Como promover sua música online

  Criando e liberando música nunca foi tão fácil, mas promover seu trabalho nunca foi tão confuso. Você deve se concentrar no TikTok ou no passeio? E quando você não tem muitos seguidores, a promoção online vale o seu tempo?



Para decifrar o código, conversamos com músicos independentes, profissionais de marketing, formadores de opinião e até um professor. Embora não haja uma fórmula garantida para o sucesso, encontramos muitas dicas e truques para todos os tipos de músicos. Vamos mergulhar.

Entre nas listas de reprodução

O streaming é de longe a forma mais popular de consumir música hoje em dia, e acessar as listas de reprodução certas pode faça sua carreira musical. Embora qualquer pessoa possa criar uma playlist no Spotify ou Apple Music, apenas uma pequena porcentagem possui grandes quantidades de seguidores. Se você não tem suas próprias playlists populares, como pode entrar nas grandes?

Serviços como EnviarHub e Push da lista de reprodução permitem que você envie para criadores de playlists, blogs de música e influenciadores de mídia social. O SubmitHub tem opções de envio gratuitas e pagas, mas o Playlist Push é apenas pago. Listas de reprodução gostam Indie Mono e Alexrainbirdmusic têm envios gratuitos em uma variedade de gêneros. Embora o Spotify não permita que proprietários de playlists cobrem pela inclusão, parece permitir (ou pelo menos tolerar) taxas de envio.

Essas estratégias funcionam? Sim, mas os artistas devem se preparar “para passar por muitas rejeições”, diz Jonathan Teeter, vocalista da banda indie de Charlottesville, Virgínia Filmes sobre música. Uma única adição da lista de reprodução BIRP.FM levou a mais de 10.000 streams para o single de sua banda “Ritual Day”. “Não é ideal ter que pagar US$ 1-3 para enviar através do SubmitHub, mas se você souber quais blogs e influenciadores gostam de quê, pode ser útil.”

A rejeição faz parte do jogo, e é importante manter o queixo erguido. “Música é arte. A arte é difícil”, diz o DJ da rádio KCRW Jason Kramer, que foi um dos primeiros formadores de opinião a descobrir Billie Eilish e Finneas. “Os artistas só precisam ser eles. Jogue algo que eles precisam jogar”, ele continua, “Arrisque, não tenha medo.”

Crie suas próprias listas de reprodução

Você não precisa depender da playlist de outra pessoa para ouvir. Tanto no Spotify quanto no Apple Music, se uma playlist for pública, qualquer pessoa poderá encontrá-la e segui-la. Os algoritmos exatos não são públicos, mas listas de reprodução com nomes baseados em letras icônicas, novos álbuns, lugares ou sentimentos (“New York Autumn Vibes”, por exemplo) parecem ocasionalmente se sair bem no Spotify, mesmo para usuários sem seguidores existentes. Aparentemente sem tentar, alguns usuários criaram playlists que conquistam milhares de ouvintes. Os artistas podem postar suas playlists favoritas em seu perfil de artista, ganhando novos seguidores e exibindo suas faixas favoritas. O Apple Music não exibe a contagem de seguidores da lista de reprodução, dificultando a avaliação de quais estratégias funcionam lá.

Em quais playlists você está? o Música da Apple para artistas e Spotify para artistas os aplicativos fornecerão contagens de reprodução de músicas, informações sobre listas de reprodução às quais você foi adicionado e outras informações úteis.

Use recursos de serviços de streaming

Música da Apple para artistas tem uma página com dicas e ferramentas para divulgar seu trabalho. Você pode até criar seu próprio código QR que vincula sua música ou álbum. O Spotify tem um recurso semelhante chamado criador de código, e eles ainda explicam como você pode enviar músicas para inclusão na lista de reprodução. O SoundCloud também tem um página com dicas para ajudar os criadores a gerar receita e promover suas músicas. Códigos QR com links para streaming ou redes sociais são ótimos para colocar em adesivos, pôsteres ou outros materiais promocionais.

Colabore em faixas e covers

Recursos e músicas colaborativas talvez sejam mais comuns no hip hop, mas podem ser uma ótima maneira de expandir seu público, independentemente do gênero. Por exemplo, a banda de indie rock Surfer Blood lançou um EP chamado Cozido, que contou com outros artistas fazendo covers de suas músicas. As faixas apareceram na página do Surfer Blood além das páginas dos artistas que fizeram os covers, maximizando a exposição para todos.

Fazer um cover de uma música conhecida pode ser outra boa maneira de conseguir novos ouvintes. Este artigo não é um conselho legal, mas lembre-se, se você fizer um cover de uma música, terá que pagar royalties para quem escreveu a música. Felizmente, serviços como o DistroKid podem lidar com isto para voce.

Cultive sua imagem

A mídia social se tornou tão essencial para a promoção da música que até mesmo artistas que morreu décadas atrás ter uma presença ativa no Instagram. Embora seja uma ferramenta poderosa para artistas, influenciadores musicais Ari Elkins adverte os artistas a não negligenciarem sua música. “Ganhar milhares de seguidores no TikTok é emocionante, mas é crucial que esses seguidores estejam lá para sua música e não apenas por causa de vídeos virais não relacionados que não têm nada a ver com você como artista.”

Embora a mídia social possa levar ao sucesso, o jogo está sempre mudando. Cehryl, um artista indie pop baseado em Hong Kong, começou enviando faixas auto-gravadas para o SoundCloud, e agora tem um contrato de gravação e mais de 100.000 ouvintes mensais no Spotify. Mas ela advertiu que o que funcionava antes pode não funcionar agora. “Se eu fosse começar do zero hoje, não começaria no SoundCloud. Eu apenas distribuía para todas as plataformas de streaming e o promovia principalmente no Instagram.”

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