Ofertas do dia da Amazon!

Como usar o Modo de Eficiência no Windows 11 para reduzir a utilização de recursos

 O Modo de Eficiência do Gerenciador de Tarefas é um novo recurso do Windows 11 projetado para limitar o uso de recursos do sistema (principalmente CPU) por processos em segundo plano que estão ociosos ou não são usados ​​ativamente por programas aplicativos. É semelhante ao modo Eco, introduzido pela Microsoft no Windows 10.



Quando os processos ociosos continuam a usar os recursos do sistema, menos recursos são alocados para os aplicativos que precisam deles, o que resulta em capacidade de resposta mais lenta em primeiro plano, menor duração da bateria, ruído mais alto do ventilador e temperaturas mais altas. O Modo de eficiência tenta corrigir esse problema reduzindo a prioridade da CPU e o consumo de energia de processos individuais. Também ajuda a identificar programas que já podem estar sendo executados no modo de eficiência, como o Microsoft Edge, que é executado no modo de eficiência por padrão.

Neste artigo, veremos como usar o Modo de Eficiência no Windows 11 para reduzir a utilização de recursos. Esse recurso está disponível no novo Gerenciador de Tarefas do Windows 11 e faz parte da atualização do Windows 11 2022 versão 22H2.

Como usar o Modo de Eficiência no Windows 11

Todos os processos do Windows têm uma 'prioridade', que é usada para determinar sua importância e a quantidade de CPU alocada para eles. Quando o modo de eficiência é ativado para um processo, sua prioridade básica é reduzida para evitar que ele interfira em outros processos ativos com prioridade mais alta. O modo de eficiência também coloca o processo no modo 'EcoQoS' para permitir que ele seja executado com eficiência de energia. Com EcoQoS, o processo consome a menor quantidade de energia da CPU. Isso garante que um 'headroom térmico' seja salvo para outros processos importantes que precisam ser executados primeiro.

Como habilitar o modo Eficiência

Veja como você pode habilitar o Modo de Eficiência no seu Windows 11PC:

    1. Abra o Gerenciador de Tarefas .
    2. Acesse a guia Processos .
    3. Expanda a árvore de processos para o aplicativo desejado clicando no ícone expandir/recolher ( > ).
    4. Selecione um processo e clique na opção Modo de eficiência na parte superior da janela do Gerenciador de tarefas. Como alternativa, você pode clicar com o botão direito do mouse no processo desejado e selecionar Modo de eficiência.
    5. Clique no botão Ativar modo de eficiência na janela de confirmação que aparece.

Isso ativará o Modo de eficiência para o processo selecionado.

 

Você também pode verificar quais processos estão usando o Modo de Eficiência observando a coluna 'Status'. Os processos que tiverem esse recurso ativado exibirão um rótulo 'Modo de eficiência' próximo a eles. O processo pai também mostrará um ícone de folha caso algum de seus processos filhos tenha o Modo de Eficiência ativado.

Observação: para alguns processos, a opção Modo de eficiência pode estar esmaecida . Esses são os principais processos do Windows e alterar a prioridade padrão de tais processos pode afetar negativamente o seu PC.

Como desativar o modo Eficiência

A opção Modo de eficiência no Gerenciador de tarefas funciona como um botão de alternância. Portanto, você pode desativá-lo para qualquer processo simplesmente selecionando o processo e clicando em Modo de eficiência na barra de comandos da janela do Gerenciador de tarefas. Você também pode fazer isso desmarcando a opção Modo de eficiência no menu de contexto do processo.

É assim que você pode usar o Modo de eficiência no Windows 11 para reduzir a utilização de recursos. Espero que você ache este post útil. Continue seguindo este espaço para mais dicas e truques do Windows.

O que é o modo Eficiência no Gerenciador de Tarefas do Windows?

O modo de eficiência é um novo recurso do Windows 11 que permite aos usuários executar processos ociosos em segundo plano com baixa prioridade, consumindo menos energia da CPU para aumentar a capacidade de resposta em primeiro plano, melhorar a duração da bateria, reduzir o ruído térmico e reduzir o estresse na CPU. É semelhante ao modo Eco, disponível no sistema operacional Windows 10. Ambos os recursos fazem parte da iniciativa de Software Sustentável da Microsoft .

O modo de eficiência foi projetado para reduzir o estresse da CPU e prolongar a vida útil da bateria dos dispositivos Windows 11. Se você tiver vários processos em execução no sistema, colocar alguns dos processos ociosos em segundo plano no modo de eficiência pode melhorar o desempenho do sistema. No entanto, para alguns processos, você pode não notar nenhuma mudança significativa. Alguns programas podem até travar – como aconteceu comigo com o SnagIt. Portanto, você terá que verificar se o modo de eficiência funciona com qual processo.

Você pode ativar o modo Eficiência no Windows 11 para aplicativos ou processos individuais por meio do Gerenciador de Tarefas do Windows. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar para abrir o menu WinX e selecione a opção Gerenciador de Tarefas. Em seguida, vá para a guia Processos. Expanda a árvore de processo de um aplicativo clicando no ícone expandir/recolher (>). Selecione o processo desejado e clique na opção modo de eficiência na área da barra de comandos. Você também pode clicar com o botão direito do mouse em um processo e selecionar a opção Modo de eficiência para ativá-lo para o processo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem