A pesquisa do Google passou a disponibilizar nos resultados de busca de certos animais a opção de vê-los em 3D. O recurso permite observar os bichos em detalhes, por diferentes ângulos e perspectivas.
Em celulares e tablets mais modernos, é possível visualizar as espécies em realidade aumentada. A tecnologia simula de forma realista a presença de tigre, panda, tubarão, águia, cobra, pinguim e até mesmo dinossauros no ambiente onde o usuário se encontra.
Veja a seguir como usar a tecnologia e descubra se seu aparelho é compatível.
Como usar o recurso de animais em 3D do Google
O recurso de animais em 3D do Google está disponível apenas para as buscas feitas em dispositivos Android e iOS. Os bichinhos em três dimensões estão disponíveis em praticamente todos os aparelhos com os sistemas operacionais móveis.
Já a opção de visualização em realidade aumentada requer um hardware mais poderoso. Se o botão Veja no seu espaço, mostrada no tutorial abaixo, não aparecer para você, há chances que seu celular não seja compatível com o artifício.
1. Abra o Google Chrome ou a barra de pesquisas do Google no celular ou tablet e redija o nome de um animal. Em nosso exemplo, vamos usar Tigre;
2. Role a página de resultado da busca até visualizar uma imagem digital do animal se mexendo, com a legenda Conheça um(a) tigre em tamanho real, de perto. O nome do animal, claro, varia de acordo com a sua pesquisa. Toque sobre o botão Veja em 3D;
3. Na tela seguinte, o animal desejado aparecerá em 3D em um fundo branco. É possível aumentá-lo com movimento de pinça com os dedos, girá-lo na direção que desejar, alterando a perspectiva e vendo todos os detalhes. Você também poderá ouvir os sons que o bicho faz;
4. Se seu aparelho for compatível com a tecnologia de realidade aumentada ARCore, verá na mesma tela um botão com o texto Veja no seu espaço. Toque sobre ele se quiser ver o animal no mesmo local que você;
- Quando usar o recurso pela primeira vez, verá uma solicitação de acesso à câmera e ao aparelho do dispositivo. Toque em Conceder acesso para seguir.
5. Para que a interação seja a melhor possível, o sistema pedirá para que aponte o chão para a câmera, para que possa entender o espaço onde se encontra. Mexa o aparelho até que o animal surja na tela, em tamanho real;
- A tecnologia adapta a imagem ao ambiente em que se encontra automaticamente. No entanto, o usuário pode mover o animal pelo espaço assim como aumentar e diminuir o seu tamanho.
6. Se quiser compartilhar a imagem do bicho dentro de sua casa e enganar seus amigos, toque sobre o círculo no centro da tela para fazer uma foto. Para fazer um vídeo, basta tocar e segurar o mesmo botão, soltando somente quando finalizar a gravação.
- A imagem e o filme estarão disponíveis na galeria de imagens do aparelho e poderá ser compartilhada no WhatsApp, Instagram, Facebook ou outros apps sociais normalmente.
Animais disponíveis em 3D no Google
O site especializado 9to5Google publicou uma lista não oficial dos animais presentes em realidade aumentada na pesquisa do Google. O Blackpilado testou e atestou que possível visualizar os bichos pesquisando, em português, pelos termos abaixo.
- Águia
- Aligátor
- Arara
- Besouro (ou através dos termos específicos: Besouro rinoceronte, Ceratocanthus aeneus, Besouro-Hércules, Vacaloura, Besouro atlas, Dorcus hopei binodulosus, lucanus maculifemoratus, Bupreste, Rosalia batesi)
- Borboletas (é necessário buscar pelos termos: Papilionidae e Morpho)
- Cabra
Confira como usar o filtro de cachorro do Instagram, o Sasha Dog
- Cachorro (ou através dos termos específicos: Buldogue Francês, Lulu da Pomerânia ou Zwergspitz, Labrador Retriever, Pug e Rottweiler)
- Cavalo
- Cervo
- Cigarra (ou através dos termos específicos: Cigarra periódica, Megatibicen pronotalis, Hyalessa maculaticollis, Tanna japonensis)
- Coelho
- Dinossauro (ou através dos termos específicos: Tiranossauro, Velociraptor, Triceratops, Espinossauro, Estegossauro, Braquiossauro, Anquilossauro, Dilofossauro, Pteranodonte e Parassaurolofo)
- Gato
- Gafanhoto
- Guaxinim
- Guepardo
- Joaninha
- Leão
- Leopardo
- Libélula
- Lobo
- Louva-a-Deus
- Lophiformes (Tamboril)
- Mariposa-Atlas
- Ouriço
- Panda gigante
Segredos e truques do Google que você precisa conhecer
- Pato
- Pinguim
- Píton-bola ou píton-real
- Polvo
- Pônei de Shetland
- Tartaruga
- Tigre
- Tubarão
- Urso marrom ou urso pardo
- Vaga-lume
- Vespa
É possível que a lista seja maior, afinal, esses são apenas o que a página identificou por conta própria. É provável que, com o passar do tempo, o Google aumente o catálogo, incluindo novos exemplares.
Quais aparelhos são compatíveis com o recurso de realidade aumentada
O botão Veja no seu espaço não aparece para você? É provável que seu smartphone não seja compatível com o recurso. Basicamente todos os aparelhos com Android e iPhone podem ver e interagir com os animais em 3D.
No entanto, somente alguns celulares têm suporte à tecnologia de realidade aumentada, que insere a imagem virtual no ambiente real. Para ter acesso ao recurso é preciso que o dispositivo seja compatível com a tecnologia ARCore. Além disso, é necessário que tenham Android 7.0 ou superior com app do Google Play instalado ou iOS 11.0 ou posterior.
Entre eles estão os aparelhos:
- Samsung Galaxy A5, A6, A7, A8 e A8 Plus
- Galaxy J5, J5 Pro, J7 e J7 Pro
- Samsung Galaxy S8, S9, S10 e S20
- Samsung Galaxy Note 8, 9 e 10
- Qualquer modelo Google Pixel
- iPhone 6S, 7, 8, X e 11
- Moto G 6 Plus, 7, 7 Plus, 7 Power, 7 Play, 8 Play, 8 Plus, 8 Power e Stylus
- Motorola One, One Action, One Hyper, One Power, One Vision, One Macro, One Zoom
- Moto X4
- Moto Z2 Force, Z3, Z3 Play, Z4
- Asus Zenphone 6, AR e ARES
- Huawei Honor 8X, 10, View 10 Lite e V20
- Huawei Mate 20 Lite, 20, 20 Pro, 20 X
- Huawei P20, P20 Pro, P30, P30 Pro
- Huawei Y9 2019
A lista completa de celulares e tablets compatíveis está disponível na página de desenvolvedores do Google.
O que é realidade aumentada?
Realidade aumentada é como é chamada a tecnologia que permite sobrepor imagens e informações virtuais ao mundo real. Para isso, basta usar app compatível e apontar a câmera do dispositivo para onde deseja visualizar o item. A ideia é proporcionar a experiência mais imersiva possível.
Um exemplo de aplicação está no game Pokémon Go, que possibilita caçar os seres fictícios em lugares reais. Outra forma conhecida de RA são os filtros de apps como Snapchat, Instagram, TikTok e Kwai. Todas as máscaras, maquiagens, entre outros efeitos virtuais, que identificam o rosto dos usuários e o sobrepõe usam a tecnologia.
Já o Google Lens emprega a tecnologia como forma de facilitar o acesso ao conhecimento. O app consegue interpretar textos pela câmera do celular e sobrepor com tradução do conteúdo, por exemplo. Também é capaz de identificar um objeto na imagem e realizar uma busca.