Se você não estiver executando nenhum aplicativo enquanto o Gerenciador de Tarefas mostra continuamente que você usa mais de 70% de sua RAM, seu PC tem um problema de alto uso de Memória/RAM . Idealmente, é normal observar 30-40% de uso de RAM em seu PC quando nada está sendo executado, pois essa quantidade de RAM é necessária para executar o sistema operacional Windows e outros processos em segundo plano. No entanto, o alto uso contínuo de RAM geralmente indica problemas. Então, qual é o problema de alto uso de memória / RAM? Como você sabe que seu PC tem um problema?
Por que meu uso de RAM é tão alto quando nada está sendo executado?
O problema de alto uso de RAM está relacionado principalmente à superlotação de muitos processos internos.
A memória do seu PC inclui RAM (Random Access Memory), ROM (Read Only Memory) e Cache. A RAM permite que os dados sejam lidos e gravados a qualquer momento e esse processo geralmente é rápido.
Os dados armazenados na RAM são temporários e quando você desliga seu PC, o uso de memória se torna 0. No entanto, quando seu PC está LIGADO, os serviços de segundo plano usarão a memória. A porcentagem de uso de memória decide o desempenho do seu PC e, se for muito alta, reduz o desempenho do PC.
Portanto, o uso anormal de RAM deve ser verificado.
Como o problema de alto uso de RAM afeta seu PC
PCs com problemas de alto uso de RAM sofrem congelamentos frequentes assim que você abre um aplicativo ou tenta carregar um jogo com uso intensivo de memória. Às vezes, você pode ver o erro – “ Seu computador está com pouca memória ” aparecendo também. Fique atento aos seguintes outros sintomas que ocorrem devido a problemas de alto uso de RAM.
- A resposta do PC torna-se extremamente lenta
- Os aplicativos não respondem ou abrem com lag
- A transferência de arquivos consome um tempo extraordinário
- O processo de download ou upload de arquivos trava
Possíveis razões para alto uso de RAM
- O PC tem muitos programas que iniciam durante a inicialização
- Potencial ataque de vírus
- Hack de registro
- Mau funcionamento do sistema de arquivos do disco
- Executando vários aplicativos com grande uso de memória
- Memória insuficiente
Como verificar o uso de RAM no seu PC com Windows 11/10
Agora que você sabe o que é alto uso de RAM, veja como você pode verificar o uso de memória no seu PC com Windows 11/10. Aqui está como fazê-lo.
Pressione as teclas Ctrl + Alt + Del e selecione Gerenciador de Tarefas para abri-lo.
Por padrão, você está na guia Processos. Continue nesta seção e verifique a coluna em Memória.
Assim, você pode encontrar a porcentagem de uso de memória do seu PC com Windows 11/10. Conforme você rola mais para baixo, você pode encontrar o consumo de memória em relação a cada serviço/aplicativo que está sendo usado pelo PC.
Se você precisar solucionar mais problemas, poderá usar o RAMMap , um utilitário de análise de uso de memória da Sysinternals.
Como corrigir o problema de alto uso de RAM do Windows 11/10
Já abordamos como corrigir 100% de disco, CPU alta, memória ou uso de energia no Windows 11/10. Aqui estão algumas sugestões adicionais:
- Desabilitar dicas e sugestões no Windows
- Desativar o Superfetch do host de serviço
- Desative serviços de terceiros indesejados
- Desative os aplicativos de inicialização desnecessários
- Definir hack de registro
- Aumente a memória virtual através do Registry NDU
- Aumente a memória física
Vejamos essas soluções com mais detalhes.
1] Desative dicas e sugestões no Windows 11/10
O recurso de dicas e sugestões no seu sistema operacional Windows 11/10 pode ser o motivo pelo qual o uso de RAM é tão alto quando nada está em execução. Desabilitar as Dicas e Sugestões para categorias específicas pode reduzir o uso de RAM enquanto o PC estiver ocioso.
Aqui está como desabilitar dicas e sugestões no Windows 11/10.
- Abra Configurações > Sistema > Notificações
- Role para baixo até a parte inferior das Notificações e desative as seguintes opções.
- Oferecer sugestões sobre como posso configurar meu dispositivo
- Obter dicas e sugestões ao usar o Windows
- Mostre-me a experiência de boas-vindas do Windows após as atualizações e, ocasionalmente, quando eu entrar para destacar o que há de novo e sugerido
- Reinicie o seu PC para que as alterações tenham efeito.
2] Desative o Superfetch do host de serviço
O Service Host Superfetch é um serviço interno do Windows que prevê quais aplicativos você executará em seguida e pré-carrega os dados necessários em sua memória para que eles sejam carregados mais rapidamente. A Supertech também carrega os dados para os arquivos de inicialização, garantindo que os programas gerais sejam iniciados muito mais rapidamente e o Windows inicialize mais rapidamente.
Dito isto, o Superfetch também pode às vezes impedir o desempenho, causando alto uso da CPU, drenando sua memória (RAM) e sobrecarregando seu disco rígido. Isso acontece quando o Superfetch se antecipa e carrega muitos aplicativos, drenando desnecessariamente os recursos do PC.
Portanto, se você perceber que seu uso de RAM é alto quando nada está sendo executado de forma significativa, tente desabilitar o recurso Superfetch. Aqui está como você pode desativar o Superfetch no Windows 11.
- Procure e abra os Serviços
- Encontre o serviço SysMain , clique com o botão direito nele e selecione Propriedades .
- Em seguida, clique no menu suspenso para Tipo de inicialização e selecione Desativado .
- Clique em Aplicar e em OK para salvar as alterações. Reinicie o seu PC para que as alterações tenham efeito.
3] Desative serviços de terceiros indesejados
Às vezes, os serviços em segundo plano de terceiros podem ser o motivo pelo qual o uso de RAM é tão alto quando nada está em execução. Sem avisar, eles continuam sendo executados em segundo plano, mesmo quando o aplicativo não está realmente em execução.
Portanto, antes de tentar mais correções, vale a pena verificar esses serviços de terceiros e desativá-los por meio da Configuração do sistema. Aqui está como fazê-lo.
- Digite msconfig na pesquisa e clique para abrir a configuração do sistema .
- No pop-up Configuração do sistema , selecione a guia Serviços.
- Em seguida, você deve habilitar a caixa de seleção para Ocultar todos os serviços da Microsoft para que você não desabilite acidentalmente os serviços do sistema necessários.
- Depois que os Serviços da Microsoft forem filtrados, você poderá visualizar a lista de serviços de terceiros. Desative os que são desnecessários e possivelmente você não reconhece, pois eles estavam sentados silenciosamente sem sua atenção.
- Clique em Aplicar e OK para fechar a janela. Reinicie o seu PC para que as alterações tenham efeito.
4] Desative os aplicativos de inicialização desnecessários
Uma das razões para o alto uso de RAM pode ser aplicativos de inicialização desnecessários. A desativação de aplicativos de inicialização desnecessários diminuirá efetivamente a carga do sistema, economizando bastante espaço de memória da CPU. Aqui está como você pode fazer isso.
- Pressione as teclas Ctrl + Alt + Del e selecione Gerenciador de Tarefas.
- Em seguida, clique em Inicialização , clique com o botão direito do mouse nos aplicativos desnecessários e selecione Desativar .
5] Definir hack de registro
Liberar alguma memória virtual em seu PC excluindo arquivos de página no Registro pode diminuir o uso de RAM em seu PC. Aqui está como você pode fazer isso.
- Pressione as teclas Windows + R e digite regedit para abrir o Editor do Registro
- Navegar para:
HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Control/Session Manager/Memory Management.
- Encontre ClearPageFileAtShutDown na janela do lado direito e clique com o botão direito, selecione para modificar seu valor para 1 e clique em OK .
- Reinicie o seu PC para que as alterações tenham efeito.
6] Aumente a Memória Virtual através do Registro NDU
NDU é uma configuração de monitoramento de recursos e suas dependências podem causar picos de memória repentinos quando muitos aplicativos estão abertos. Você pode modificar as configurações do NDU para aumentar a memória virtual do seu sistema e obter um aumento de memória imediato. Aqui está como você pode fazer isso.
Digite editor do registro na Pesquisa e clique para abrir o aplicativo Editor do Registro .
Navegar para-
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\Ndu
Clique com o botão direito do mouse em Iniciar e clique em Modificar .
Altere o valor padrão de 2 para 4 e selecione Ok. A memória virtual alocada para seu sistema foi aumentada.
Reinicie o seu PC para que as alterações tenham efeito.
Navegue até o caminho mostrado abaixo e selecione NDU (Network Diagnostic Usage). NDU é uma configuração de monitoramento de recursos e suas dependências podem causar picos de memória repentinos quando muitos aplicativos estão abertos. Clique com o botão direito do mouse para modificar as configurações.
Altere o valor padrão de 2 para 4 e salve esta nova configuração de NDU. Isso aumentaria a memória virtual alocada ao seu sistema.
7] Aumente a memória física
Se a memória física do seu PC for pequena ou mínima, você pode atualizar sua RAM. Normalmente, a atualização de 4 GB para até 8 GB ajudaria a atender ao seu propósito e você poderá jogar e executar aplicativos intensivos.
Esperamos que os métodos acima o ajudem a entender os motivos comuns pelos quais seu uso de RAM é tão alto e talvez você possa usar as soluções alternativas para resolver o problema também. Você encontrou outras correções para resolver o problema acima, por favor, deixe-nos saber sua resposta nos comentários
Como posso saber meu alto uso de RAM no Windows?
Para saber quais aplicativos estão realmente causando o alto uso de RAM, você pode usar o Gerenciador de Tarefas.
A atualização de RAM pode resolver o problema?
A atualização de RAM certamente ajuda e resolve o problema até certo ponto. No entanto, com o tempo, o problema pode voltar. Portanto, é importante que você tente antes da atualização de RAM tentar outros métodos, como verificar vírus e malware, aumentar a memória virtual, alterar as configurações do registro, gerenciar aplicativos de inicialização etc.
Qual é o alto uso de RAM?
Idealmente, é normal observar 30-60% de uso de RAM em seu PC. No entanto, o uso de RAM de mais de 70% durante um período contínuo indica um uso anormalmente alto e precisa de inspeção.