Além das aplicações sociais da RA, os usos pragmáticos fascinam Bouffard. Por exemplo, seu cartão de transporte público pode ser usado para exibir um mapa de rotas. Ele diz: “A RA social pode gerar muitas visualizações e muita exposição, mas a RA mais técnica permite que você descubra ferramentas interessantes e seja reconhecida pela comunidade”.
De acordo com Kuzlin, diferentes plataformas são mais adequadas para diferentes tipos de filtros: “Na minha opinião, o Instagram se inclina mais para filtros de beleza, o Snapchat se inclina para algo mais tecnicamente avançado e o TikTok se inclina para a diversão e a loucura”. Ele enfatiza a cultura efêmera do TikTok: “É importante saber que as tendências aparecem aleatoriamente e podem durar uma semana, duas semanas, talvez alguns meses. É muito importante aderir às tendências rapidamente.”
Mesmo alguém com um nicho bem estabelecido na comunidade de AR acha necessário permanecer flexível e se adaptar ao que o público deseja. Sophie Katirai é uma criadora do Canadá que agora mora em Dubai e cria filtros de maquiagem. Ela até vendeu um para Kylie Jenner. Katirai compara as tendências cíclicas e em constante mudança da indústria da moda com as tendências que ela vê surgindo nos filtros AR.
Ela diz: “Tento ser mais natural agora, porque não quero ser incompreendida ou fazer com que ninguém se sinta bonito o suficiente para que precise desse filtro para mudar o rosto”. Embora Katirai veja os efeitos de maquiagem mais naturais como em voga, um segmento de sua base de fãs perde os filtros de rosto mais fantásticos com olhos de pires e lábios carnudos.
O Futuro Copiador da Realidade da RA Social
Ao tentar criar filtros, lembre-se de que a mídia social é mimética. Designers de plataforma iterar nos recursos de outras plataformas. Os criadores tiram dos criadores, às vezes em maneiras prejudiciais. Os designers que criam filtros de AR populares veem cópias e variações de seu trabalho proliferando nas plataformas. Não seja pego de surpresa quando um de seus filtros decolar e os imitadores aparecerem instantaneamente.
Falando sobre seus filtros do TikTok, Kuzlin diz: “Depois do filtro Krissed, recriei meu filtro Anna Wintour com seu corte de cabelo e óculos exclusivos”. Ele fez o efeito primeiro para o Instagram. Kuzlin acha que alguém interno do TikTok viu o amplo uso do filtro e criou o filtro Pixie Shades para sua plataforma. Depois de descobrir o filtro semelhante, ele se sentiu estimulado a enviar sua iteração ao TikTok. de Kuzlin efeito ANNA está atualmente em mais de 110.000 vídeos; TikTok's Efeito Pixie Shades está atualmente em mais de 180.000 vídeos.
Quem tem o direito de representar pessoas reais e objetos físicos em AR? Faz sentido permitir que qualquer pessoa adicione um modelo 3D de uma caixa de papelão ao seu efeito único nas mídias sociais, mas e se a caixa for feita para parecer que contém o indescritível PS5? À medida que nossas realidades sintéticas continuam a dissolver a fronteira entre o físico e o digital, surgem questões mais complicadas sobre nosso relacionamento com a RA. Um filtro simples que você cria para o TikTok tem o potencial de alterar a percepção das pessoas sobre o real.
Em relação à maquiagem e outros filtros de beleza, Katirai acredita que um futuro positivo para efeitos sociais pode permitir uma personalização mais detalhada do usuário final. “Acho que o futuro pode dar às pessoas a flexibilidade de decidir o que querem que o filtro faça”, diz ela.
Embora um impulso para aprender habilidades de AR ainda não seja tão onipresente quanto o da indústria de tecnologia aprenda a codificar mantra, a habilidade que vale a pena pode ser uma ótima saída criativa para iniciantes e um esforço para ganhar dinheiro para os mais experientes. Dobre a realidade à sua visão, depois veja quem decide seguir e os ajustes que eles contribuem ao longo do caminho.