Hashing e Criptografia , você sabe o que são? Alguns podem ter ouvido os nomes antes e acreditam que são os mesmos. Mas esse não é o caso de jeito nenhum. Veja bem, muitos dos dados que estão se movendo na web agora são principalmente codificados ou convertidos em muitas formas.
Diferenças de hash vs criptografia explicadas
Muitos podem acreditar que criptografia e hash são a mesma coisa, mas esse não é o caso. Vamos explicar tudo da forma mais simples possível.
As duas operações criptográficas mais importantes usadas na maioria dos dispositivos de computação são criptografia e hash. Agora que sabemos que a grande questão agora é como essas operações funcionam e como elas são diferentes umas das outras no grande esquema das coisas.
O que é criptografia?
A criptografia é uma maneira de embaralhar os dados para que apenas aqueles que foram autorizados possam ver as informações. Para tornar as coisas mais técnicas, é o processo de conversão de texto simples legível por humanos em texto cifrado. Para que funcione, as pessoas exigirão o uso de uma chave criptográfica.
É provável que você tenha encontrado uma infinidade de anúncios de VPN na web informando como eles lidam com o tráfego da Internet criptografando os dados para que olhos indiscretos não possam vê-los. No entanto, a criptografia é mais do que apenas uma coisa usada por empresas de VPN, ela se estende muito além em muitos lugares.
Você vê, muitos usuários na web estão aproveitando as práticas de criptografia sem saber. Isso é bastante comum, especialmente na web, e será o caso por muitos anos.
- Chave de criptografia, o que é? : uma chave de criptografia é uma sequência de caracteres usada dentro de um algoritmo de criptografia para modificar dados para que pareçam aleatórios. Semelhante a uma chave física, ela bloqueia os dados do computador para que apenas a pessoa com a chave correta possa ter acesso.
- Os diferentes tipos de encriptação : Existem dois tipos de encriptação, a encriptação assimétrica e a encriptação simétrica. Quando se trata de criptografia simétrica, ele vem com uma única chave e todas as partes de comunicação envolvidas são obrigadas a usar a mesma chave para criptografar e descriptografar. Quanto à criptografia assimétrica, bem, existem duas chaves. Um é usado para criptografia, enquanto o outro é usado para descriptografia.
O que é hash?
OK, então o hash é um processo criptográfico popular que foi projetado para validar a integridade e autenticidade de vários tipos de entrada. É usado principalmente em sistemas de autenticação para evitar o armazenamento de senhas legíveis por humanos em bancos de dados. Além disso, as pessoas podem usar hash para validar arquivos e outros tipos de dados.
Agora, se o hash não for usado corretamente, poderá levar a violações de dados em grande escala. Ainda assim, decidir não usar hashing para proteger informações confidenciais não é aconselhável.
Agora, vamos discutir alguns dos diferentes tipos de hash que você pode não ter ouvido falar.
- MD5 : Esta função de hash codifica várias sequências de informações. Não apenas isso, mas pode codificá-lo em uma impressão digital de 128 bits. Na maioria das vezes, o MD5 é usado como uma soma de verificação para verificar a integridade dos dados. Tenha em mente, no entanto, que o MD5 sofre de vulnerabilidades devido à sua idade, mas isso não o impediu de ser um dos algoritmos mais usados atualmente.
- SHA-2 : O que temos aqui é uma função hash criptográfica que foi originalmente desenvolvida pela Agência de Segurança Nacional (NSA). Ele vem embalado com seis funções de hash, e são SHA-224, SHA-256, SHA-384, SHA-512, SHA-512/224, SHA-512/256. Quanto aos valores de hash suportados, eles são 224, 256, 384 ou 512 bits.
- CRC32 : Esse hash é chamado de verificação de redundância cíclica (CRC) e é um código de detecção de erros usado principalmente para detectar alterações acidentais em dados importantes. Devemos salientar que, se a mesma string de dados for codificada com CRC32, a saída de hash será sempre o mesmo resultado. Pelo que coletamos até agora, o CRC32 é usado principalmente em servidores FTP e arquivos ZIP.
Qual é a diferença entre criptografia e hash?
Aqui está a coisa, a criptografia é projetada para funcionar nos dois sentidos. Por exemplo, se um arquivo for criptografado, outra pessoa com o texto criptografado ou a chave secreta correta poderá descriptografar o arquivo para visualizar seu conteúdo.
Hashing é bem diferente porque é uma via de mão única, o que significa que, uma vez que um arquivo ou senha é hash, não há como voltar atrás. É por isso que as empresas focadas em privacidade tendem a usar hash para senhas para garantir que nem elas mesmas possam visualizar os dados quando o processo estiver concluído.
É bastante eficaz, embora isso não signifique que seja infalível, porque nada neste mundo é.
Como o hash é usado?
O hashing é mais uma função unidirecional onde, para um valor de comprimento fixo, os dados são mapeados. O hash é usado principalmente para autenticação.
Por que a criptografia é usada?
A criptografia ajuda a proteger informações privadas, dados hipersensíveis e pode melhorar a segurança da comunicação entre aplicativos clientes e servidores.