O MoonSwatch mede os mesmos 42 mm que o Speedmaster com todos os detalhes intactos, desde os contornos da caixa até aos submostradores “escalonados”. Contudo, não é, naturalmente, uma cópia exacta do icónico relógio, começando no material utilizado para a caixa, passando por detalhes no mostrador e terminando, claro, no movimento utilizado.
Em abril, o presidente da Confederação Suíça, Ignazio Cassis, visitou o Japão para manter conversações com o primeiro-ministro do país, Kishida Fumio. Como de costume, os presentes eram trocados, e o escritório de Cassis pediu um exemplo do que acabara de se tornar o relógio suíço mais quente a ser lançado em anos, senão décadas: o MoonSwatchuma versão de 260 dólares produzida pela Swatch do Speedmaster da Omega Moonwatch o cronógrafo famoso por ser usado pelos astronautas da NASA na lua.
O presidente suíço, no entanto, estava sem sorte. “Ficamos satisfeitos, mas dissemos a eles que a única maneira de ele conseguir o relógio é mandando alguém de seu escritório na fila e esperando que na loja Swatch em Berna eles possam encontrá-lo”, diz Nick Hayek Jr., chefe executivo do Swatch Group, o maior produtor de relógios do mundo, que detém as marcas Swatch e Omega.
Hayek, um bilionário de 67 anos que dirige sozinho para o trabalho em um Mini e tem uma bandeira de pirata hasteada do lado de fora de seu escritório, se orgulha do fato de que o acesso privilegiado – uma característica do mundo dos relógios de luxo – está totalmente ausente no MoonSwatch apesar da intensa procura. “Não ajuda se você tem bolsos fundos. O cliente Patek Philippe e Rolex, o cliente Breguet, o cliente Richard Mille, todos ligaram. Todos eles querem um. Mas mesmo se você nos der $ 10.000, não faz diferença. Você tem que esperar, você tem que comprá-lo na loja. Esse é o divisor de águas.”
Mas encontrar o MoonSwatch em qualquer loja Swatch em qualquer lugar tem sido uma questão de sorte, timing e pura resistência desde seu lançamento em 26 de março até cenas de pandemônio ao redor do globo.
As notícias foram vazadas gradualmente durante a semana anterior. Em 17 de março, anúncios enigmáticos apareceram em jornais selecionados com páginas em branco com a legenda: “É hora de trocar seu Omega … Swatch” e “É hora de mudar seu Swatch … Omega”. Os feeds de mídia social sugeriram algo com um tema planetário antes dos relógios serem anunciados em 24 de março: onze relógios Swatch que se assemelham fielmente ao icônico Speedmaster Moonwatch, mas alimentados por bateria, em cores brilhantes e feitos com a alternativa ecoplástica da Swatch, Biocerâmica.
As colorways foram inspiradas em planetas do sistema solar: havia a Missão ao Sol em amarelo brilhante, a Missão a Netuno em azul profundo, a Missão a Júpiter em bege e laranja e, claro, a Missão à Lua preta, de perto semelhante ao original Omega.