Como reverter uma lista no Excel

  Microsoft Excel é um ótimo software de criação de planilhas. Você pode usá-lo para gerenciar dados. Quando se trata de classificar dados, você pode classificá-los em ordem crescente ou decrescente usando o Ordenar característica. Há alguns casos em que o recurso Classificar falha. Por exemplo, se você deseja reverter uma lista de candidatos em Excel na ordem inversa, você não pode fazer isso usando o recurso Classificar. Se você fizer isso, ele organizará todos os dados em ordem alfabética (de Z a A ou de A a Z). Nesse caso, você pode usar outros métodos para organizar uma lista no Excel na ordem inversa. Em seu artigo, mostraremos tudo como reverter uma lista no Excel.



Como reverter uma lista no Excel

Você pode reverter uma lista no Excel usando:

  1. Uma lista de números
  2. A função ÍNDICE
  3. Uma Macro

Vamos ver todos esses métodos em detalhes.

1]Como reverter uma lista no Excel usando uma lista de números

Este é o método mais fácil de reverter uma lista no Excel. Você só precisa criar uma nova coluna contendo os números em ordem crescente e usar essa coluna para inverter a lista. Vamos ver como fazer isso.

 

Criamos dados de amostra e preenchemos cada linha com uma cor diferente para que pudéssemos ver se os dados nas linhas permanecem os mesmos após a inversão das colunas. Você pode ver os dados de exemplo que criamos no Excel na captura de tela acima.

Agora, crie uma nova lista de números na próxima coluna adjacente (veja a captura de tela acima). Você precisa usar essa lista de números para reverter a lista no Excel. O Excel tratará essa lista de números como uma referência para exibir a saída desejada.

Para isso, siga os passos descritos abaixo:

  1. Selecione todo o intervalo de dados junto com o cabeçalho.
  2. Selecione os Dados aba.
  3. Clique Ordenar.
  4. A caixa de diálogo Classificar será exibida. No Ordenar por drop-down, selecione o nome do cabeçalho (no nosso caso, é Number List).
  5. No Classificar em suspenso, selecione Valores.
  6. Selecionar Do maior para o menor no Ordem suspenso.
  7. Clique OK.

Após executar as etapas acima, a lista será invertida. É assim que você pode reverter uma lista no Microsoft Excel criando uma lista de números de referência.

2]Como reverter uma lista no Excel usando a função INDEX

Vamos ver como você pode reverter uma lista no Excel usando a função INDEX. Aqui, temos uma lista de amostra contendo os nomes das pessoas e queremos reverter essa lista.

O formato da fórmula para reverter uma lista no Excel usando a função INDEX é o seguinte:

=INDEX(data range,ROWS(rows range))

Vamos ver como usar a fórmula acima. Primeiro, selecione a coluna na qual deseja exibir o resultado. Agora, copie o cabeçalho para uma célula dessa coluna. Selecionamos a coluna C e digitamos a fórmula para C2.

No nosso caso, queremos inverter a lista que contém os nomes no intervalo de células A2 a A11. Portanto, a fórmula é:

=INDEX($A$2:$A$11,ROWS(A2:$A$11))

Na fórmula acima, INDEX($A$2:$A$11) representa o intervalo das células que contêm dados a serem revertidos. O sinal $ é usado para bloquear uma célula específica no Excel. Aqui, bloqueamos todo o intervalo de dados. Agora, para reverter a lista, temos que fornecer uma célula de referência ao Excel. Para isso, usamos a função ROWS(A2:$A$11). Nesta função, bloqueamos a célula A11. Agora, o Excel usará essa célula como uma célula de referência e a tratará como a primeira célula quando se trata de reverter a lista. Portanto, na fórmula acima, apenas o valor sem o sinal $ será alterado e o restante dos valores permanecerá bloqueado.

No seu caso, o endereço das células pode ser diferente do nosso. Portanto, você deve usar a fórmula de acordo. Após digitar a fórmula acima, pressione Digitar. Depois disso, o Excel exibirá o sobrenome na célula de destino. Ao colocar o cursor no canto inferior direito da célula, a cruz branca se transformará em um sinal de adição. Agora, pressione e segure o botão esquerdo do mouse e arraste-o para a parte inferior. Esta ação copiará a fórmula para as outras células.

Acima, vimos como reverter uma única lista no Excel usando a função INDEX. E se você quiser reverter uma lista com dados em várias colunas? Neste caso, você tem que usar mais uma função, COLUNAS. Vamos ver como fazer isso. Criamos dados de amostra com três colunas.

Primeiro, selecione as colunas nas quais deseja exibir o resultado. No nosso caso, selecionamos as colunas E, F e G para exibir o resultado. Agora, copie o cabeçalho para a primeira linha das colunas E, F e G. Selecione a primeira célula (após o cabeçalho) da primeira coluna e digite a fórmula. A fórmula para reverter uma lista com dados em várias colunas no Excel usando a função ÍNDICE é a seguinte:

=INDEX($A$2:$C$11,ROWS(A2:$A$11),COLUMNS($A$2:A2))

Na fórmula acima:

  • INDEX($A$2:$C$11) representa todo o intervalo de dados e o sinal $ representa a célula bloqueada. Aqui, bloqueamos todo o intervalo de células contendo dados.
  • ROWS(A2:$A$11) representa os dados nas linhas de A2 a A11. Aqui, a linha A11 está bloqueada, pois será tratada como uma linha de referência pelo Excel. Quando copiamos esta fórmula para outras células, apenas a linha A2 será alterada porque não está bloqueada.
  • Na função COLUMNS($A$2:A2), $A$2 é usado como célula de referência. A2 representa a coluna A2. Quando copiamos a fórmula para as outras colunas, apenas as colunas desbloqueadas serão alteradas.

Conforme descrito anteriormente, você não precisa copiar a fórmula exata e colá-la no Excel. Se o fizer, poderá receber um erro porque os seus dados não são os mesmos que os nossos. Portanto, digite a fórmula de acordo com seus dados. Depois de digitar a fórmula, pressione Enter e o Excel exibirá o resultado na célula de destino. Para exibir o resultado, siga qualquer um dos seguintes métodos:

  • Primeiro, copie a fórmula para todas as células da primeira coluna. Depois disso, copie as fórmulas de cada célula da primeira coluna para as outras duas colunas.
  • Primeiro, copie a fórmula para todas as células da primeira linha. Depois disso, copie as fórmulas de cada célula da primeira linha para as linhas restantes.

Vamos ver como fazer isso. Aqui, estamos usando o primeiro método.

Coloque o cursor no lado inferior direito da primeira célula. Seu cursor se transformará da cruz branca em um ícone de adição. Agora, pressione e segure o botão esquerdo do mouse e arraste-o para a parte inferior. Esta ação copiará a fórmula para todas as células da primeira coluna.

A lista na primeira coluna foi invertida. Agora, você deve copiar a fórmula em todas as células da primeira coluna para as demais colunas para reverter a lista nas respectivas colunas. Para isso, coloque o cursor como mostrado na captura de tela acima e arraste-o para a direita.

É isso. Todas as listas nas três colunas foram invertidas. Você também pode reverter uma lista no Excel criando uma macro. Descrevemos este método abaixo.

3]Como reverter uma lista no Excel usando uma Macro

No Excel, você pode criar uma Macro para executar uma ação ou um conjunto de ações quantas vezes quiser. Se você usar esse método, não precisará digitar a fórmula toda vez que criar uma nova lista em uma planilha. Simplesmente, selecione o intervalo de dados e execute a Macro. Depois disso, o Excel reverterá automaticamente a lista. Você pode executar esta Macro para reverter uma lista com dados em uma única coluna e em várias colunas.

Primeiro, você tem que habilite a guia Desenvolvedor no Excel. Depois disso, selecione a guia Desenvolvedor e clique em Macros. Uma nova janela se abrirá. Escreva o nome da sua Macro e clique em Crio. No nosso caso, demos o nome ReverseList a Macro. Esta ação abrirá Microsoft Visual Basic. Na janela Visual Basic, você verá o seguinte texto:

Sub ReverseList()
End Sub

o Lista reversa é o nome da Macro no texto acima.

Agora, copie o código escrito abaixo e cole-o na janela do Visual Basic.

Dim firstRowNum, lastRowNum, thisRowNum, lowerRowNum, length, count As Integer
Dim showStr As String
Dim thisCell, lowerCell As Range
With Selection
firstRowNum = .Cells(1).Row
lastRowNum = .Cells(.Cells.count).Row
End With
showStr = "Going to reverse rows " & firstRowNum & " through " & lastRowNum
MsgBox showStr

showStr = ""
count = 0
length = (lastRowNum - firstRowNum) / 2
For thisRowNum = firstRowNum To firstRowNum + length Step 1
count = count + 1
lowerRowNum = (lastRowNum - count) + 1
Set thisCell = Cells(thisRowNum, 1)
If thisRowNum <> lowerRowNum Then
thisCell.Select
ActiveCell.EntireRow.Cut
Cells(lowerRowNum, 1).EntireRow.Select
Selection.Insert
ActiveCell.EntireRow.Cut
Cells(thisRowNum, 1).Select
Selection.Insert
End If
showStr = showStr & "Row " & thisRowNum & " swapped with " & lowerRowNum & vbNewLine
Next
MsgBox showStr

Você precisa copiar o código acima entre Sub e End Sub no Visual Basic (veja a captura de tela acima). Clique no Salvar botão para salvar esta macro e fechar a janela do Visual Basic.

Agora, selecione todo o intervalo de dados que você deseja reverter e vá para “Desenvolvedor > Macros.” Selecione a Macro ReverseList (o nome pode ser diferente no seu caso) e clique em Corre. No prompt de confirmação, clique em OK. Depois disso, o Excel reverterá a lista.

Espero que isto ajude.

Como você altera a direção de uma lista no Excel?

Você pode alterar a direção de uma lista no Excel criando uma lista de números de referência e classificando-a em ordem decrescente, usando a função INDEX e criando uma macro. Desses três métodos, o primeiro é o método mais fácil de reverter uma lista ou alterar a direção de uma lista no Excel.

Como reverter linhas e colunas no Excel?

Você pode reverter linhas e colunas no Excel criando uma lista de números de referência. Você precisa criar essa lista de referência separadamente para linhas e colunas para revertê-las no Excel. Explicamos como usar a lista de números para reverter uma lista no Excel acima neste artigo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem