Black Friday atrai multidões e multidões atraem golpistas, e isso significa que você precisa tomar cuidado extra ao fazer compras on-line pelo Sexta-feira preta e o fim de semana da Cyber Monday. Haverá pessoas por aí ansiosas para livrá-lo de mais dinheiro do que você economizará em um aparelho de TV ou em um console de jogos.
As precauções a seguir se aplicam a qualquer época do ano, mas vale a pena lembrá-las sempre que chegar uma temporada de férias séria. Na pressa de organizar os presentes, é muito fácil perder um sinal de alerta ou ficar complacente com a segurança online.
Atualize todos os seus softwares
Manter programas e sistemas operacionais atualizados é importante o suficiente para que a Microsoft, Apple, Google, Mozilla e todos os outros grandes nomes da tecnologia tornem difícil para qualquer um ficar para trás com suas atualizações - na maioria das vezes, você será solicitado regularmente para instalar novas versões do seu software, e pode até acontecer automaticamente em segundo plano sem que você perceba.
Os navegadores, aplicativos e sistemas operacionais de hoje são hábeis em detectar golpes quando eles acontecem, sejam e-mails de phishing (projetados para atraí-lo para um site de compras ou banco falso) ou logins não autorizados em suas contas. Para aproveitar ao máximo essa segurança integrada, verifique se você está executando as versões mais recentes, o que significa os patches de segurança mais recentes - se você estiver adiando as atualizações em seu telefone ou computador, faça-as com antecedência da Sexta-Feira Negra.
Se você tiver um laptop muito antigo para executar as versões mais recentes do Windows ou macOS, evite usá-lo, se possível - você estará mais seguro comprando em seu telefone, desde que esteja executando as atualizações mais recentes do Android ou iOS. No Android, você pode verificar atualizações via Sistema e Atualização do sistema em Configurações; no iOS é Definições e depois Em geral e Atualização de software.
Desconfie de ofertas por e-mail e redes sociais
É provável que você seja inundado com ofertas especiais por e-mail e mídia social nesta Black Friday, mas tenha cuidado ao clicar em ofertas que vêm de fontes suspeitas (lojas em que você nunca comprou antes, por exemplo). Sempre verifique se o link em que você clicou o direcionou para o site que você esperava visitar.
Não há uma maneira difícil e rápida de garantir que você nunca seja pego por um link duvidoso (além de apenas ignorá-los completamente), mas você pode minimizar o risco: verifique se a conta de mídia social ou o endereço de e-mail que envia o link é genuíno , vá para o site em questão em uma janela separada do navegador para ver se você pode encontrar a mesma oferta anunciada e certifique-se de que a oferta que você está vendo é aquela que foi promovida.
Se o seu navegador estiver atualizado, como mencionamos acima, os links perigosos devem ser bloqueados antes de você acessá-los, mas ainda assim recomendamos que você seja cauteloso. Você verá algumas ótimas ofertas anunciadas nas redes sociais e e-mail, mas nenhum desconto vale o risco de se expor a golpistas.