O Chrome Flags é um serviço do Google que oferece recursos experimentais para o Chrome. Muitos deles são voltados para desenvolvedores, mas há várias funcionalidades chamando a atenção de usuários comuns.
Basta digitar chrome://flags na barra de endereços do navegador para encontrar opções como ativar modo escuro para Android ou acelerar o download de arquivos e navegação. Reunimos para você os melhores experimentos disponíveis em 2022!
Atenção: O Google alerta que, por terem caráter experimental e ainda serem instáveis, ativar esses recursos pode acarretar riscos aos usuários. Entre eles, a perda de dados de navegação e comprometimento de sua segurança e privacidade.
Melhores Chrome Flags para o computador
É possível encontrar uma flag ao digitar seu nome, funcionalidade ou hashtag relacionada no campo de buscas. Abaixo de cada recurso experimental listado, disponibilizamos a tag relacionada, para facilitar a pesquisa.
1. Modo de leitura
tag: #enable-reader-mode
Ativar o modo de leitura pode ser uma ótima pedida para quem se distrai facilmente com anúncios ou qualquer outra informação enquanto trabalha na internet. Ao clicar no ícone de um livro, que aparece no canto direito da barra de endereços, apenas o conteúdo principal será exibido. Sem links externos ou distrações.
2. Rolagem de tela suave (também disponível para Android)
Tag: #smooth-scrolling
Um deslizar de tela mais suave. O que esse recurso oferece pode soar um pouco estranho, mas o fato é que torna a navegação mais agradável. A rolagem não para repentinamente, mas de modo gracioso. Funciona tanto com o mouse quanto ao deslizar do dedo pela tela do celular.
3. Captura de tela
Tag; #sharing-desktop-screenshots
Quer a praticidade de fazer prints de sites diretamente do Chrome, sem precisar abrir outro programa? Então é provável que goste dessa função. Ao ativá-la, a opção Captura de tela surgirá no menu do botão de compartilhamento, situada no canto direito da barra de endereços do navegador.
4. Acelerar o download de arquivos (também disponível para Android)
Tag: #enable-parallel-downloading
A função de download paralelo promete acelerar a velocidade do download de arquivos no Chrome. Se durar mais de dois segundos, o navegador divide o processo em três conexões com o servidor, para torná-lo mais rápido. No final, as une novamente em um único arquivo.
5. Acelerar a navegação (também disponível para Android)
Tag: #enable-quic
O recurso permite aos usuários testarem o Quic, protocolo de comunicação que ainda está sendo desenvolvido pelo Google. A novidade promete ser muito mais segura e veloz que os padrões já existentes.
Isto porque os modelos atuais precisam trocar de 2 a 3 mensagens com os servidores até conseguirem estabilizar a conexão. Já o Quic não precisa nem de uma sequer, diminuindo o tempo de resposta entre o computador e o servidor (latência). Com isso, consegue tornar a navegação mais rápida.
Melhores Chrome Flags para o Android
6. Captura de tela no modo de navegação anônima
Tag: #incognito-screenshot
Por padrão, Chrome não deixa tirar prints da tela quando o usuário está com o modo de navegação anônima ativada no Android. A funçãoremove esse bloqueio e permite aos usuários fazerem capturas independentemente do modo de navegação usado.
7. Pesquisa de imagens no Google Lens
Tag: context-menu-search-with-google-lens
Ao ativar o recurso, o usuário pode pesquisar por imagens no Google Lens através do menu de contexto do navegador. Basta tocar sobre a imagem e segurar por alguns segundos, até que o menu de contexto seja exibido.
Então, é só acessar a opção Pesquisar imagem com Lens. O Google Lens oferece recursos como busca por imagens semelhantes, seleção e tradução do texto da foto, comprar o item que aparece na imagem e até procurar por restaurantes que ofereçam um prato semelhante ao fotografado.
8. Ativar modo escuro (também disponível para PC)
Tag: #enable-force-dark
No Chrome, entretanto, o tema escuro não abrange os conteúdos da web, mas apenas o navegador. Mas isso pode mudar ao ativar a a tag acima. Assim, as páginas em que navega também ganham um fundo preto, ideal para quem precisa ler artigos em ambientes com pouca luz.
O que é o Chrome Flags?
O Chrome Flags é o serviço do Google que reúne ferramentas para o Google Chrome que ainda estão em desenvolvimento. Foi pensado para profissionais de TI, mas está aberto ao público geral.
Disponível no endereço chrome://flags, oferece opções para turbinar o navegador no Android e no computador (Windows e Mac OS).
Alguns desses testes podem se tornar recursos usados na versão final do programa, enquanto outros podem ser desativados sem aviso prévio.
Como usar o Chrome Flags?
Usar o Chrome Flags é bastante simples. Basta digitar chrome://flags na barra de endereço do Chrome (claro!) e apertar a tecla Enter ou a setinha para ir, no caso do Android. Logo, você será direcionado para a página do serviço, que reúne uma vasta quantidade de experimentos.
É possível usar a barra de pesquisas, no topo da tela, para buscar por algum recurso específico ou rolar a página para ver um a um. Caso encontre algum que o interesse, clique sobre a caixa de Disabled (desabilitado, em livre tradução) ou Default (padrão). Então mude para Enabled (habilitado).
Em seguida, surgirá uma mensagem na parte de baixo da tela, informando ser necessário reiniciar o programa para aplicar a atualização. Para isso, vá em Relaunch now(Reiniciar agora).
Depois de reiniciado o navegador, já pode aproveitar dos benefícios da ou das funções ativadas.
Como desativar as flags do Chrome?
É possível desativar um recurso experimental individualmente, ao voltar à página chrome://flags e trocar a opção Enabled por Desabled ou Default. Se quiser cancelar todos de uma só vez, clique em Reset all to default (Redefinir todos para o padrão), no topo da tela.
Chrome Beta: teste as novidades sem riscos
Gosta de conhecer as novidades, mas prefere não se arriscar às instabilidades oferecidas pelos recursos experimentais? Uma opção é usar o Chrome Beta, versão de testes do navegador, onde são testados possíveis novos recursos antes que cheguem aos consumidores da versão final.
O programa está disponível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS. Os usuários recebem atualizações semanais e podem ajudar o Google dando feedback sobre as funcionalidades. Dependendo da resposta, a empresa pode realizar mudanças ou, até mesmo, nem implementar a função na edição estável do browser.