Se uma conta aparecer em seus DMs dizendo que você ganhou uma competição ou que deveria procurar uma forma de ganhar dinheiro rapidamente, ou está oferecendo algum tipo de colaboração promocional, então provavelmente é bom demais para ser verdade. (Você deve excluir as mensagens e denuncie o golpe.)
“Quando se trata de detectar um golpe no Instagram, as pessoas devem ficar atentas às mensagens pedindo para você clicar em um link, mesmo que pareçam vir de um amigo, de uma marca confiável ou do próprio Instagram”, acrescenta Barker. As mensagens fraudulentas geralmente incluem erros de digitação, inglês ruim ou querem que você clique em um link que o afasta do aplicativo. Eles geralmente também vêm de contas criadas recentemente.
Golpistas foram vistos usando o logotipo e a marca do Instagram para enviar tecnologia, verificação ou segurança mensagens de suporte para as pessoas via DMs. Tudo isso são falsificações. Instagram diz que vai nunca te mande mensagens diretas sobre sua conta. (Você pode ver e-mails oficiais do Instagram no configurações do aplicativo.) “Procure postagens sobre brindes, vales-presente e esquemas de investimento, pois essas são táticas comuns para criminosos”, diz Barker. Se uma marca estiver entrando em contato com você de uma conta não verificada, você deve ter muito cuidado ao responder.
Golpes também vêm através do Instagram Stories. “Os fraudadores abusam do recurso Instagram Stories, publicando golpes que são excluídos automaticamente após 24 horas”, diz Chris Boyd, analista líder de inteligência de malware da empresa de segurança cibernética Malwarebytes. “O golpe está escondido atrás de sua foto de perfil; você não o verá na coleção principal de imagens”, diz Boyd, acrescentando que esse movimento ajuda a manter o golpe longe dos feeds do Instagram e desaparece automaticamente, dificultando a detecção.
Embora os golpes da concorrência e as tentativas de acessar as contas das pessoas não sejam novos, o Instagram também viu um aumento nos golpes “estilo refém”, onde as pessoas são forçadas a postar vídeos dizendo às pessoas para investir em bitcoin ou outras criptomoedas para obter suas contas hackeadas devolvidas. . Outras pessoas relatam perdendo milhares para golpistas do Instagram. Os incidentes destacam por que você não deve confiar em todas as contas que segue.
“Os golpes de criptomoeda são métodos rápidos para afastar os usuários da relativa segurança da plataforma Instagram e para sites de negociação onde o Instagram não pode ajudar”, diz Boyd. Aproveitar as pessoas que você conhece e confia em meios visuais para promover algo sempre será mais convincente do que um e-mail aleatório.”
Como evitar ser enganado
Há coisas que você pode fazer para evite ser hackeado e os piores golpes—estas são uma mistura de configurações de segurança e pequenos ajustes comportamentais. Felizmente, o processo não é muito complicado, e pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.
Em primeiro lugar, como mencionado anteriormente, você deve evitar clicar em links que são enviados a você, especialmente de contas que você não conhece pessoalmente, ou se alguém que você conhece enviar um URL que pareça estranho. “Seguir uma conta por muitos meses ainda pode não torná-la uma conta autêntica”, diz Moore.