Outras opções no Android estão disponíveis, mas a melhor depende do que você deseja proteger. Se você deseja bloquear fotos e vídeos confidenciais no Google Fotos, por exemplo, o recurso está integrado: no aplicativo, escolha Biblioteca, Serviços de utilidade públicaentão Iniciar debaixo Pasta bloqueada. Siga as instruções, que envolverão a inserção do código de bloqueio de tela.
Imagens e vídeos na pasta bloqueada não serão exibidos em pesquisas ou em outras telas e não terão backup na nuvem. Você pode enviar arquivos diretamente do aplicativo Câmera do Google (ícone da galeria no canto superior direito e, em seguida, Pasta bloqueada) ou da galeria de fotos no Google Fotos (selecione seus itens, toque em Maisentão Mover para pasta bloqueada).
Se nenhuma dessas opções atender às suas necessidades, há muitas opções de terceiros disponíveis, como seria de esperar. Por exemplo, OneDrive para Android tem um espaço de Cofre Pessoal que precisa de um nível extra de autenticação para acessar, embora você precise pagar à Microsoft por algum espaço de armazenamento em nuvem se quiser salvar mais de três arquivos nele.
Há também o gratuito Bloqueio de aplicativos Norton, que tem uma abordagem um pouco diferente. Ele permite que você bloqueie aplicativos inteiros com uma senha, não apenas protegendo seus arquivos contra acesso indesejado, mas também bloqueando aplicativos inteiros. Também é um aplicativo útil se você empresta seu telefone regularmente a outras pessoas e deseja controlar a quais partes do dispositivo elas têm acesso.
Se você estiver usando um iPhone
O iPhone não possui nenhum tipo de funcionalidade de pasta segura integrada ao software iOS, mas há uma pasta oculta dentro do aplicativo Fotos para a qual você pode mover fotos e vídeos particulares. Selecione qualquer item em uma das galerias do aplicativo Fotos, toque no Compartilhar botão (a seta apontando para fora de um quadrado) e escolha Esconder fazer exatamente isso.
No momento da redação deste artigo, este não é realmente um método de proteção tão eficaz, porque qualquer um pode simplesmente ir para Álbuns e Escondido para ver o que você colocou lá. No entanto, com a chegada do iOS 16 (que esperamos em setembro de 2022 ou por aí), essa pasta precisará ser desbloqueada com uma senha, Touch ID ou Face ID.