GNU Image Manipulation Program. Ele pode ser usado para retoque de fotos, composição de imagens e criação de imagens. Ele pode ser usado para pintura, retoque de fotos de alta qualidade, sistema de processamento em lote online, renderização de imagem de produção em massa e conversor de formato de imagem. O GIMP é expansível para que possa usar outros plugins e extensões. Isso permite que ele obtenha mais recursos adicionados a ele.
Por que o GIMP é tão popular?
O GIMP é gratuito e pode ser usado para fazer gráficos de alta qualidade. O GIMP também é popular porque é de código aberto e qualquer pessoa com conhecimento de codificação pode adicionar seus próprios recursos ao GIMP para torná-lo mais confortável para eles.