Alguns dados sobre o poder de desempenho da nova linha de processadores Ryzen da AMD têm sido divulgados e mostram que, de facto, a fabricante norte-americana está empenhada em conquistar território importante à Intel neste segmento. Desta forma, conclui-se que, a não ser que a Intel também ative o AVX-512 nos seus processadores, até ao momento a linha AMD Ryzen 7000, com estas instruções, será a melhor para os emuladores de consolas para PC.
Para além disso, as informações mais recentes mostram que vários especialistas, nomeadamente engenheiros gráficos, estão agradados com o trabalho da AMD. E muitos adiantam mesmo que os novos Ryzen 7000 serão os melhores CPUs para emuladores de consola para PC, podendo assim obter mais benefícios comparativamente aos chips da Intel. Ou seja, os novos processadores da AMD podem conseguir um maior desempenho nos principais emuladores de consolas, oferecendo uma maior taxa de FPS ao processo.
Portanto, tendo em conta as alterações, os modelos vão continuar a ser compostos por quatro números, com uma letra no final. Quanto ao que cada número indica:
- O primeiro número refere-se ao modelo e ano de lançamento, com o ano 2023 a corresponder ao número 7 – tendo em conta que a primeira geração dos processadores Ryzen foi lançada em 2017.
- O segundo número corresponde ao segmento de mercado para cada processador. O número 1 vai ser dado para as linhas de entrada (como a Athlon Silver) enquanto que o 9 será o mais elevado e “premium” (como é o caso dos Ryzen 9).
- O terceiro número corresponde à arquitetura do processador: 1 será a Zen1, 2 a Zen2, etc.
- O quarto número diz respeito às funcionalidades do chip, e pretende diferenciar diferentes modelos dentro da mesma arquitetura, com o 0 a ser um modelo de entrada e o 5 um modelo mais elevado do segmento.
- A letra final corresponde ao formato a que se adequa o processador e o seu TDP. O HX corresponde a 55W, HS a 35W, U entre 15-28W (ou C no caso de Chromebooks) e o e para 9W.