CRLV: Geração da versão digitalizada do documento do carro

 O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico), surgiu para facilitar a vida dos motoristas. Afinal de contas, agora é possível ter o documento do carro digitalizado no celular, sem precisar imprimir.

Ainda assim, algumas pessoas podem imprimir e andar com uma versão do documento atualizada, caso se sinta mais segura.

Agora, desde janeiro de 2021, é possível usar esse documento online. Assim, o Detran (Departamento de Trânsito) não imprime mais aquele documento para enviar ao motorista e proprietário pelo correio. Tampouco é necessário se dirigir até uma sede do Detran para verificar a situação.

Como imprimir o documento em casa

Caso queira realmente imprimir uma versão no papel A4, pode fazer em casa, mas, se não tiver uma impressora, pode ir a um local específico para fazer esse serviço, que vai custar, no máximo, R$ 1 real.

Então, para localizar o documento para impressão, vai precisar seguir alguns passos. Então, primeiramente, vai ao site do Detran de seu estado e clicar na aba ‘veículos’. Depois, vá ao campo ‘Licenciamento anual (CRLV-e). Em seguida, vai precisar entrar no seu próprio cadastro pessoal no site.

Assim, vai entrar e clicar na opção ‘Licenciamento anual’ e, depois, ‘licenciamento digital (CRLV-e).

Então, vai, obrigatoriamente, citar o número do Renavam do veículo e também a placa do mesmo. Caso contrário, não conseguirá imprimir.

Depois de fazer esse simples passo a passo, já será possível fazer download do documento, em PDF. Assim, é só imprimir, ou colocar em um pendrive, levando a impressão em outro lugar.

De qualquer maneira, já terá o documento digitalizado no telefone celular e poderá usar quando for parado em uma blitz de trânsito.

Aplicativo também oferece o mesmo serviço

Além disso, também podemos baixar o documento pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Para quem não tem, é possível baixar caso tenha o cadastro no site do governo federal.

No entanto, quem não tem, precisa se cadastrar no Gov.br. Aliás, esse sistema é cada vez mais importante, não só para esse serviço, mas vários outros no dia a dia. Por isso, tenha esse cadastro.

Voltando ao assunto do documento digitalizado do veículo, vai entrar no sistema e clicar na aba ‘veículos’, que se encontra no sistema.

Depois, vai clicar no botão ‘baixar CRLV digital’. No entanto, para quem tem mais de um carro no mesmo nome, terá que selecionar o número do Renavam especificamente daquele veículo que vai baixar.

Então, vai clicar em ‘exportar’, vai salvar no formato PDF no sistema e, em seguida, já está apto para imprimir. Além disso, também poderá exportar para imprimir no computador ou salvar em pendrive ou e-mail para imprimir em algum outro lugar.

Uma vez por ano

Outra questão importante é que o novo documento é sempre disponibilizado no sistema uma vez por ano. E vai variar de acordo com o número final da placa do veículo.

Afinal de contas, o existe um calendário específico para pagar o licenciamento de acordo com a placar. Assim, vale consultar uma tabela.

Mas, para o documento ser emitido todo ano, é importante também que o proprietário pague todos os débitos. Não apenas os valores do licenciamento anual, mas também os valores referentes ao IPVA, multas e, eventualmente, o seguro DPVAT.

Caso contrário, não vai conseguir imprimir um novo documento. E, quanto mais acumular dívida, pior fica, pois, teria que quitar tudo à vista. Caso ande com um documento irregular, o carro será apreendido pela fiscalização e só será devolvido ao dono caso pague tudo.

Aliás, dependendo do valor da dívida, muitas vezes não vale a pena e o proprietário acaba ‘abandonando’ o carro no pátio da polícia. Assim, é ruim para o dono que perde o veículo e também é ruim para o meio ambiente. Afinal, um carro em que ninguém pode mexer vai ficar apodrecendo lá.

Importância do CRLV impresso

Agora, sobre o documento do veículo impresso, ele ainda é importante. Isso porque, se eventualmente estivermos sem o telefone celular, é com o impresso que vamos comprovar para a fiscalização que o carro está com a documentação em dia.

Por exemplo, se acabar a bateria do celular, não vai ter como comprovar a procedência apenas com a versão digital.

Além disso, se estiver sem conexão com a internet, na versão off-line, também não vai conseguir mostrar para o policial ou o fiscal do trânsito se o documento está pago e regulamentado.

Então, neste caso, também poderá sofrer multa e, pior do que isso, ter o carro recolhido para o pátio, quando vai ter que pagar a diária até conseguir retirar, além de toda a burocracia.

Por fim, isso tudo é necessário porque, para comprovar que o documento está em dia, o fiscal ou policial vai precisar comprovar através do QR Code, garantindo assim a originalidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem